O curso de Pedagogia da FHO | Fundação Hermínio Ometto tem como objetivo a formação de professores e profissionais da área da educação para uma atuação ética e competente.
O corpo docente é composto por mestres e doutores, altamente qualificados e conta com profissionais que são referência na formação de professores e com extensa experiência de trabalho. Isso permite que conteúdos sejam trabalhados vinculando a teoria à prática, visando a construção dos saberes pedagógicos necessários à atuação profissional.
Planejado em afinidade e consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, do MEC, apresenta uma grade curricular que permite aos alunos atuarem não só como professores na Educação Básica, mas também para exercer cargos na gestão escolar.
Além disso, os conteúdos desenvolvidos em cada disciplina contribuem para a aquisição de competências e habilidades que permitem ao profissional atuar em contextos não escolares, tais como empresas, hospitais, prisões, organizações não governamentais, como tutor na educação a distância, entre outros espaços nos quais o educador se faz necessário.
O Pedagogo é o profissional que é capaz de planejar, desenvolver, implementar e avaliar diversas ações relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem. A busca constante por uma educação e formação de qualidade tem valorizado o profissional bem preparado, que pode atuar como:
- Professor: na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos;
- Diretor, Coordenador Pedagógico e Supervisor de Ensino: nas escolas de Educação Básica, Educação Profissional, Educação Não-Formal, Secretarias e Diretorias de Ensino e nas empresas da área de Educação;
- Orientador Educacional: nas escolas de Educação Básica, Educação Profissional, Instituições de Ensino Superior e de Educação Não-Formal;
- Tutor e/ou conteudista: nas empresas ou instituições que trabalhem com o desenvolvimento de conteúdo digital para portais ou cursos oferecidos na modalidade a distância e que disponibilizam material didático em seus ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs).
- Profissional responsável pelo treinamento e desenvolvimento de pessoal: nas empresas que têm entre suas metas preparar os funcionários internamente, por meio de cursos.
A atuação profissional do pedagogo no século XXI também pode ocorrer em Hospitais, na função de Pedagogo Hospitalar, na Educação prisional e em organizações não-governamentais.
O curso se ampara em diversas metodologias de ensino, com estratégias que estimulam a discussão, a reflexão sobre as abordagens teóricas e práticas, vivências significativas, elaboração de materiais pedagógicos e a busca de conhecimentos a partir da pesquisa, de forma autônoma e em equipe.
Ao longo do curso, a matriz curricular trará propostas diversas atividades, tais como: aulas práticas, aplicação e elaboração de jogos e materiais pedagógicos, contação pública de histórias, atividades lúdicas e práticas na brinquedoteca, atividades práticas na quadra poliesportiva, atividades práticas nos laboratórios de meio-ambiente, práticas em múltiplas linguagens no contexto escolar, libras, práticas em inclusão, elaboração de material adaptado, além de visitas técnicas e culturais, com o objetivo de proporcionar aos alunos o contato com o meio profissional, e atividades complementares, como workshops, semanas pedagógicas, fóruns com temáticas da atualidade, palestras com profissionais, aplicação de projetos em escolas de ensino fundamental e na EJA.
Alguns exemplos podem ser dados: na disciplina de Literatura Infantil, os alunos aprendem técnicas de contação de histórias e realizam uma grande apresentação aberta à comunidade; nas disciplinas Didáticas e Práticas, além da toeria, os alunos elaboram materiais pedagógicos, vivenciam jogos e estratégias de ensino lúdicas e concretas para ensino de Geografia, História, Matemática, Alfabetização, Língua Portuguesa e Ciências. Já nas disciplinas de Inclusão e Diversidade, as propostas práticas também estão centralizadas na elaboração de materiais adaptados e que trabalhem questões de gênero e etnicorraciais.
Anualmente o curso de Pedagogia promove vários eventos dentre eles, destacam-se: o WORKSHOP DA PEDAGOGIA, com participação de profissionais externos que trazem importantes contribuições e reflexões com temáticas atuais aos professores e alunos do curso; e em novembro o SANKOFA, um evento que tem como proposta relembrar a história de resistência da população afro-brasileira, quanto também refletir sobre o presente, a partir da Educação e em diálogo com outras áreas do conhecimento. Assim, propõe-se compreender as conquistas já alcançadas em termos de igualdade e reconhecimento das diferenças étnico-raciais, mas também os obstáculos a superar, pela persistência do racismo, bem como debater as possíveis práticas que contribuam para esta superação.
O aluno também terá em seu último ano na Pedagogia a disciplina de Tópicos Especiais em Pedagogia que se insere no currículo como uma espécie de "Formação Permanente" se propondo a fazer uma revisão, reflexão e discussão de temas importantes da área educacional – frequentemente solicitados nos concursos públicos – no decorrer do período letivo.
