Pioneiro na FHO | Fundação Hermínio Ometto, o curso de Biologia tem formado profissionais desde 1978 e conta com infraestrutura diferenciada, integrada por laboratórios básicos e específicos, a começar pelo próprio campus, composto por extensa área verde, usada como laboratório de aulas práticas; visitas técnicas e trabalhos de campo, que proporcionam ao estudante contato direto com diversos ecossistemas; e corpo docente formado, em sua grande maioria, por mestres e doutores com vasta experiência profissional.
O Bacharelado em Ciências Biológicas
Na habilitação em Bacharelado há a preocupação em formar profissionais capacitados e comprometidos com a conservação do meio ambiente e de sua biodiversidade, de forma a atender as demandas regionais de mercado de trabalho, procurando soluções sustentáveis para os problemas ambientais.
No curso, você vai estudar Zoologia, Botânica, Evolução, Genética, Biologia celular, Histologia, Ecologia, Biologia molecular, Parasitologia, Imunologia, Anatomia humana, Microbiologia, Fisiologia, Etologia entre tantas outras que permitirão sua atuação como pesquisador depois de formado. Além disso, no quinto ano, as disciplinas te permitirão atuar no mercado de trabalho com enfoque na área ambiental, cursando disciplinas como Estudo de impacto ambiental, Biologia da conservação, Monitoramento ambiental integrado, Estudos integrados de fauna e flora, Gestão e planejamento ambiental, Solução de problemas ambientais entre outras.
Os cursos de Biologia (bacharelado e licenciatura), Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia compõem o Núcleo Comum de Saúde, com as disciplinas do primeiro ano compartilhadas. Desta forma, o aluno recebe uma sólida formação básica, composta por disciplinas como Anatomia, Fisiologia, Biologia Celular, Bioquímica, que o preparam para as específicas de cada curso, que virão na sequência.
Outro benefício importante do Núcleo Comum é o fato de permitir ao aluno que não se adaptar ao curso escolhido, optar por outro que o compõe, aproveitando as disciplinas cursadas.
Um grande diferencial deste curso é a possibilidade de aluno obter em apenas 05 anos, duas titulações – Licenciatura e Bacharelado –, por meio do aproveitamento das disciplinas cursadas, ampliando, assim, suas possibilidades profissionais.
O aluno formado em Bacharelado em Ciências Biológicas poderá atuar nas seguintes áreas:
- Laboratório de análises de dados ambientais;
- Empresas de consultoria, licenciamento, controle e monitoramento ambiental;
- Empresas de recuperação e restauração de áreas degradadas;
- Empresas de controle de pragas (urbanas e agrícolas);
- Projetos, ONGs e órgãos públicos com atuação socioambiental;
- Aquários, Zoológicos, Parques, Unidades de Conservação;
- Órgão de vigilância sanitária e vigilância epidemiológica;
- Laboratórios de biotecnologia;
- Produtoras de conteúdo e material de educação e divulgação científica;
- Escolas/cursos de Educação Técnica, Profissionalizante, Treinamento e outros ambientes de educação não formal.
Além disso, permite a continuidade de seus estudos em nível de pós-graduação, no Brasil ou em outros países, o que permite também sua atuação profissional na área da pesquisa e como professor universitário.
O curso de Ciências Biológicas tem o compromisso com a formação integral do aluno, oferecendo práticas diferenciadas que permitem o desenvolvimento das competências necessárias para a sua inserção no mercado de trabalho, como os trabalhos de campo e as visitas técnicas curriculares. Alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado entram em contato direto com os ecossistemas, uma experiência importante para o futuro biólogo. Atualmente, são realizadas as seguintes atividades:
Parque Estadual da Ilha do Cardoso, em Cananéia (SP): reconhecimento da diversidade florestal de Mata Atlântica costeira como restinga, florestas costeiras e manguezais. Importante centro de pesquisa na área de conservação;
Parque Estadual Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro: reconhecimento do ecótono Cerrado-Mata Atlântica, sua vegetação típica e os jequitibás gigantes.
Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas (MG): estudo das formações geológicas da Serra da Canastra e do Cerrado, do conjunto de nascentes e cachoeiras e das inúmeras aves silvestres e vegetação típica da região;
Parque Estadual Intervales, em Ribeirão Grande (SP): estudo da maior área remanescente de Mata Atlântica do Brasil, repleta de cavernas e com rica biodiversidade;
Pedreira de Rio Claro: estudos paleontológicos;
Quilombola Ivaporunduva: visita à comunidade do quilombola para imersão e estudo antropológico dos costumes culturais e das práticas tradicionais da região do munícipio de Eldorado, às margens do Rio Ribeira de Iguape. O quilombola está inserido dentro de uma área de Mata Atlântica com a grande riqueza de espécies vegetais e animais.
