A arte de ensinar na Pedagogia
Quinta-Feira - 07 de dezembro de 2017

A 'arte do ensinar' exige que o professor possua muito mais do que conhecimento. Ele deve possuir estratégias e ferramentas para transmiti-lo.

E é pensando em fornecer ao futuro pedagogo este ferramental didático, que o curso de Pedagogia da FHO desenvolve metodologias ativas e inclusivas.

Na disciplina Conteúdo e Metodologias de Língua Portuguesa II, ministrada pela professora Dra. Ana Carolina Kastein Barcellos, os alunos do 6º período apresentam estratégias para serem trabalhadas nos eixos de leitura, escrita, oralidade e competências linguísticas/gramaticais, com o uso de fábulas.

O tema escolhido para a atividade foi a narrativa - gênero textual fábulas. Os alunos apresentaram fábulas de La Fontaine e fizeram uma produção textual, incluindo o fechamento do texto moralizante. As atividades foram apresentadas com muita criatividade, demonstrando o potencial das futuras professoras, que já empregam estratégias diversificadas com muita desenvoltura e dinamismo. Destacaram-se os materiais utilizados, em grande parte confeccionados pelas próprias alunas, e a apresentação em libras de uma das fábulas, pelo grupo da aluna Fernanda Theodoro.

Confira algumas imagens dos trabalhos.