Desde 1981, quando foi implantado, o curso de Farmácia da FHO | Fundação Hermínio Ometto vem se adequando aos avanços das Ciências Farmacêuticas e às necessidades de um mercado de trabalho em constante expansão. As disciplinas oferecidas proporcionam aos alunos uma formação generalista e focada nos três grandes eixos de conhecimento: I - Cuidado em Saúde; II - Tecnologia e Inovação em Saúde; III - Gestão em Saúde, permitindo que o profissional farmacêutico atue em mais de 130 áreas de acordo com o conselho Federal de Farmácia.
Um importante diferencial do curso é o seu corpo docente, formado por mestres e doutores, que, aliados à moderna infraestrutura da Farmácia-Ensino e dos laboratórios, proporcionam aulas com enfoque prático, necessário à boa formação do Farmacêutico.
Os cursos de Biologia (bacharelado e licenciatura), Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia compõem o Núcleo Comum de Saúde, com as disciplinas do primeiro ano compartilhadas. Desta forma, o aluno recebe uma sólida formação básica, composta por disciplinas como Anatomia, Fisiologia, Biologia Celular, Bioquímica, que o preparam para as específicas de cada curso, que virão na sequência.
Outro benefício importante do Núcleo Comum é o fato de permitir ao aluno que não se adaptar ao curso escolhido, optar por outro que o compõe, aproveitando as disciplinas cursadas.
A área de atuação do Farmacêutico vai muito além das farmácias e drogarias. O mercado de trabalho para este profissional tem expandido consideravelmente nos últimos anos, tornando o profissional capaz de atuar em diferentes áreas, como:
- Farmácia Estética; - Pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos; - Produção de cosméticos, produtos de higiene e alimentos industrializados; - Produção de medicamentos e insumos em indústrias farmacêuticas; - Controle de qualidade de produtos alimentícios, medicamentos, cosméticos e matérias-primas; - Diagnóstico laboratorial em análises clínicas e toxicológicas; - Assistência farmacêutica hospitalar; - Farmacovigilância em saúde pública; - Produção e dispensação de medicamentos manipulados; - Perícia criminal em toxicologia forense; - Residência Farmacêutica; - Acupuntura; - Assistência farmacêutica nas forças armadas.
É importante ressaltar a infraestrutura do curso de Farmácia para as atividades práticas, composta pelos laboratórios específicos e multidisciplinares e, em especial, pela Farmácia Ensino, dividida em: área de atenção farmacêutica, laboratórios de produção e controle de qualidade de medicamentos e cosméticos. Nela, o estudante pratica desde o primeiro período, os conhecimentos adquiridos nos laboratórios e em sala de aula. Esta prática inclui a realização de projetos integradores, que valorizam as competências técnicas (desenvolvimento e controle de qualidade de produtos farmacêuticos; prescrição em consultório farmacêutico; gestão hospitalar).
Mas, o estudante não fica restrito nos laboratórios. É parte integrante da sua formação as ações de extensão, nas quais ele desenvolve a pratica da cidadania, por meio de projetos em saúde e ambiente e gestão da saúde na própria comunidade. É aqui que ele se destaca pela prática da farmácia clínica no seu consultório, por meio de consultas, prescrição e acompanhamento do tratamento do paciente.
Com todo este conhecimento acumulado, o estudante já está pronto para os estágios na área de medicamentos, cosméticos, interpretação de laudos laboratoriais e saúde pública. Para isso, a FHO mantém convênios com inúmeras farmácias, drogarias, hospitais, indústrias farmacêuticas, indústrias de alimentos, laboratórios de análises clínicas, etc.
