13ª Semana da Biologia: atividades de Permacultura contaram com a participação de crianças da E.M.E.F. ''Thereza Colette Ometto''
Quarta-Feira - 17 de outubro de 2018

Durante o minicurso de Permacultura, promovido durante a 13ª Semana de Estudos da Biologia, alunos da Escola Municipal "Thereza Colette Ometto", de Araras, foram convidados a "colocar a mão na massa" e participar de uma bioconstrução -  uma construção criada com técnicas simples e elementos naturais e recicláveis - no Arboreto do Campus "Duse Rüegger Ometto". Ao longo das atividades, as crianças tiveram uma aula de educação ambiental e sustentabilidade, enquanto os alunos do curso de Biologia puderam aplicar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula.

A Permacultura é um sistema de princípios agrícola e social de design centrado em simular ou utilizar diretamente os padrões e características observados em ecossistemas naturais, não ficando limitada ao design sustentável, pois inclui ainda engenharia ecológica, arquitetura bioclimática, gerenciamento integrado de sistemas hídricos, arquitetura sustentável (bioconstrução), entre outros.

O minicurso da Semana de Biologia foi ministrado pelo geógrafo e agrofloresteiro, Gabriel de Araújo Mhereb; e pelo engenheiro agrônomo e proprietário da "Nossa Roça Orgânica", Danilo Chellegatti, e tratou de aspectos da Agroecologia, Educação Ambiental e Bioconstrução. Durante a atividade, os participantes puderam experimentar várias formas de construção sustentável, como: Pau-a-pique, Adobe, Cob, Taipa de pilão, Solocimento, Ferrosolocimento, geotinta e coberturas vegetais.

Fotos: Lorena Laís Sala, Nathan Costa e Jefferson Camargo