O apoio Institucional para o transporte dos alunos garante a participação de todos nas atividades de campo. Além disso, o curso oferece de maneira opcional e gratuita, a oportunidade do aluno participar de grupos de estudos nas áreas de Toxicologia, Microbiologia, Ecologia e Educação Ambiental, que também proporcionam práticas no campus e saídas para estudo de caso.
Estrutura
Clique no campus abaixo para ver a galeria de fotos
Clique na imagem para visualizar a galeria
Campus Araras/SP
Arboretos
Museu de Zoologia
Casa de Vegetação
Jardim Experimental
Lab. de Meio Ambiente
Lab. de Bioquímica
Lab. de Microbiologia
Lab. de Micromorfologia
Lab. de Química I
Lab. de Biologia Molecular e Genética
Lab. de Anatomia
Lab. de Pesquisa I
Labs. Multidisciplinares
Campus Araras/SP
Biblioteca
Labs. de Informática
Alimentação
Estacionamentos
Conjunto Poliesportivo
Outros Serviços
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Período: noturno
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Um jeito diferente de aprender
Na FHO o conhecimento vai muito além de salas de aula e laboratórios. Vivências, projetos e visitas técnicas qualificam a formação profissional do aluno. Confira a galeria abaixo:
Ilha do Cardoso/SP
Parque Estadual de Intervales/SP
Parque Estadual Cantareira/SP
Vivências Lúdicas na Aprendizagem de Zoologia e Meio Ambiente
O que é:
Proporcionar um ambiente de aprendizagem de ciências e biologia que estimule os alunos de forma vivencial e lúdica, tornando-os sujeitos ativos nesse processo.
As visitas monitoradas às coleções didáticas (Museu de Zoologia, Laboratório de Meio Ambiente da FHO) é uma das formas de se conseguir uma motivação por parte dos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio ao conhecimento, logo promove incentivo para cursar o Ensino Superior. Esse tipo de acervo (coleções didáticas) é ideal para os alunos entenderam as semelhanças e diferenças entre grupos de animais e plantas das mais variadas espécies. Quanto à trilha no arboreto, ela abrange a Educação Ambiental aliada à Percepção Ambiental, as quais devem ter como objetivo a compreensão de conhecimentos.
Vivências Lúdicas na Aprendizagem de Zoologia e Meio Ambiente
Furnas e Serra da Canastra/MG
Pantanal
Cananéia/SP
Projeto de Extensão CIÊNSINANDO
O que é:
É o grupo de divulgação científica da FHO. Seu principal objetivo é levar conhecimento científico de forma clara, objetiva e direta à população, a fim de esclarecer dúvidas e derrubar mitos e informações falsas geradas pela mídia sensacionalista.
Quem pode participar:
Alunos da FHO regularmente matriculados em qualquer curso da instituição e que tenham ou queiram desenvolver competências variadas, como: proatividade, criatividade, curiosidade, empatia, relações interpessoais e, principalmente, aprendizado e disseminação de conhecimento.
Por que participar desse projeto:
O projeto pretende preparar os estudantes para compartilhar com a população o conhecimento adquirido no nível superior e capacitá-los a realizar revisões bibliográficas e desenvolver materiais de divulgação científica por meio de diferentes recursos de informação, como vídeos, textos e infográficos. Com isso, diversas competências artísticas também têm sido exercidas, indiretamente, pelos alunos. Além disso, estimula-se a leitura de materiais científicos e a comunicação efetiva, de forma a permitir a interação e a troca de experiências com a população em geral. As atividades desenvolvidas no grupo podem ser aproveitadas como Atividades de Extensão ou Estágio.
É um projeto de extensão à comunidade que atende escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio e tem como objetivo levar a uma percepção cognitiva dos alunos, transformando-os em sujeitos ativos no aprendizado das Ciências Naturais por meio de exercícios de observação, interação e investigação. Neste projeto os alunos participam de atividades lúdicas sobre animais invertebrados e vertebrados conservados em formol e taxidermizados no Museu de Zoologia da FHO, podendo interagir com esses animais, junto com os monitores do projeto, que são alunos de Biologia. O projeto também conta com um passeio por um arboreto da própria faculdade onde os alunos junto com os monitores participam de uma trilha interpretativa da natureza com muitas ações e atividades que levam a aprendizagem significativa dos alunos relacionada a conservação do meio ambiente.
