O Engenheiro Mecânico formado pela FHO | Fundação Hermínio Ometto é preparado para desenvolver sistemas mecânicos, processos de fabricação, selecionar materiais e dimensionar componentes de máquinas bem como elementos de sistemas térmicos. Além disso, são oferecidos conhecimentos na área de controle e automação.
O curso de Engenharia Mecânica da FHO possui um formato multidisciplinar que é evidenciado em um projeto inovador. Neste sentido, é adotada a abordagem de ensino integrado, combinando abordagens quantitativas a aulas práticas para a visualização e aplicação de conceitos técnicos. Para tanto, são adotadas ferramentas computacionais e laboratórios específicos, que abrangem desde opções tradicionais, tais como processos de usinagem e projetos de mecanismos, até as mais contemporâneas, como projeto e manufatura assistida por computador (CAE / CAM). Assim, o profissional formado possuirá forte experiência em Projeto, Fabricação, Energia, Fluidos e Automação, e dessa forma poderá atuar em todas as áreas da Engenharia Mecânica.
Diante disso, o curso possibilita a formação de um profissional com visão abrangente, capaz de atuar em diversos segmentos tais como metalmecânico, mecatrônico, siderúrgico, alimentício, maquinário, sucroalcooleiro, entre outros. Além disso, devido a abrangência da grade curricular, o Engenheiro Mecânico da FHO também possui versatilidade para construir carreira como consultor ou como empreendedor.
O corpo docente do curso é formado quase que em sua totalidade por mestres e doutores, que combinam experiência acadêmica e profissional, fato que proporciona uma sólida formação aos alunos. Além disso, o Núcleo de Engenharia da FHO oferece a possibilidade de participação em um amplo leque de atividades complementares e projetos de extensão, bem como em palestras durante a Semana da Engenharia.
A Matriz Curricular possui uma das maiores cargas horárias do país, e permite uma formação ampla e coerente com as atuais exigências do mercado, potencializando as chances de uma trajetória de sucesso no mercado de trabalho, com início já no Estágio Curricular.
Atualmente, o engenheiro mecânico encontra-se entre os profissionais mais valorizados, pois é um profissional essencial para empresas de diversos setores, uma vez que possui as competências e habilidades para aplicar conhecimentos de projeto, fabricação e de ciências térmicas para desenvolver alternativas para viabilizar processos de alto desempenho. Assim, o profissional pode selecionar equipamentos, materiais e definir formatos de componentes para uma ampla gama de aplicações em diferentes contextos além de possuir competências de projetar, modelar, implantar, operar, manter e melhorar os sistemas nas áreas:
- Sistemas Mecânicos: O Engenheiro de Mecânico formado na FHO será capaz de projetar sistemas mecânicos e mecanismos diversos como transmissão, distribuição e utilização de energia mecânica, vibrações e acústica em instalações industriais e equipamentos mecânicos, fluido-mecânicos, eletromecânicos e seus componentes, como sistemas estruturais metálicos, veículos automotivos, equipamentos rodantes, dispositivos mecânicos transportadores e elevadores, entre outros.
- Materiais e Processos de Fabricação: O Engenheiro de Mecânico formado na FHO será capaz de atuar com a operação de processos industriais de produção mecânica e desenvolver novas tecnologias de fabricação além de avaliar e selecionar materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos e compósitos, além da gestão da manutenção, com foco no aumento da produtividade e melhoria da qualidade dos produtos.
- Sistemas Térmicos e Fluídos: O Engenheiro de Mecânico formado na FHO será capaz de analisar, avaliar e projetar sistemas e métodos de produção, transmissão, distribuição e utilização de energia termo fluídicas e suas aplicações em processos de controle térmico como calefação, refrigeração e condicionamento de ar e processos de geração de potência como motores de combustão interna.
- Automação Industrial: O Engenheiro Mecânico formado pela FHO será capaz de analisar sistemas de acionamento de máquinas, aplicar sistemas hidráulicos e pneumáticos, aplicar controladores lógicos programáveis (CLP) e aplicar instrumentação e medidas mecânicas atuando com outras engenharias em projetos de automação industrial.
Além da carreira corporativa em empresas, o profissional pode atuar como consultor autônomo, realizando o desenvolvimento e implantação de projetos nos mais diversos ramos da indústria.
Com uma ampla estrutura, o Núcleo de Engenharia possui Laboratórios de Informática, com licenças de softwares mais utilizados no mercado de CAD, CAM, CAE entre outros, Laboratórios de Experimentos, Fábrica Integrada Modelo, Bancadas de Simulação Hidráulica da Parker e Pneumática da Festo, Laboratório de Metrologia, Laboratório de Solda e Laboratório de Materiais, os quais são equipados com o que há de mais moderno do mercado. Isso tudo com o intuito de formar profissionais multidisciplinares, que tenham domínio de novas abordagens e tecnologias.
