Desde 1999 o curso de Psicologia da FHO | Fundação Hermínio Ometto forma profissionais e pesquisadores com perfil generalista, com competências para atuarem nas grandes áreas clínica, de saúde, educacional, do trabalho e social.
O Projeto Pedagógico apresenta, em sua estrutura curricular, Estágios Supervisionados Básicos - divididos em Práticas Clínicas e Saúde; Práticas Educacionais; Práticas do Trabalho e Práticas Sociais e Estágios Específicos que se diferenciam pelos programas anuais das Ênfases em Políticas de Saúde e Políticas de Educação, com diversos projetos de acordo com as competências específicas de cada ênfase. Em sua nova matriz, o curso desenvolve atividades integradas de extensão que abordam temas transversais ao longo do processo de formação: Direitos Humanos, Promoção da Igualdade Racial, Intervenção frente à Lógica Manicomial, Sistemas de Prevenção e Promoção à Saúde, além de outras variadas ações de extensão relacionadas à formação profissional.
O curso conta com um corpo docente formado por doutores e mestres, experientes e qualificados. Possui infraestrutura ampla, composta por rede wireless; serviço de psicologia com salas individuais e de grupos, para atendimento adulto e infantil, além de salas de supervisão dos projetos de estágios, extensão, pesquisa e grupos de estudo. Temos também o Núcleo de Avaliação Psicológica e o Laboratório de Análise do Comportamento.
Para ser um profissional de Psicologia é imprescindível, além do interesse pelo comportamento humano e pelos fenômenos psicológicos, atenção aos processos sociais, econômicos, ambientais, institucionais e às políticas públicas.
O Psicólogo utiliza conhecimentos teóricos e metodológicos de cunho científico para identificar e intervir em ações e relações humanas, nas suas histórias de interação social, política, econômica e cultural.
As áreas de atuação do profissional são bastante amplas e vão além da psicologia clínica tradicional, para a realização de diagnósticos, ações prevenção, promoção e intervenção. O Psicólogo pode também atuar em:
- Psicologia Hospitalar, no acompanhamento dos doentes e seus familiares;
- Psicologia Escolar / Educacional em Instituições de ensino formais e não formais;
- Organizações públicas voltadas à saúde mental e saúde pública;
- Psicologia Organizacional e do Trabalho, com a realização de atividades de avaliação, desenvolvimento e gestão de comportamentos organizacionais, além de questões associadas à saúde do trabalhador, empregabilidade e capacitação profissional;
- Psicologia Social, com ações relacionadas à comunidade, por meio de análise e intervenções psicossociais em situação de risco e/ou vulnerabilidade social;
- Ensino Superior e Pesquisa; Forense; Esporte; Ambiental; Trânsito, entre outras.
O Projeto Pedagógico do curso estimula e desenvolve competências relacionadas aos saberes, procedimentos e atitudes frente ao papel investigativo e questionador do futuro psicólogo, por meio da relação teórico-prática, trabalhada desde o primeiro período do curso, e da análise de atuação grupal e institucional nas aplicações diversas. Busca-se desenvolver o conhecimento por meio de diferentes tecnologias didáticas aplicadas dentro e fora da sala de aula, contemplando as atividades complementares e de extensão
O Curso garante atividades diversificadas, como por exemplo os estágios que desenvolvem ações de intervenção; monitorias, eventos, projetos de extensão, iniciação científica, grupos de estudo, dentre outras. Ressalta-se ainda a presença da disciplina de Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na grade curricular, e a participação dos discentes em grupos de pesquisa institucionais, cadastrados ao CNPq, bem como em ações de iniciação científica.
A pesquisa com egressos realizada em 2018 com profissionais formados no curso de 2003 a 2017 constatou que 62,4% dos respondentes estavam empregados em até seis meses após a conclusão do curso e 14,5% em até um ano após a conclusão do curso. Dentre as áreas de maior empregabilidade, encontram-se as que são desenvolvidas em nossa matriz curricular, indicativos que vão ao encontro da proposta de formação do Curso de Psicologia da FHO.