"Em relação ao setor farmacêutico, é possível afirmar que continuará crescendo. A estimativa para este ano é de um crescimento entre 6,9% a 9,3% do mercado farmacêutico em faturamento [...] Em relação aos profissionais farmacêuticos, conforme a ABRAFARMA, Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, uma revolução silenciosa tomará conta do país, em pequenos e grandes centros urbanos. Profissionais farmacêuticos que antes se dedicavam tão somente a interpretar prescrições médicas, aplicarão vacinas, utilizarão seus conhecimentos nos consultórios farmacêuticos..." Fonte
"Os farmacêuticos vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e a profissão está entre as dez com as maiores taxas de ocupação do Brasil. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) da Secretaria do Trabalho, referentes ao primeiro trimestre de 2019, a profissão foi a segunda de nível superior que mais gerou novos empregos com carteira assinada no país nesse período." Fonte
"Na contramão da maioria dos setores no Brasil, a indústria farmacêutica apresenta imponente crescimento nos últimos dois anos. Nem mesmo a instabilidade econômica que o País vivencia tem impedido o impulsionamento desse mercado. As expectativas são altas. Nos próximos quatro anos a tendência é de que o Brasil assuma a quinta posição do ranking mundial da indústria farmacêutica, liderado, atualmente, pelos Estados Unidos. [...]" Fonte
"[...] o mercado farmacêutico global irá ultrapassar US$ 1,5 trilhão até 2023, crescendo a uma taxa de anual de 3% a 6% nos próximos cinco anos, segundo dados do "The Global Use of Medicine in 2019 and Outlook to 2023." Fonte
A história da farmácia se confunde com a história do próprio homem. Em todos os tempos, as doenças foram a força propulsora da busca pela saúde. Surgiram, então, os remédios. Inicialmente, as plantas, até chegarmos aos dias de hoje, com os medicamentos biotecnológicos, as nanopartículas e a farmacoterapia personalizada. Os medicamentos evoluíram ao longo dessa história... e as doenças também. Hoje, as “velhas doenças” convivem com doenças modernas, muitas vezes, originadas dos hábitos de vida, da alimentação inadequada, do sedentarismo, etc. Neste cenário, há séculos nasceu a figura do farmacêutico. Neste cenário, ele mantém-se ativo num mercado de trabalho em constante expansão, como agente promotor da saúde e do bem-estar. São mais de 70 áreas onde ele pode trabalhar, além das farmácias e drogarias: consultório farmacêutico, farmácia estética, perícia criminal, cosmético, farmácia hospitalar, banco de sangue, banco de leite, farmácia veterinária, meio ambiente, saúde pública, etc.
Veja as categorias abaixo e conheça algumas áreas inovadoras de atuação profissional.
Farmácia Estética
Em 2017, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) reconheceu que o farmacêutico possui os requisitos técnicos para o exercício profissional no âmbito da saúde estética. Desde então, o farmacêutico especializado na área de estética, pode atuar em clínicas de estética, realizando procedimentos como peeling, aplicação de Botox, preenchimentos dérmicos, etc.
"Farmácia estética: mercado da estética é investimento promissor".
Mercado que resistiu à crise econômica dos últimos anos, e cada vez mais procurado pelos brasileiros em busca de beleza e bem-estar, a estética é uma grande oportunidade de investimento para profissionais que têm o sonho de abrir um negócio próprio."
Agora é lei: Farmácia é unidade de saúde e não mero estabelecimento comercial. Em 2014, foi publicada a Lei 13.021, que muda o conceito de farmácia no Brasil. Farmácias e drogarias foram transformadas em unidades de prestação de assistência farmacêutica e orientação sanitária individual e coletiva. Mais do que orientar, o farmacêutico está habilitado para prescrever, conforme autorização de Resolução do CFF: "O farmacêutico poderá realizar a prescrição de medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não exija prescrição médica, incluindo medicamentos industrializados e preparações magistrais - alopáticos ou dinamizados -, plantas medicinais, drogas vegetais e outras categorias ou relações de medicamentos que venham a ser aprovadas pelo órgão sanitário federal para prescrição do farmacêutico."
O último levantamento do Ministério da Justiça sobre a Perícia Criminal no Brasil (2013) aponta que aproximadamente 17% dos peritos criminais no Brasil são farmacêuticos. A área farmacêutica oferece ampla formação em química e biologia, o que credencia o farmacêutico para atuar nos mais diferentes segmentos da perícia criminal: entomologia forense, genética forense, toxicologia forense, hematologia forense, etc.