Estrutura
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Campus Araras/SP
Brinquedoteca
Campus Araras/SP
Biblioteca
Labs. de Informática
Alimentação
Estacionamentos
Conjunto Poliesportivo
Outros Serviços
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Período: noturno
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Vivências
Na FHO o conhecimento vai muito além de salas de aula e laboratórios. Vivências, projetos, competições e visitas técnicas qualificam a formação profissional do aluno. Confira a galeria abaixo:
Práticas de Ensino na Educação de Jovens e Adultos
Avaliação na Educação Infantil: concepções teóricas e práticas + detalhes
Avaliação na Educação Infantil: concepções teóricas e práticas
No dia 10 de outubro passado, as estudantes do curso de Pedagogia tiveram a oportunidade e participar de uma palestra realizada pela profª Ms. Jaciane Aparecida Gomes Darabansk, no decorrer das aulas da disciplina de Avaliações Institucionais e Governamentais, ministradas pela profª Dra. Aneridis Monteiro.
A Profª Jaciane possui formação acadêmica em pedagogia, educação especial, psicopedagogia clínica e institucional, especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância e Mestrado Profissional Gestão em saúde. Quanto a sua experiência profissional destaca-se como professora, coordenadora, diretora , professora universitária, psicopedagoga clínica e institucional, Tutora Ead, equipe de apoio da Unicamp, diretora de departamento de ensino da prefeitura de Araras.
A palestra ocorreu de forma teórica e prática. Nessa ocasião, a professora discorreu sobre temas importantes da educação infantil, com base principalmente na BNCC, tais como os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil e os campos de experiências. Por meio de depoimentos de sua prática profissional e situações vivenciadas nos ambientes escolares, a professora apresentou instrumentos avaliativos destinados à educação infantil e promoveu momentos de práticas com os participantes que conheceram e elaboraram instrumentos avaliativos.
Essa palestra atendeu aos documentos vigentes e propiciou ao futuro pedagogo aprendizagens significativas e contextualizadas alinhadas com a BNCC.
Aconteceu no dia 18 de outubro de 2023, por meio virtual, a 14ª edição do Workshop da Pedagogia, que teve como tema "Desbravando novos campos de atuação". É um evento tradicionalmente organizado pelo curso de Pedagogia, que possibilita a aproximação da atuação dos Licenciados e Pedagogos a diferentes campos profissionais. Nesta edição foram compartilhados aspectos marcantes de experiências com as palestrantes:
- Profa. Caroline Mazon Gomes - Pedagoga Legislativa - tema da palestra: A atuação do pedagogo no poder legislativo.
- Profa. Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas - Docente universitária, atriz, diretora, autora teatral profissional com aperfeiçoamento em Acessibilidade, Áudio descrição e Libras - tema tema da palestra: "Pedagogia e as carreiras que não te contaram"
Conteúdos e Metodologia de Geografia
Práticas Pedagógicas de Alfabetização e Letramento
A VI contação de histórias infantis do curso de Pedagogia 2018 teve como tema "Literatura Infantil e Representatividade". Nesta edição as(os) alunas(os) apresentaram livros infantis que abordassem o tema inclusão. Esta ação do curso de Pedagogia/FHO promove uma reflexão da importância do livro e da leitura na educação infantil, atuando tanto no desenvolvimento da aprendizagem quanto na formação cultural da criança. A contação de histórias faz parte das ações desenvolvidas na disciplina Oficina de Leitura e Escrita do 1° ano do curso.
Aulas de Conteúdos e Metodologias de Alfabetização e Letramento I: Elaboração de um jogo de alfabetização e realizada uma ação de letramento com a aplicação dos jogos em crianças de 4 a 7 anos em processo de aquisição da linguagem escrita.
Após os estudos da Psicogênese da Língua Escrita e também do conceito de letramento, para vincular a teoria à prática, os alunos, em suas equipes, elaboram, a partir de uma ação de letramento, que mostre a função e uso social da escrita, um jogo de alfabetização.
O curso de Pedagogia recebeu a contadora de histórias e escritora de livro infantis Berenice de Fátima Luz, a Berê. A palestra proferida pela autora, é parte das atividades de contação histórias infantis desenvolvida pel(as)os alunas(os) da Pedagogia/FHO 2018. Berenice falou sobre a importância da literatura infantil e a formação cultural da criança. Na ocasião foi lançando seu segundo livro, "Berenice e a cabaça", pela editora Abissal, com ilustrações Monique Papescu.
Disciplina Conteúdos e Metodologia de Geografia: alunos(as) em uma Feira de Escambo com o objetivo de gerar ação e reflexão sobre o consumismo, a reutilização, a sustentabilidade, a honestidade e a cidadania.
A atividade promoveu entrosamento entre a turma e foi a concretização das aulas trabalhadas. Após a construção dos brinquedos reciclados, a troca serviu para fixar o aprendizado.
A primeira troca foi somente com os brinquedos construídos pelos alunos que vivenciaram através da brincadeira o sistema de trocas realizado nas antigas civilizações.