Estrutura
Clique no campus abaixo para ver a galeria de fotos
Clique na imagem para visualizar a galeria
Campus Araras/SP
Serviço de Psicologia
Campus Araras/SP
Biblioteca
Labs. de Informática
Alimentação
Estacionamentos
Conjunto Poliesportivo
Outros Serviços
Na FHO você pode!
Com Bolsa de 50% + PagFácil
Período: matutino / noturno
Com o PagFácil, você estuda em 5 anos e paga seu curso em 9 anos.
(*) Valores 2024 com desconto pontualidade (4%) para pagamento até a data do vencimento (dia 10 de cada mês). Valores sujeitos a reajustes anuais.
Eventos e Projetos
Na FHO o conhecimento vai muito além de salas de aula e laboratórios. Vivências, projetos e visitas técnicas qualificam a formação profissional do aluno. Confira a galeria abaixo:
Atividades de Psicologia
Jornada de Análise do Comportamento - JAC
Simpósio Psicologia e Cidadania
Luta Antimanicomial
Projeto de Extensão Lambedores de Cultura + detalhes
Projeto de Extensão Lambedores de Cultura
O que é:
Existente desde 2011, este projeto é orientado por duas apostas fundamentais nos processos de produção de saúde em uma perspectiva ampliada: a ativação e o fortalecimento de redes de convivência heterogênea e solidária nas cidades e a busca de recursos culturais e artísticos já disponíveis nesses mesmos territórios, como mediadores / promotores de encontros e de laços sociais que podem ser atados pela celebração da vida.
As ações desenvolvidas pelo projeto são destinadas aos usuários de serviços de saúde mental, egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos, pessoas com deficiência, idosos, jovens, crianças, mulheres, pessoas em situação de vulnerabilidade social, pessoas em situação de rua, migrantes, população negra e afrodescendente.
Quem pode participar:
Alunos a partir do 4º semestre do curso de Psicologia, assim como de outros cursos da instituição.
Porque participar desse projeto:
A participação em projetos de extensão permite ao estudante da graduação ter contato com a realidade e não só com conteúdo teórico. Ele passa a vivenciar e experimentar o conhecimento na prática, o que permitirá a ele concluir seu curso com olhares diferenciados. Além disso, sua ação junto ao projeto visa promover melhores condições e qualidade de vida para a comunidade geral.
Atendimento Psicológico junto à Clínica de Fisioterapia
O que é:
O projeto visa atender os pacientes, familiares e equipe de saúde, objetivando a relação teoria e prática. Também prevê o atendimento de pacientes que estão lotados no Ambulatório Neurocognitivo em que ocorrem avaliação cognitiva e ações de estimulação, treino e reabilitação cognitiva, junto aos pacientes do setor da fisioterapia neurológica. A atividade da psicologia ocorre junto aos usuários da Clínica-Escola de Fisioterapia.
Quem pode participar:
Alunos do 6º ao 10º semestres curso de Psicologia.
Porque participar desse projeto:
Ele permite que os estudantes, em sua formação, possam estar em contato com a realidade da saúde (física e mental) dos atendidos e buscar formas de atuação adequadas e resolutivas para a problemática do cliente, utilizando-se dos conhecimentos adquiridos no curso. Outro fator de grande relevância é atuação de forma interdisciplinar, momento em que os discentes desenvolvem a compreensão do processo de maneira contextualizada utilizando-se dos recursos que a rede de apoio do município apresenta.
