O Engenheiro de Produção formado pela FHO | Fundação Hermínio Ometto é preparado para desenvolver projetos, gerir recursos e planejar ações, bem como para avaliar alternativas relacionadas aos mais diversos contextos empresariais.
O curso de Engenharia de Produção da FHO possui um formato multidisciplinar que é evidenciado em um projeto inovador. Neste sentido, é adotada a abordagem de ensino integrado, combinando técnicas quantitativas e qualitativas para a resolução de problemas e para a melhoria de sistemas de produção. Para tanto, são adotadas ferramentas computacionais e laboratórios para atividades práticas, que abrangem desde opções tradicionais até as mais contemporâneas, como simulação, projeto assistido por computador e impressão 3D.
Diante disso, o curso possibilita a formação de um profissional com visão sistêmica, capaz de atuar em empresas de produção de bens, em segmentos tais como metalmecânico, eletroeletrônico, siderúrgico, alimentício, energia e cosmético. Além disso, devido a abrangência da grade curricular, o Engenheiro de Produção da FHO também possui versatilidade para atuar em empresas prestadoras de serviços, tais como bancos, repartições públicas, hotéis e lojas em geral. É válido destacar ainda a aderência do perfil com outras áreas organizacionais, tais como finanças, recursos humanos, marketing, desenvolvimento de produtos, segurança do trabalho e meio ambiente, as quais além de favorecer a empregabilidade, abrem a possibilidade de construir carreira como consultor ou como empreendedor.
O corpo docente do curso é formado quase que em sua totalidade por mestres e doutores, que combinam experiência acadêmica e profissional, fato que proporciona uma sólida formação aos alunos. Além disso, o Núcleo de Engenharia da FHO oferece a possibilidade de participação em um amplo leque de atividades complementares e projetos de extensão, bem como em palestras durante a Semana da Engenharia.
A Matriz Curricular possui uma das maiores cargas horárias do país, e permite uma formação ampla e coerente com as atuais exigências do mercado, potencializando as chances de uma trajetória de sucesso no mercado de trabalho, com início já no Estágio Curricular.
O Engenheiro de Produção é um profissional essencial para empresas de diversos setores, uma vez que possui as competências e habilidades para unir conhecimentos de administração, economia e engenharia para otimizar processos e aperfeiçoar técnicas de produção. Assim, o profissional pode gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais das organizações, em diferentes níveis e horizontes de tempo, para aumentar a produtividade, a eficiência e a lucratividade. Entre as possíveis áreas de atuação, encontram-se:
- Gestão de Recursos e Processos;
- Sistemas de Produção e Operações;
- Projeto de Fábrica;
- Gestão da Qualidade e Six Sigma;
- Engenharia de Produto;
- Logística e Cadeia de Suprimentos;
- Planejamento e Controle da Produção;
- Gestão Organizacional;
- Gestão de Projetos;
- Gestão da Manutenção;
- Pesquisa Operacional e Simulação de Sistemas;
- Produção enxuta e melhoria contínua;
- Ergonomia e Segurança do Trabalho;
- Engenharia Financeira;
- Inteligência de Mercado;
Além da carreira corporativa em empresas, o profissional pode atuar como consultor autônomo, realizando o desenvolvimento e implantação de projetos em áreas específicas.
O curso possui diversos projetos que envolvem os alunos, com destaque para:
- Desafio Lean Simulation, competição nacional voltada a construção de modelos de simulação com o software FlexSim;
- Competições Baja SAE BRASIL, SAE Aerodesign, Eco Marathon e FHO Rockets, eventos que reúnem escolas de engenharia do país para competições;
- Empresa Júnior, que consiste em uma experiência da dinâmica empresarial gerida pelos alunos de engenharia da FHO, havendo parcerias com grandes empresas e a participação dos alunos do curso de Engenharia de Produção.
Com uma ampla estrutura, o Núcleo de Engenharia possui Laboratórios de Informática, com licenças de softwares mais utilizados no mercado, Laboratórios de Experimentos, Fábrica Integrada Modelo, Bancadas de Simulação Hidráulica e Pneumática da Festo, Laboratório de Metrologia, Laboratório de Solda e Laboratório de Materiais, os quais são equipados com o que há de mais moderno do mercado. Isso tudo com o intuito de formar profissionais multidisciplinares, que tenham domínio de novas abordagens e tecnologias.
Faça o tour virtual e saiba mais sobre a infraestrutura do curso de Engenharia de Produção.