Faça o tour virtual e saiba mais sobre a infraestrutura do curso de Engenharia Mecânica.
Estrutura
Clique no campus abaixo para ver a galeria de fotos
Clique na imagem para visualizar a galeria
Campus Araras/SP
Fábrica Integrada Modelo
Lab. de Experimentos
Lab. de Metrologia
Lab. de Química I
Campus Araras/SP
Biblioteca
Labs. de Informática
Alimentação
Estacionamentos
Conjunto Poliesportivo
Outros Serviços
Na FHO você pode!
Com Bolsa de 50% + PagFácil
Período: noturno
Com o PagFácil, você estuda em 6 anos e paga seu curso em 11 anos.
(*) Valores 2024 com desconto pontualidade (4%) para pagamento até a data do vencimento (dia 10 de cada mês). Valores sujeitos a reajustes anuais.
Projetos, Eventos e Competições
No Núcleo de Engenharia da FHO, o conhecimento vai muito além das salas de aula e dos laboratórios. Projetos, competições e visitas técnicas qualificam a formação profissional do aluno. Confira a galeria abaixo:
O projeto FHO BAJA é formado por estudantes de engenharia, com o objetivo de projetar e construir um veículo off road do tipo mini baja para representar a FHO nas competições oficiais da SAE Brasil. O desafio é grande, e permite a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula na prática, desde a etapa de concepção inicial ao projeto detalhado. Contempla também a fabricação, montagem e testes do veículo.
Quem pode participar:
Alunos de todos os cursos de engenharia da FHO.
Por que participar do projeto:
Os integrantes da equipe encaram diversos desafios que os preparam para o mercado de trabalho, como trabalho em equipe, lidar com prazos e orçamentos limitados. Estas habilidades são muito desejadas e precisam ser exercitadas. Alunos que participam de projetos como esse têm currículos mais interessantes sob o ponto de vista dos caçadores de talentos das empresas. Além disso, eles saem melhor preparados para enfrentar os processos seletivos.
A Competição SAE BRASIL AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.
Ao participar do programa SAE AeroDesign o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes. O grupo tem espaço próprio no Núcleo de Engenharia da FHO, além de utilizar os laboratórios de mecânica para a construção da aeronave, e conta com oficina própria, túnel de vento, impressora 3D e máquinas para a construção da aeronave.
O objetivo do Projeto é o desenvolvimento de uma aeronave que decole e pouse em um espaço reduzido e que seja capaz de levantar voo com a maior capacidade de carga. Atualmente o recorde da equipe é levantar voo com 6,5 quilos de carga, em uma aeronave com 2,5 metros de asa.
Quem pode participar:
Alunos de todos os cursos de engenharia da FHO.
Por que participar do projeto:
Os estudantes devem participar do AeroDesign para conhecer e experimentar os princípios básicos da aviação, bem como aprender a trabalhar em equipe, pesquisar, planejar e trabalhar para atingir objetivos necessários para o desenvolvimento do projeto escolhido. É um desafio constante projetar a aeronave, calcular os esforços da estrutura, a capacidade de carga, a estabilidade, propulsão, eletrônica embarcada, telemetria e o desempenho em geral.
A própria estrutura da equipe da FHO permite planejar bons resultados para o grupo ao cumprirem com as etapas do projeto, receberem uma boa nota no relatório e realizarem a missão de voo do modelo. Participe e venha descobrir a emoção de construir e fazer voar uma aeronave!
O objetivo desta atividade é o projeto, desenvolvimento, construção e operação com foguetes e motores-foguete de pequeno porte para uso em: agricultura; sondagem atmosférica; meteorologia; comunicação; sensoriamento remoto com câmera infravermelho; imagem aérea de alta definição e pesquisa acadêmica. O objetivo geral do grupo é desenvolver foguetes de pequeno porte, junto aos alunos dos cursos de Engenharia, de alcance entre 300 metros até 5 km. Após a fase de aprendizado, o grupo passará a desenvolver foguetes destinados a competições nacionais e internacionais.
Quem pode participar:
Alunos de todos os cursos de engenharia da FHO.
Por que participar do projeto:
Os alunos envolvidos irão participar diretamente no projeto, entendendo o funcionamento e as normas aeronáuticas para projetos e construção de foguetes e os equipamentos necessários. Além disso, serão treinados tecnicamente para a construção dos equipamentos e dos foguetes e a elaboração de textos acadêmicos, onde serão divulgados os resultados da equipe.