O Decreto Federal no. 5116 de 24/06/2004 assegura aos farmacêuticos o direito de acesso às atividades periciais da Polícia Federal.
Saúde não significa apenas ausência de doença. É também sinônimo de bem-estar, beleza. Na área de medicamentos, o farmacêutico tem atuação industrial no desenvolvimento, produção e controle de qualidade. Segundo dados do Ministério da Saúde, o setor movimenta anualmente R$ 41 bilhões e apresenta um crescimento estável, muito acima de outros segmentos.
Na área de cosméticos, perfumaria e produtos de higiene, o Brasil é o terceiro mercado mundial. Segundo os últimos dados disponibilizados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o setor faturou 42 bilhões de dólares, com um crescimento de 87% desde 2007.
O farmacêutico atua também na área de alimentos, desenvolvendo, produzindo e controlando a sua qualidade. Na área de análise de alimentos, o farmacêutico bromatologista é treinado para avaliar a qualidade dos alimentos, em relação ao seu valor nutricional e detecção de adulterações. A área é promissora nas indústrias de alimentos, laboratórios de análises bromatológicas e consultorias independentes.
Análises Clínicas
De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde do Ministério da Saúde, existiam até 2007, 12.000 laboratórios de análises clínicas no Brasil. Deste total, em 2008, 5.525 laboratórios de análises clínicas tinham como proprietário um farmacêutico. No laboratório, o farmacêutico é o responsável técnico, capacitado para realizar e interpretar exames em bioquímica clínica, hematologia clínica, imuno-hematologia, microbiologia clínica, líquidos biológicos, citopatologia, biologia molecular, etc.
Homeopatia
Ser farmacêutico homeopata é ir além da matéria. A homeopatia trabalha muito no campo da energia. Dados científicos recentes comprovam a influência da energia individual na prevenção e cura de doenças, incluindo os animais. A carreira farmacêutica veterinária atua num nicho de mercado bastante específico, e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. O farmacêutico homeopata é o profissional graduado em ciências farmacêuticas e registrado no Conselho Regional de Farmácia, com formação teórico-prática em homeopatia e farmácia homeopática, por meio de disciplinas específicas em cursos de graduação em Farmácia e em cursos de aprimoramento reconhecidos pelo CFF.
Acupuntura, Plantas medicinais, Medicina Tradicional Chinesa
O Ministério da Saúde incentiva as Práticas Integrativas em Saúde, ou seja, a prática de terapias holísticas, integradas aos métodos convencionais de tratamento: homeopatia, acupuntura, florais, fitoterapia, reiki, ayurveda, quiropraxia, etc. O Conselho Federal de Farmácia define na sua Resolução 516, de 26 de novembro de 2009, a os aspectos técnicos do exercício da acupuntura como especialidade Farmacêutica. Com poucas restrições e muitas vantagens, a acupuntura é muito indicada para animais idosos, mas benéfica para os de todas as idades. Feita por meio de agulhas que puncionam determinados pontos do organismo, ela reestabelece o equilíbrio e trata desde dores até doenças. Sem problemas nos ossos, músculos ou articulações a qualidade de vida melhora muito e junto com ela a longevidade do animal.
Farmácia Hospitalar
Em oncologia, o farmacêutico é o principal instrumento para a qualidade da farmacoterapia. Suas atribuições vão além da simples dispensação da prescrição médica, ou ainda a manipulação propriamente dita. Sua atuação é importante em várias etapas da terapia do câncer: farmacovigilância, manipulação dos medicamentos, seleção e padronização dos medicamentos, etc.
Farmácia podem exercer o cargo de professores universitários nas áreas de química e biologia. A sua formação profissional os qualifica para lecionarem disciplinas diversas, a exemplo da farmacologia, toxicologia, fisiologia, farmácia clínica, fitoterapia, química farmacêutica, biotecnologia, genética, etc. É uma grande oportunidade àqueles que sonham com um mestrado ou doutorado profissional. Além da docência, farmacêuticos são responsáveis por pesquisas na área de medicamentos, cosméticos, alimentos, ambiental, etc. Inúmeros medicamentos comercializados todos os dias foram desenvolvidos por farmacêuticos.