Atendimento Psicológico junto à Clínica de Fisioterapia
Projeto desenvolvido junto às Escolas Públicas de Ensino Médio da cidade de Araras para oficinas de Orientação Vocacional Profissional. Espera-se que os alunos extensionistas desenvolvam e apliquem conhecimentos relativos a três frentes:
- Desmistificar a prática da orientação profissional como restrita ao vestibulando, orientando demandas relacionadas ao ensino técnico e mercado de trabalho;
-
Investigar recursos que favoreçam a inserção universitária: programas de financiamento de universidades privadas, ENEM e outras iniciativas públicas, cursinhos comunitários;
-
Levantar informações sobre diferentes profissões e ocupações, vias de qualificação profissional e mercado de trabalho, instrumentalizando os adolescentes para a construção de seus projetos de vida adulta.
Quem pode participar:
Alunos a partir do 3º semestre do curso de Psicologia.
Porque participar desse projeto:
A participação em projetos de extensão permite ao estudante da graduação ter contato com a realidade e não só com conteúdo teórico. Ao participar deste projeto com estudantes do ensino médico, o aluno da graduação poderá sentir e vivenciar, enquanto profissional, o que vai encontrar na sociedade e como ele pode ajudar aquele grupo de adolescentes e jovens em relação a orientação vocacional e profissional.
Grupo de Estudos Em Filosofia
O que é:
O grupo de estudo tem por objetivo auxiliar na formação profissional dos estudantes de Psicologia a partir do cotejamento entre saberes, de forma a praticar tanto a metodologia dialógica/hermenêutica quanto a ação cidadã mediante o encontro com a alteridade além de sala de aula. Estender a um público maior, mediante a escrita de artigos, a pesquisa e apresentação em eventos dos conhecimentos desenvolvidos.
Quem pode participar:
Alunos do curso de Psicologia desde o primeiro semestre do curso.
Porque participar desse projeto:
A participação de alunos de graduação em grupos de estudos permite a eles o desenvolvimento de uma maior autonomia frente ao processo de formação, além de permitir aprofundar os estudos no tema do grupo, o que ajuda na formação profissional. Essa participação os torna mais aptos para contextos acadêmicos e profissionais, e eles tendem a se sentirem mais seguros para tomarem frente de projetos de pesquisa e de práticas profissionais.
Grupo de Estudos Em Filosofia
Grupo de Estudos em Sociologia e História Contemporânea
O que é:
O grupo de estudos aborda um conjunto de temas contemporâneos, em perspectivas sociológica e histórica. O GESHC enfoca alguns dos dilemas urgentes da sociedade brasileira, que são influenciados por uma trajetória na história e que, mesmo assim, devem receber também um olhar da sociologia sobre suas condições específicas no presente.
Por meio de leitura prévia de textos selecionados e debates semanais, o objetivo é tratar tanto de questões da atualidade, com o arcabouço das ciências sociais, quanto desenvolver uma perspectiva crítica e reflexão ética para a atuação de futuros profissionais formados na FHO, contribuindo numa educação para a cidadania, a democracia e a defesa dos direitos humanos.
Quem pode participar:
Alunos dos cursos de Psicologia e Pedagogia, e de todos os outros cursos da Instituição – a partir do 2º semestre.
Porque participar desse projeto:
A participação de alunos de graduação em grupos de estudos permite a eles o desenvolvimento de uma maior autonomia frente ao processo de formação e o aprofundamento dos estudos no tema do grupo, o que ajuda na formação profissional. Essa participação os torna mais aptos para contextos acadêmicos e profissionais, e mais seguros para tomarem frente de projetos de pesquisa e de práticas profissionais.
Grupo de Estudos em Sociologia e História Contemporânea
Projetos de Iniciação Científica
O que é:
Um programa de graduação que coloca os alunos em contato com grupos e linhas de pesquisas. Seu objetivo é proporcionar ao aluno uma orientação com pesquisadores experientes e promover o aprendizado de técnicas e métodos científicos. Além disso, também visa estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade.
Quem pode participar:
Alunos dos diferentes semestre do curso de Psicologia, a depender da delimitação indicada no edital.