A competição Shell Eco-Marathon desafia estudantes de todo o mundo a projetarem, construírem e pilotarem veículos mais eficientes em termos de energia.
Quem pode participar:
Alunos de todos os cursos de engenharia da FHO.
Por que participar do projeto:
A Shell Eco-Marathon Brasil oferece oportunidades para: - Equipes inexperientes praticarem e aperfeiçoarem seus veículos para atingir resultados válidos; - Times iniciantes apresentarem e testarem seus projetos, e, acima de tudo, viverem a experiência Shell Eco-Marathon, desfrutando do espírito de colaboração da competição; - Equipes experientes que desejem aperfeiçoar seus veículos e melhorar seus resultados; - Estudantes desfrutarem do relacionamento com colegas de diversas regiões do Brasil, com troca de experiências e informações preciosas.
Projeto multidisciplinar que tem por objetivo a construção de um time de futebol de robôs autônomos. O foco de divulgação científica do projeto reside na participação das competições de robótica do Brasil e da América Latina. Durante as competições, os robôs devem ser autônomos, ou seja, agem e tomam decisões por conta própria, usando para isso algoritmos e técnicas de Inteligência Artificial. No projeto, os alunos das Engenharias projetam, constroem e programam tanto os elementos físicos do robô (chassis, dimensionamento de motores e placa eletrônica) como também implementam os softwares e firmwares que controlarão os robôs autônomos. Além disso, o projeto também se encarrega na disseminação de conhecimento a partir de minicursos e palestras para a comunidade.
Quem pode participar:
Alunos de todos os cursos de engenharia da FHO.
Por que participar do projeto:
Além de ser um projeto desafiador, focado principalmente em competições de robótica, os alunos têm a oportunidade de exercitar os conceitos vistos em sala de aula de maneira prática, além de vivenciarem a experiência de trabalhar em equipe e participar de projetos de maior complexidade.
"Eu participo do FHOBots desde o começo de 2018. Foram dois anos de competição e muito aprendizado. A importância de um projeto como esse para a formação é imensa, porque você precisa aprender a pesquisar sozinho, conhecer coisas novas e fazer tudo isso funcionar enquanto trabalha em equipe, debatendo ideias e transformando elas em algo real. É uma experiência quase que profissional dentro da universidade. Poder aprofundar meus conhecimentos em Robótica, Visão Computacional e Inteligência Artificial me fez perceber que essa é a área que eu quero seguir e estudar e o FHOBots foi parte essencial disso."
O projeto da Manufatura Assistida por Computador (CAM) é desenvolvido nos laboratórios de experimentos e na Fábrica Modelo da FHO, com a finalidade de integrar as tecnologias CAD/CAM/CNC. O objetivo principal da atividade é desenvolver no aluno a habilidade de integrar os sistemas CAD/CAM/DNC e CNC para auxílio à fabricação de peças com geometrias complexas. Para isso, o grupo utiliza os softwares SolidWorks e SolidCAM e máquinas de usinagem com comando numérico computadorizado (CNC).
Quem pode participar:
Alunos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Química e Engenharia Elétrica.
Por que participar do projeto:
O aluno desenvolverá habilidades para a utilização de técnicas modernas de manufatura de peças por usinagem. Com isso, estará mais bem preparado para as exigências do mercado de trabalho.
O Grupo de Estudos em Materiais Metálicos tem como objetivo o aprimoramento dos alunos em diversas áreas do conhecimento, como as ciências dos materiais, processos de conformação e projeto mecânico. Este aprimoramento se dá através de atividades acadêmicas e práticas ligadas ao processamento e caracterização de Aço Damasco.
O Aço Damasco é um material muito antigo, conhecido por sua beleza e resistência, com diversas propriedades de interesse em engenharia e obtido através do caldeamento (soldagem sólida com uso de alta temperatura e alta pressão) de dois ou mais aços com qualidades diferentes.
Quem pode participar:
Alunos de todos os cursos de engenharia da FHO.
Por que participar do projeto:
Os integrantes da equipe enfrentam desafios que permitem a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, e que, além disso, incitam o aprofundamento desses conhecimentos através da pesquisa e de experimentos científicos. A equipe tem acesso a um laboratório muito bem equipado e a uma oficina com todos os equipamentos necessários e a orientação do grupo é feita por professores com ampla experiência e entusiasmo.
A Empresa Júnior ou EJ é uma organização sem fins lucrativos de cunho educacional, gerida exclusivamente por alunos de graduação, que presta serviços para empresas sob orientação de professores. A STARTUP! Engenharia é uma Empresa Júnior com alma de startup, que desenvolve projetos em diversas áreas da engenharia buscando atingir um patamar de excelência no mercado. A equipe conta com alunos de 6 cursos da engenharia da FHO, acompanhados por professores altamente qualificados, e fomenta o empreendedorismo e a inovação entre os estudantes, contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados e também para o desenvolvimento do país.