Estrutura
Clique no campus abaixo para ver a galeria de fotos
Clique na imagem para visualizar a galeria
Campus Araras/SP
Fábrica Integrada Modelo
Laboratórios de Computadores
Lab. de Experimentos
Lab. de Metrologia
Lab. de Química I
Campus Araras/SP
Biblioteca
Labs. de Informática
Alimentação
Estacionamentos
Conjunto Poliesportivo
Outros Serviços
Na FHO você pode!
Com Bolsa de 50% + PagFácil
Período: noturno
Com o PagFácil, você estuda em 6 anos e paga seu curso em 11 anos.
(*) Valores 2024 com desconto pontualidade (4%) para pagamento até a data do vencimento (dia 10 de cada mês). Valores sujeitos a reajustes anuais.
Projetos, Eventos e Competições
No Núcleo de Engenharia da FHO, o conhecimento vai muito além das salas de aula e dos laboratórios. Projetos, competições e visitas técnicas qualificam a formação profissional do aluno. Confira a galeria abaixo:
O projeto FHO BAJA é formado por estudantes de engenharia, com o objetivo de projetar e construir um veículo off road do tipo mini baja para representar a FHO nas competições oficiais da SAE Brasil. O desafio é grande, e permite a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula na prática, desde a etapa de concepção inicial ao projeto detalhado. Contempla também a fabricação, montagem e testes do veículo.
Quem pode participar:
Alunos de todos os cursos de engenharia da FHO.
Por que participar do projeto:
Os integrantes da equipe encaram diversos desafios que os preparam para o mercado de trabalho, como trabalho em equipe, lidar com prazos e orçamentos limitados. Estas habilidades são muito desejadas e precisam ser exercitadas. Alunos que participam de projetos como esse têm currículos mais interessantes sob o ponto de vista dos caçadores de talentos das empresas. Além disso, eles saem melhor preparados para enfrentar os processos seletivos.
A Competição SAE BRASIL AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.
Ao participar do programa SAE AeroDesign o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes. O grupo tem espaço próprio no Núcleo de Engenharia da FHO, além de utilizar os laboratórios de mecânica para a construção da aeronave, e conta com oficina própria, túnel de vento, impressora 3D e máquinas para a construção da aeronave.
O objetivo do Projeto é o desenvolvimento de uma aeronave que decole e pouse em um espaço reduzido e que seja capaz de levantar voo com a maior capacidade de carga. Atualmente o recorde da equipe é levantar voo com 6,5 quilos de carga, em uma aeronave com 2,5 metros de asa.
Quem pode participar:
Alunos de todos os cursos de engenharia da FHO.
Por que participar do projeto:
Os estudantes devem participar do AeroDesign para conhecer e experimentar os princípios básicos da aviação, bem como aprender a trabalhar em equipe, pesquisar, planejar e trabalhar para atingir objetivos necessários para o desenvolvimento do projeto escolhido. É um desafio constante projetar a aeronave, calcular os esforços da estrutura, a capacidade de carga, a estabilidade, propulsão, eletrônica embarcada, telemetria e o desempenho em geral.
A própria estrutura da equipe da FHO permite planejar bons resultados para o grupo ao cumprirem com as etapas do projeto, receberem uma boa nota no relatório e realizarem a missão de voo do modelo. Participe e venha descobrir a emoção de construir e fazer voar uma aeronave!
O objetivo desta atividade é o projeto, desenvolvimento, construção e operação com foguetes e motores-foguete de pequeno porte para uso em: agricultura; sondagem atmosférica; meteorologia; comunicação; sensoriamento remoto com câmera infravermelho; imagem aérea de alta definição e pesquisa acadêmica. O objetivo geral do grupo é desenvolver foguetes de pequeno porte, junto aos alunos dos cursos de Engenharia, de alcance entre 300 metros até 5 km. Após a fase de aprendizado, o grupo passará a desenvolver foguetes destinados a competições nacionais e internacionais.
Quem pode participar:
Alunos de todos os cursos de engenharia da FHO.
Por que participar do projeto:
Os alunos envolvidos irão participar diretamente no projeto, entendendo o funcionamento e as normas aeronáuticas para projetos e construção de foguetes e os equipamentos necessários. Além disso, serão treinados tecnicamente para a construção dos equipamentos e dos foguetes e a elaboração de textos acadêmicos, onde serão divulgados os resultados da equipe.
A competição Shell Eco-Marathon desafia estudantes de todo o mundo a projetarem, construírem e pilotarem veículos mais eficientes em termos de energia.
Quem pode participar:
Alunos de todos os cursos de engenharia da FHO.