Porque participar desse projeto:
A participação em projetos de Iniciação Científica faz com que o aluno tenha contato com o universo acadêmico, enriqueça o currículo lattes, contribua com a pesquisa e a ciência no centro universitário, além de manter contato mais próximo com professores, o que pode ajudá-lo a iniciar uma carreira acadêmica, como um mestrado ou doutorado, por exemplo. Também auxilia na preparação para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, assim como no desenvolvimento pessoal e profissional do aluno.
Projetos de Iniciação Científica
Grupos de Pesquisa em Psicologia
O que é:
Todo o trabalho de pesquisa acadêmica na FHO está referido a um grupo de pesquisa alocado na Instituição. Atualmente, o curso de Psicologia conta com quatro grupos de pesquisa.
O Curso de Psicologia adotou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como disciplina obrigatória de sua grade curricular, por considerá-lo importante na formação de seus futuros egressos. Os subsídios metodológicos para a construção de um projeto de pesquisa são desenvolvidos junto aos docentes vinculados a esses grupos de pesquisa, desde o 7º período da graduação.
Quem pode participar:
Alunos Psicologia nos 7º e 8º semestres, cursando as disciplinas de Metodologia da Pesquisa Psicológica - I e II, e matriculados nos 9º e 10º semestres cursando as Disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II.
Porque participar desse projeto:
A participação em grupos de pesquisa assim como a elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa constituem-se diferenciais na formação do estudante, que podem vivenciar a iniciação à pesquisa e compreender essa atividade como uma das possibilidades de produzir e/ou estender o conhecimento científico às comunidades local e científica.
Grupos de Pesquisa em Psicologia
Projetos de Estágios Supervisionados
O que é:
O estágio é um elemento constitutivo e faz parte da estrutura curricular, bem como uma exigência para a habilitação profissional e deve ser compreendido como componente agregador do Núcleo de Competências Profissionalizantes, com o objetivo de estreitar e articular todo o plano teórico-prático das disciplinas contempladas durante a graduação, propostas pelo Projeto Pedagógico.
Os estágios no Curso de Psicologia são planejados de modo a possibilitar que o perfil seja o de formação generalista, capaz de discutir os conhecimentos básicos necessários à atuação nas diferentes áreas da Psicologia. O psicólogo, ao exercer sua profissão, deverá estar voltado para as necessidades da comunidade, apresentando uma postura ética, crítica, científica e questionadora.
No curso de psicologia da FHO, os alunos podem realizar estágios em diferentes locais conveniados, como:
- Programa Saúde da Família;
- Unidades Básicas de Saúde;
- Centros de Atenção Psicossocial – CAPS;
- Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDECA;
- Santa Casa;
- Clínica Escola de Fisioterapia;
- Programa Melhor em Casa;
- Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop.
- Centro de Referência de Assistência Social – CRAS;
- Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS;
- Escolas;
- Conselho Tutelar;
- Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC;
- Delegacia;
- Empresas;
- Organizações Não Governamentais - ONGs;
- Serviço de Psicologia;
- Centro de Ressocialização, dentre outras.
Quem pode participar:
Alunos de Psicologia matriculados no 7º e 8º semestres, cursando as disciplinas de Estágios Básicos I e II, e matriculados no 9º e 10º semestres cursando as Disciplinas de Estágios Específicos I e II.
Porque participar:
A participação em projetos de estágios supervisionados desenvolve no estudante competências e habilidades técnicas e atitudinais, além de permitir que identifique novas e variadas estratégias para atuar diante de diferentes situações e realidades da área profissional. O fato de o estágio ser supervisionado por um docente psicólogo o aproxima de uma prática profissional, na qual o estudante vivenciará o que tem aprendido no curso.
Queremos que você conheça detalhadamente o curso de Psicologia para fazer a melhor escolha. Faça um tour pelas instalações do curso e conheça nossos laboratórios, clínicas, salas de aula e muito mais!