Forças Armadas
O Corpo de Saúde das Forças Armadas, composto por Farmacêuticos, Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Médicos Veterinários, Dentistas e Psicólogos, atuam no Exército, Marinha e Aeronáutica em operações no território nacional e em missões internacionais. Além disso, os integrantes do Corpo de Saúde também prestam assistência e socorro em caso de acidente ou emergência nas unidades dessas forças militares. Os oficiais profissionais de saúde, ao longo da sua carreira, exercem também funções de comando, chefia ou direção de órgãos, serviços, docência e gestão. O farmacêutico atua na dispensação ambulatorial de medicamentos, desinfestação ambiental, análise de água, farmácia clínica hospitalar e em operações militares e em ações de defesa civil e saúde pública.
Estrutura
Clique no campus abaixo para ver a galeria de fotos
Clique na imagem para visualizar a galeria
Campus Araras/SP
Lab. de Tecnologia Farmacêutica
Lab. de Controle de Qualid. Microbiológico
Lab. de Controle de Qualid. Físico-químico
Lab. de Semi-sólidos
Lab. de Sólidos
Lab. de Toxicologia
Lab. de Bioquímica
Lab. de Química I
Lab. de Química II
Lab. de Microbiologia
Lab. de Anatomia
Labs. Multidisciplinares
Campus Araras/SP
Biblioteca
Labs. de Informática
Alimentação
Estacionamentos
Conjunto Poliesportivo
Outros Serviços
Na FHO você pode!
Com Bolsa de 50% + PagFácil
Período: matutino / noturno
Com o PagFácil, você estuda em 5 anos e paga seu curso em 9 anos.
(*) Valores 2024 com desconto pontualidade (4%) para pagamento até a data do vencimento (dia 10 de cada mês). Valores sujeitos a reajustes anuais.
Projetos e Ações
Na FHO o conhecimento vai muito além de salas de aula e laboratórios. Vivências, projetos, competições e visitas técnicas qualificam a formação profissional do aluno. Confira a galeria abaixo:
Esse projeto é uma ação de extensão que tem como objetivo fazer campanhas de conscientização sobre o descarte de medicamentos na comunidade, a fim de, orientar sobre a forma correta de descarte e os impactos que o descarte incorreto ocasionam para o meio ambiente e sociedade. Com o intuito de incentivar a adoção de práticas sustentáveis pela comunidade.
O projeto acontece devido a alta comercialização e consumo de medicamentos pela população em geral, que como consequência se tornam resíduos que devem ser descartados. Por não haver principalmente uma legislação específica destinada a sociedade comum, que trate, oriente e fiscalize o descarte dos medicamentos, os mesmos acabam sendo descartados incorretamente em lixo comum, pias e privadas principalmente. Essa ação a curto prazo, promove problemas ambientais e atingem negativamente a saúde pública, pois os medicamentos são contaminantes e poluentes orgânicos emergentes.
Esse projeto foi criado com o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública e particular de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
Nesse sentido, a proposta é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para redução da infecção pelo HIV/IST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 14 a 24 anos.
Produção de Alimentos / Boas Práticas - Manipulação + detalhes
Produção de Alimentos / Boas Práticas - Manipulação
O que é:
Projeto na área de alimentos onde os alunos de Farmácia aprendem a desenvolver, produzir e controlar a qualidade de carnes, laticínios, doces, pães, etc. O projeto acontece no Laboratório de Tecnologia de Alimentos da FHO, sendo uma forma divertida e gostosa de aprender ensinando a comunidade.
Quem pode participar:
Alunos do curso de Farmácia.
Por que participar do projeto:
O aluno aprende a desenvolver novos alimentos agregando conhecimento com a prática.
Queremos que você conheça detalhadamente o curso de Farmácia para fazer a melhor escolha. Faça um tour pelas instalações do curso e conheça nossos laboratórios, clínicas, salas de aula e muito mais!