Aluna de Farmácia apresenta trabalho sobre atividade antimicrobiana do óleo de alecrim no 11º Congresso Científico da FHO|Uniararas
Aluna de Farmácia apresenta trabalho sobre atividade antimicrobiana do óleo de alecrim no 11º Congresso Científico da FHO|Uniararas
Sexta-Feira - 01 de julho de 2016

A aluna do curso de Farmácia, Crispiniana de Jesus Ribeiro, apresentou um trabalho científico sobre atividade antimicrobiana do óleo de alecrim no 11º Congresso Científico da FHO|Uniararas - "Desafios de Viver no Século XXI" e 8º Congresso Internacional, evento realizado de 08 a 10 de junho, na Instituição.

Sob o título "Avaliação da Atividade Antimicrobiana do Extrato e do Óleo Volátil de Alecrim (Rosmarinus officinalis L.) em Sabonete Líquido", o trabalho foi orientado pela professora do curso, Dra. Daniele Michelin Paganotte e coorientado pela Profª Dra. Fernanda Oliveira de Gaspari de Gaspi.

O trabalho da aluna reforça a importância das plantas medicinais e de suas propriedades terapêuticas, área amplamente difundida e abordada no curso de Farmácia da FHO|Uniararas. Em virtude da importância do tema e do estudo de suas propriedades, atualmente são realizadas ações de recuperação da horta, localizada ao lado do Bosque da Instituição, para ampliar as atividades de conscientização e utilizar o local como fonte de fitoterápicos para os projetos do curso.

Resumo do trabalho: O uso abusivo e irresponsável dos antimicrobianos vêm estimulando a resistência antimicrobiana, simultaneamente, pesquisas estão sendo desenvolvidas com a finalidade de se investigar plantas que possam apresentar ação sobre os micro-organismos patogênicos. Rosmarinus officinalis L., pertencente à família Lamiaceae, conhecida popularmente como alecrim, apresenta propriedades terapêuticas devido à presença de óleo volátil em sua composição. Assim sendo, seus principais usos terapêuticos são como antisséptico, antifúngico, inseticida, antioxidante, adstringente, antimicrobiano, dentre outros. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antimicrobiana do extrato e do óleo volátil de alecrim, além de desenvolver uma formulação antisséptica de sabonete líquido para lavagem das mãos, incorporando o extrato e o óleo volátil de alecrim e avaliar ainda, a atividade antimicrobiana das formulações. A atividade antimicrobiana foi testada frente aos microrganismos Staphylococcus aureus (ATCC 25923), Escherichia coli (ATCC 25922) e Candida albicans (ATCC10231), utilizando o método difusão em ágar utilizando cilindros de aço inoxidável. Os resultados mostraram que foi possível a obtenção do extrato e do óleo volátil de alecrim, e a posterior incorporação destes em formulações de sabonetes líquidos para avaliação da atividade antimicrobiana. O óleo volátil e o extrato de alecrim apresentaram atividade antimicrobiana frente a alguns dos micro-organismos testados, assim como os sabonetes com estes incorporados, quando analisados pela técnica de difusão em ágar.

Conheça os Cursos

(*) Curso não oferecido para 2019.