A atividade proporcionou um momento descontraído e de grande interação entre a turma.
Disciplina Filosofia da Educação: realização de atividade intitulada "Do senso comum ao conhecimento filosófico" com os alunos (as) do primeiro ano da pedagogia.
O objetivo da atividade foi promover a reflexão filosófica de temas de interesse dos alunos, inicialmente para identificar o olhar do senso comum e, por meio de pesquisas na biblioteca e na internet, superar esse mesmo olhar ao contextualizar, conceituar e aprofundar esses conhecimentos.
As fotos ilustram as apresentações realizadas pelos estudantes com o intuito de socializar os aprendizados construídos na pesquisa. Os alunos foram muito criativos, utilizando diversas estratégias, tais como apresentações de slides, vídeos, músicas, teatro, produção de texto entre outros.
Pela sua amplitude, esses desafios propostos no ensino de Ciências transformam-se em fatores decisivos para a boa formação do ser humano. Como a educação é um processo de interação entre as pessoas, em diversos contextos, com vistas à construção do conhecimento, o professor precisa assumir o compromisso de sempre ensinar seus alunos com a perspectiva de que construam um mundo melhor para todos.
Nesta atividade da disciplina, em grupos, as alunas receberam um tema a ser trabalhado no ensino de Ciências e um texto didático de um tipo de aula que deverão seguir e então elaboraram um Plano de Ensino dessa aula com todos os itens que compõem o documento e também elaboraram e entregaram no dia da apresentação, uma resenha crítica do texto utilizado em aula.
O grupo se dividiu para 3 momentos desta aula, ou seja, aqueles que irão ser responsáveis pela aula teórica, aqueles que irão ser responsáveis pela aula prática e aquelas que irão explicar o motivo da aula ter sido ministrada do jeito que foi de acordo com o texto pedagógico que seguiram (resenha). Cada grupo ministrou sua apresentação em no mínimo 50 minutos.
Disciplina O lúdico na educação: artes, jogos e brincadeiras: realização uma Exposição de Brinquedos de Sucata.
O objetivo da atividade era levar os alunos (as) a refletir sobre o potencial lúdico e educativo de materiais recicláveis para o trabalho com crianças e adolescentes na educação infantil e no ensino fundamental.
Disciplina Conteúdos e Metodologia de Geografia: realização de uma atividade intitulada "O primeiro mapeamento" com o objetivo de trabalhar lateralidade, localização, atenção.
A atividade foi realizada com os alunos (as) e se mostrou essencial para trabalhar de forma concreta a lateralidade, condição necessária para a localização dos objetos no espaço, usando como referência o corpo.
Em grupo os alunos contornaram o corpo de um dos integrantes, em folha de papel, trabalhando a lateralidade, localização, a percepção dos detalhes e desenvolvendo assim, o primeiro mapa.
Aulas de Psicologia da Educação I a Profa: trabalho com os alunos na elaboração e aplicação dos testes clínicos piagetianos.
Jean Piaget é um dos autores estudados na disciplina de Psicologia da Educação I. Como a sua teoria, a Epistemologia Genética, apresenta estágios da inteligência humana, delineados a partir de testes clínicos elaborados pelo autor, os alunos da Pedagogia conhecem e aprofundam-se nos testes, elaboram em equipe um teste selecionado e aplicam em crianças e adolescentes.
Disciplina Educação e Cultura para as Relações Étnico-raciais: realização de Seminário sobre a legislação antirracista no Brasil.
O objetivo foi levar os estudantes a, organizados em grupos, após estudos da legislação antirracista no Brasil (foco na educação), desenvolverem recursos para transmitir o conteúdo essencial dessa legislação de maneira inovadora e prática (encenação, jogos, paródia, cordel, entre outras possibilidades).
Disciplina Conteúdos e Metodologia de Geografia: realização de uma atividade com o objetivo dos alunos (as) conhecerem as rochas e suas formações como complemento às aulas teóricas referentes a formação da terra e suas rochas.
Alunos puderam conhecer as rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas, a aula aconteceu de forma concreta, os alunos entraram em contato com as diferentes rochas, puderam identificar a rocha de ferro, a rocha de pólvora, a rocha de alumínio, as rochas sedimentares, as rochas roladas, as rochas metamórficas e as rochas brasileiras.
Essa experiência ajuda a compreender as diferenças e semelhanças entre as rochas, o que auxilia os alunos a compreenderem a estrutura geológica dos relevos brasileiros.
Disciplina Tecnologia da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, 3º período B (2º ano) - Elaboração de resumos acadêmicos.
Nessa atividade os alunos aplicaram conhecimentos sobre a elaboração de resumos acadêmicos, familiarizando-se com as ferramentas do processador de texto Microsoft Word. Os resumos foram feitos a partir de textos que abordam a relação entre as novas tecnologias digitais e a educação escolar.
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