Por que participar do projeto:
A Shell Eco-Marathon Brasil oferece oportunidades para: - Equipes inexperientes praticarem e aperfeiçoarem seus veículos para atingir resultados válidos; - Times iniciantes apresentarem e testarem seus projetos, e, acima de tudo, viverem a experiência Shell Eco-Marathon, desfrutando do espírito de colaboração da competição; - Equipes experientes que desejem aperfeiçoar seus veículos e melhorar seus resultados; - Estudantes desfrutarem do relacionamento com colegas de diversas regiões do Brasil, com troca de experiências e informações preciosas.
Projeto multidisciplinar que tem por objetivo a construção de um time de futebol de robôs autônomos. O foco de divulgação científica do projeto reside na participação das competições de robótica do Brasil e da América Latina. Durante as competições, os robôs devem ser autônomos, ou seja, agem e tomam decisões por conta própria, usando para isso algoritmos e técnicas de Inteligência Artificial. No projeto, os alunos das Engenharias projetam, constroem e programam tanto os elementos físicos do robô (chassis, dimensionamento de motores e placa eletrônica) como também implementam os softwares e firmwares que controlarão os robôs autônomos. Além disso, o projeto também se encarrega na disseminação de conhecimento a partir de minicursos e palestras para a comunidade.
Quem pode participar:
Alunos de todos os cursos de engenharia da FHO.
Por que participar do projeto:
Além de ser um projeto desafiador, focado principalmente em competições de robótica, os alunos têm a oportunidade de exercitar os conceitos vistos em sala de aula de maneira prática, além de vivenciarem a experiência de trabalhar em equipe e participar de projetos de maior complexidade.
"Eu participo do FHOBots desde o começo de 2018. Foram dois anos de competição e muito aprendizado. A importância de um projeto como esse para a formação é imensa, porque você precisa aprender a pesquisar sozinho, conhecer coisas novas e fazer tudo isso funcionar enquanto trabalha em equipe, debatendo ideias e transformando elas em algo real. É uma experiência quase que profissional dentro da universidade. Poder aprofundar meus conhecimentos em Robótica, Visão Computacional e Inteligência Artificial me fez perceber que essa é a área que eu quero seguir e estudar e o FHOBots foi parte essencial disso."
O Grupo de Estudos em Materiais Metálicos tem como objetivo o aprimoramento dos alunos em diversas áreas do conhecimento, como as ciências dos materiais, processos de conformação e projeto mecânico. Este aprimoramento se dá através de atividades acadêmicas e práticas ligadas ao processamento e caracterização de Aço Damasco.
O Aço Damasco é um material muito antigo, conhecido por sua beleza e resistência, com diversas propriedades de interesse em engenharia e obtido através do caldeamento (soldagem sólida com uso de alta temperatura e alta pressão) de dois ou mais aços com qualidades diferentes.
Quem pode participar:
Alunos de todos os cursos de engenharia da FHO.
Por que participar do projeto:
Os integrantes da equipe enfrentam desafios que permitem a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, e que, além disso, incitam o aprofundamento desses conhecimentos através da pesquisa e de experimentos científicos. A equipe tem acesso a um laboratório muito bem equipado e a uma oficina com todos os equipamentos necessários e a orientação do grupo é feita por professores com ampla experiência e entusiasmo.
A Empresa Júnior ou EJ é uma organização sem fins lucrativos de cunho educacional, gerida exclusivamente por alunos de graduação, que presta serviços para empresas sob orientação de professores. A STARTUP! Engenharia é uma Empresa Júnior com alma de startup, que desenvolve projetos em diversas áreas da engenharia buscando atingir um patamar de excelência no mercado. A equipe conta com alunos de 6 cursos da engenharia da FHO, acompanhados por professores altamente qualificados, e fomenta o empreendedorismo e a inovação entre os estudantes, contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados e também para o desenvolvimento do país.
Quem pode participar:
Alunos de todos os cursos de engenharia da FHO.
Por que participar do projeto:
Participar da Empresa Júnior é promover capacitação profissional e vivência empresarial para os estudantes de engenharia da FHO, através do desenvolvimento de projetos e soluções acessíveis em engenharia, que impactam positivamente a vida dos nossos clientes e da sociedade.
Grupo voltado para o treinamento e estudo de técnicas de programação para programação competitiva. A programação competitiva é um "mind sport", ou seja, um esporte voltado ao raciocínio e conhecimento dos participantes, assim como o xadrez. Durante o projeto os alunos têm a oportunidade de aprender algoritmos e soluções computacionais pouco exploradas ao longo da graduação e de participar de eventos e competições como a Maratona de Programação SBC e competições regionais.