Quem pode participar:
Alunos de todos os cursos de engenharia da FHO.
Por que participar do projeto:
Participar da Empresa Júnior é promover capacitação profissional e vivência empresarial para os estudantes de engenharia da FHO, através do desenvolvimento de projetos e soluções acessíveis em engenharia, que impactam positivamente a vida dos nossos clientes e da sociedade.
O Grupo de Projetos em Biomecânica e Engenharia de Reabilitação visa projetar e construir protótipos funcionais de produtos voltados para a utilização na clínica de fisioterapia da FHO. Esses protótipos são projetados e construídos pelos próprios alunos, incorporando toda a base de cálculos e dimensionamento aprendidos durante o curso de graduação em Engenharia Elétrica.
Quem pode participar:
Alunos de Engenharia Elétrica são convidados a participar desde o primeiro ano com estudos em Biomecânica e a partir do terceiro ano podem participar do desenvolvimento de produtos.
Por que participar do projeto:
Além de ampliar seus conhecimentos, o aluno sentirá a enorme satisfação ao ver seu protótipo de produto sendo utilizado pelos pacientes que são atendidos na Clínica-Escola de Fisioterapia da FHO.
SIVA: Sistemas Inteligentes e Veículos Autônomos + detalhes
SIVA: Sistemas Inteligentes e Veículos Autônomos
O que é:
O grupo Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes e Veículos Autônomos (SIVA) é um grupo de pesquisa do curso de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação da FHO que atualmente possui três linhas de pesquisa principais:
- Desenvolvimento de um veículo elétrico autônomo com sistemas de auxílio ao motorista e navegação autônoma baseada em visão computacional e algoritmos de inteligência;
- Desenvolvimento de Sistemas Embarcados Inteligentes;
- Desenvolvimento de Sistemas de Computação a partir de soluções computacionais inteligentes e sistemas de informação em software.
Quem pode participar:
Alunos de todos os cursos de engenharia da FHO.
Por que participar do projeto:
O projeto desenvolve um tema de pesquisa mundialmente difundido e os alunos terão conhecimento de áreas diferentes de engenharia, além de desenvolverem trabalho em equipe e habilidades de pesquisa.
Grupo voltado para o treinamento e estudo de técnicas de programação para programação competitiva. A programação competitiva é um "mind sport", ou seja, um esporte voltado ao raciocínio e conhecimento dos participantes, assim como o xadrez. Durante o projeto os alunos têm a oportunidade de aprender algoritmos e soluções computacionais pouco exploradas ao longo da graduação e de participar de eventos e competições como a Maratona de Programação SBC e competições regionais.
Quem pode participar:
Alunos de todos os cursos de engenharia da FHO.
Por que participar do projeto:
Além de ser divertido, competições de programação competitiva apresentam como diferencial a possibilidade de os alunos raciocinarem mais rapidamente, resolver problemas escolhendo alternativas viáveis, trabalhar em equipe e buscar soluções criativas. Deve-se destacar também que diversas empresas gigantes da área de tecnologia promovem competições e usam desafios de programação competitiva em seu processo seletivo.
O grupo Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Araras faz parte da rede EsF Brasil. O núcleo é formado por alunos de Engenharia, com sede na FHO, que tem como missão promover, por meio de projetos de extensão, o desenvolvimento humano e sustentável por intermédio da engenharia. Os projetos do grupo são desenvolvidos e executados pelos próprios alunos do núcleo, acompanhados pelo professor orientador, que se envolvem com os membros da comunidade, escutam suas necessidades e estabelecem parcerias e amizades.
Quem pode participar:
Alunos de todos os cursos de engenharia da FHO.
Por que participar do projeto:
O aluno que participar do grupo EsF núcleo Araras estará integrado a rede EsF Brasil e Engineers Without Borders – International (EWB-I), formadas por estudantes de engenharia e presente em 65 países ao redor do mundo. O grupo também propiciará a participação dos alunos em projetos de extensão com a comunidade de Araras, dando a oportunidade de colocar em prática todo o aprendizado adquirido nos cursos de engenharias da FHO. Ser Engenheiros Sem Fronteiras é acreditar na importância da engenharia para o desenvolvimento social e ser protagonista desta transformação.
Queremos que você conheça detalhadamente o curso de Engenharia Mecânica para fazer a melhor escolha. Faça um tour pelas instalações do curso e conheça nossos laboratórios, clínicas, salas de aula e muito mais!