Competição robô seguidor de linha envolve alunos do 1º ano de Engenharia de Computação
Quarta-Feira - 15 de junho de 2016

Na última semana, alunos do curso de Engenharia de Computação participaram da competição "robô seguidor de linha" realizada durante a disciplina de "Introdução à Engenharia", ministrada pelos professores Me. Renato Luciano Cagnin, no período noturno, e Me. Marcus Vinícius Ataíde, no período integral.

A competição envolveu a construção de uma plataforma móvel (chamada de robô) pelos alunos, acionada por uma placa microcontrolada chamada de Arduíno, e que contém motores CC, drivers e sensores infravermelhos.

De acordo com o Prof. Me. Marcus Vinícius Ataide, o objetivo da atividade, além da competição em si, é fazer com que o aluno do 1º ano do curso de engenharia de computação tenha contato com as áreas de abrangência do curso: software, eletrônica e automação. "Além disso, com essas atividades acreditamos dar uma ideia real do curso para este aluno ingressante e motivá-lo em relação aos assuntos que estudará futuramente", comentou.

A competição proporcionou aos alunos o contato com a montagem eletrônica e com a elaboração de um programa específico para fazerem a plataforma seguir um determinado trajeto, feito no piso. Para obter a vitória, o percurso deveria ser feito no menor tempo possível.