Quem pode participar:
Alunos de todos os cursos de engenharia da FHO.
Por que participar do projeto:
Além de ser divertido, competições de programação competitiva apresentam como diferencial a possibilidade de os alunos raciocinarem mais rapidamente, resolver problemas escolhendo alternativas viáveis, trabalhar em equipe e buscar soluções criativas. Deve-se destacar também que diversas empresas gigantes da área de tecnologia promovem competições e usam desafios de programação competitiva em seu processo seletivo.
O grupo Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Araras faz parte da rede EsF Brasil. O núcleo é formado por alunos de Engenharia, com sede na FHO, que tem como missão promover, por meio de projetos de extensão, o desenvolvimento humano e sustentável por intermédio da engenharia. Os projetos do grupo são desenvolvidos e executados pelos próprios alunos do núcleo, acompanhados pelo professor orientador, que se envolvem com os membros da comunidade, escutam suas necessidades e estabelecem parcerias e amizades.
Quem pode participar:
Alunos de todos os cursos de engenharia da FHO.
Por que participar do projeto:
O aluno que participar do grupo EsF núcleo Araras estará integrado a rede EsF Brasil e Engineers Without Borders – International (EWB-I), formadas por estudantes de engenharia e presente em 65 países ao redor do mundo. O grupo também propiciará a participação dos alunos em projetos de extensão com a comunidade de Araras, dando a oportunidade de colocar em prática todo o aprendizado adquirido nos cursos de engenharias da FHO. Ser Engenheiros Sem Fronteiras é acreditar na importância da engenharia para o desenvolvimento social e ser protagonista desta transformação.
Projeto em Análise e Mineração de dados + detalhes
Projeto em Análise e Mineração de dados
O que é:
O Projeto em Análise e Mineração de Dados tem como objetivo estudar procedimentos e métodos estatísticos voltados a contextos específicos de engenharia, e inclui desde a validação da distribuição de valores coletados em campo até situações avançadas que envolvem grandes volumes de informação. Os participantes do projeto utilizam os softwares Excel e Power BI, além do software estatístico R, visando interpretar os dados e tomar decisões com maior precisão e confiabilidade.
Quem pode participar:
Alunos de todos os cursos de engenharia da FHO.
Por que participar do projeto:
Saber coletar e validar dados são competências fundamentais que um bom engenheiro deve possuir para poder interpretar situações e extrair conclusões diante de dados quantitativos. Além disso, no cenário atual, com o avanço da Indústria 4.0, a evolução das tecnologias digitais passa a permitir a captação de dados em tempo real, os quais devem ser explorados com agilidade a fim de se tornar uma vantagem competitiva e potencializar a lucratividade dos negócios. Por último, é importante enfatizar que os conteúdos abordados no projeto são aplicáveis para decisões das áreas de Qualidade, Gestão da Produção, Finanças, Marketing e Logística, entre outras.
Produção mais Limpa (P+L) é o termo que resume as estratégias ambientais preventivas que podem ser integradas a processos, produtos e serviços para aumentar a eficiência global e reduzir riscos para os seres humanos e o meio ambiente. Seu objetivo principalmente é a prevenção da poluição, atuando em duas macro categorias: a minimização e a reutilização de rejeitos.
O que é: O projeto tem como foco o estudo e a construção de modelos de simulação para a representação de diferentes sistemas de produção. São abordados temas das seguintes áreas:
- Planejamento e Controle da Produção;
- Logística e Cadeia de Suprimentos;
- Projeto de Fábrica.
- Gestão de Projetos
- Gestão da Manutenção
As atividades são desenvolvidas em um Laboratório de Computadores com licenças completas do simulador multiuso FlexSim, eleito a melhor opção do mercado em pesquisas recentes.
Quem pode participar:
Alunos de todos os cursos de engenharia da FHO.
Por que participar do projeto:
Além de aprofundar os conhecimentos em temas específicos, o aluno poderá desenvolver novas competências e vivenciar experiências de trabalho em equipe, de forma a potencializar o seu currículo tendo em vista vagas de estágio e de emprego. O projeto também tem como foco a formação de equipes para a participação em desafios de Simulação realizados anualmente no Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), promovido pela ABEPRO. Em maio de 2018, um trio de alunos da FHO obteve o 1º lugar no Desafio ERPO. Já em outubro de 2019, uma dupla de alunos obteve o vice-campeonato no desafio nacional Lean Simulation.
Queremos que você conheça detalhadamente o curso de Engenharia de Produção para fazer a melhor escolha. Faça um tour pelas instalações do curso e conheça nossos laboratórios, clínicas, salas de aula e muito mais!