Alunos de Engenharia Civil constroem pontes de madeira
Terça-Feira - 12 de dezembro de 2017

A formação do Engenheiro Civil exige muito mais do que apenas aulas teóricas. Para compreender adequadamente os conceitos apresentados em sala, é necessário que o aluno aplique aquilo o que aprendeu. Assim, as atividades práticas e laboratoriais são muito trabalhadas nos cursos de engenharia da FHO, por meio de projetos específicos.

Com este foco, o curso de Engenharia Civil desenvolveu o projeto "Pontes de Madeira", organizado pelo prof. Me. Paulo Lucio Ribeiro Junior. Durante a disciplina o aluno pode observar como uma estrutura trabalha. São compreendidos como cada um dos componentes da estrutura se comporta à tração e compressão, e a função de cada elemento para que a ponte suporte as cargas correspondentes.

Durante o projeto, após aprender sobre os conceitos físicos e matemáticos envolvidos, os alunos devem projetar e construir uma ponte de madeira, que se constitui como trabalho final da disciplina. No processo o aluno aprende as técnicas de construção mais apropriadas, e conceitos fundamentais de engenharia estrutural: força, carga, reação, equilíbrio, tração e compressão.

O Projeto - Pontes de Madeira