Quem pode participar:
Alunos dos cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Pedagogia e Educação Física, a partir do 1º ano, como MONITORES do projeto.
Por que participar desse Projeto:
Os monitores são alunos do Curso de Ciências Biológicas, Pedagogia e Educação Física que queiram se especializar na arte do "Ensinar", pois trata-se de um laboratório para a formação de futuros docentes que serão capacitados e irão desenvolver competências e habilidades para atuarem no mercado de trabalho, em Escolas e outros espaços de aprendizagem, dominando as técnicas das metodologias ativas para o ensino de Ciências e Biologia. Além disso, as atividades desenvolvidas no grupo podem ser aproveitadas como Atividades de Extensão ou Estágio.
Trata-se de uma semana inteira de palestras, minicursos, mesas-redondas, oficinas e eventos culturais, realizada uma vez por ano em comemoração ao Dia do Biólogo, sempre na primeira semana de setembro. A Semana de Estudos da Biologia já está em sua 15º edição e é um dos eventos mais badalados da FHO. Em 2019 o curso contou com mais de 50 palestrantes, das mais diferentes áreas, além de várias apresentações culturais dos próprios alunos da Biologia.
Quem pode participar:
Todos os alunos do curso de Ciências Biológicas da FHO, alunos de outros cursos e a comunidade externa.
Por que participar desse evento:
Essa é uma das excelentes oportunidades que o curso oferece para que o aluno entre em contato com biólogos que atuam no mercado de trabalho e na pesquisa de ponta produzindo conhecimento científico. Ótima oportunidade de atualização sobre assuntos diversos que envolvem a participação de Biólogos, como Meio Ambiente, Saúde e Biotecnologia. O aluno também tem a oportunidade de participar se apresentando como desenhista, pintor, escultor, músico, dançarino ou simplesmente com sua boa vontade e alegria. Todo mundo que participa da Semana da Biologia deixa uma marca no curso e leva mais um pouco de conhecimento e valores para sua vida e sua carreira como Biólogo.
Semana de Estudos da Biologia
Projeto Ecomudas
O que é:
Criado em 2017 no âmbito do curso de Ciências Biológicas, o Projeto Ecomudas faz um link entre a comunidade acadêmica e não acadêmica por meio de projetos e ações socioambientais, tais como: produção sustentável de mudas nativas de espécies arbóreas, plantio de árvores e reflorestamento, Educação Ambiental escolar e não escolar, Bioconstrução, Agroecologia etc. O debate Cultura x Natureza é o ponto central do Projeto Ecomudas.
Quem pode participar:
Alunos do curso de Biologia da FHO interessados nos temas de estudo e ações desenvolvidas pelo Projeto.
Por que participar desse Projeto:
O Projeto Ecomudas é um complemento à formação do aluno e futuro profissional em Biologia que se interessa em estudar, refletir, dialogar e experienciar questões e vivências relacionadas à sustentabilidade (Meio Ambiente e Sociedade).
São viagens promovidas pelos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas às Unidades de Conservação, com o objetivo de estudar os biomas e biodiversidade locais.
Quem pode participar: podem participar todos os alunos matriculados nos cursos de Licenciatura ou Bacharelado em Ciências Biológicas. Contudo, cada viagem é voltada para uma turma específica:
- Parque Estadual Ilha do Cardoso - 1º ano
- Parque Estadual Vassununga - 1º ano
- Parque Nacional da Serra da Canastra - 2º ano
- Parque Estadual Intervales - 3º ano
- Pedreira Partecal de Rio Claro - 4º ano
- Quilombola Ivaporunduva - 5º ano
Por que participar das viagens:
As viagens têm duração de 3 dias e os alunos pernoitam em pousadas ou em alojamentos dentro dos parques. A FHO arca com os custos do transporte e os alunos somente têm que pagar alimentação e alojamento. É uma oportunidade para colocar em prática aquilo que aprenderam nas aulas teóricas, além de permitir uma imersão na natureza, em áreas muito preservadas e que mantém a fauna e flora originais. Nessas paisagens maravilhosas, os alunos podem encontrar como botos, tamanduá, anta, veado-campeiro, várias espécies de macacos, uma diversidade enorme de aves e uma infinidade de invertebrados marinhos e terrestres. Além disso, as atividades desenvolvidas no grupo podem ser aproveitadas como Estágio no curso de Bacharelado.
Queremos que você conheça detalhadamente o curso de Biologia (Bacharelado) para fazer a melhor escolha. Faça um tour pelas instalações do curso e conheça nossos laboratórios, clínicas, salas de aula e muito mais!