Alunos de Engenharia e professor da FHO lançam balão meteorológico na atmosfera
Segunda-Feira - 16 de julho de 2018

Alunos dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Mecânica da FHO, sob orientação do Prof. Dr. Dawson Tadeu Izola, realizaram o lançamento de um balão meteorológico de coleta de dados na atmosfera, para a medição de umidade, temperatura, pressão atmosférica e altitude.
O grupo para elaboração do projeto na disciplina de "Instrumentação", foi composto pelos alunos Bianca Oliveira, Douglas Oliveira, Nick Mourão, Nicole Modesto e Sara Júnia.

De acordo com o Prof. Dr. Dawson, a aquisição de informações é executada por meio de sensores precisos, ligados a uma placa Arduíno, que converte a informação em textos em um documento txt por meio de uma programação simples. Essa mesma programação também comanda um relé que alimenta um sistema de separação balão-cápsula.