Curso de Farmácia realiza ações de recuperação da Horta
Curso de Farmácia realiza ações de recuperação da Horta
Sexta-Feira - 13 de maio de 2016

Aos poucos o cenário vai ganhando vida novamente. O verde retorna ao solo e enche de alegria a horta, que vem sendo recuperada voluntariamente pelo coordenador do curso de Farmácia, Prof. Ismar Rodrigues. O espaço, localizado ao lado do Bosque e da Capela, compõe uma área de paz e natureza na Instituição.

A intenção é que futuramente esta horta se torne campo de estudo para o curso de Biologia e fonte de fitoterápicos para os projetos do curso de Farmácia. "Temos por meta envolver os alunos em projetos de divulgação dos benefícios da fitoterapia entre estudantes de ensino básico e médio e, se possível, que esses alunos e as próprias escolas sejam multiplicadores desses conhecimentos", comentou Prof. Ismar.

Diferentes espécies de plantas já compõem o local, a exemplo da carqueja, eficaz no combate à gastroenterite, má circulação, vermes intestinais e na redução do colesterol, problemas gastrointestinais e controle do diabetes; da sálvia, antioxidante, anti-inflamatória e calmante, da babosa, que atua como cicatrizante, além de aliviar a prisão de ventre, problemas bucais e ser excelente para os cabelos; da hortelã, usada para alívio do estresse e prevenção de resfriados; da erva-cidreira, que auxilia no tratamento da ansiedade e nervosismo, de problemas digestivos, distúrbios do sono e de enxaquecas e do boldo, muito utilizado como remédio caseiro para tratar má digestão, problemas do fígado, gota e cistite.

Conheça os Cursos

(*) Curso não oferecido para 2019.