Carreiras - Graduação - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Diferenciais / Carreiras

A melhor forma de se avaliar uma Instituição é conhecer os seus alunos. Veja alguns exemplos de quem já passou por aqui e hoje é sucesso no mercado de trabalho:

"A Biologia sempre esteve presente na minha vida. Desde criança, quando me perguntavam: "O que você quer ser quando crescer?", eu respondia: "Quero ser Biólogo!". E assim foi. Ao me formar no ensino médio ingressei na Biologia da FHO. O curso foi de grande importância para a minha formação, profissional e pessoal, já que durante a graduação a Instituição nos oferece uma gama muito grande de disciplinas, viagens, palestras, cursos e vivências. No início não sabia qual área seguir, uma vez que a Biologia nos oferece muitas áreas de atuação. Fiz estágio em diversas áreas, trabalhando com produção de orquídeas in vitro, tartarugas marinhas no Projeto Tamar, educação ambiental, entre outras. Depois de formado trabalhei em uma empresa de Licenciamento Ambiental e, posteriormente, recebi o convite para ser Trainee no Projeto Tamar e para fazer parte do corpo técnico. Hoje, sou biólogo e trabalho no Projeto Tamar, na Base de Ubatuba, integrando a equipe de campo e atuando diretamente na pesquisa e conservação das tartarugas marinhas. Agradeço imensamente aos professores, amigos de turma, família e à FHO pela minha graduação. Se sou o que sou e faço o que faço, é graças à formação que obtive, durante o tempo que estive na faculdade, me tornando apto a realizar esse trabalho que tanto amo".

Andrei Santo Antonio / Biologia / Projeto Tamar / Fundação Pró-Tamar

"Concluí o curso de Farmácia na FHO em 2011, com o título de “Honra ao Mérito”, com muita esforço e dedicação. Em seguida, iniciei o Mestrado na UNESP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas Araraquara, com o projeto “Obtenção e Caracterização de Nanopartículas Lipídicas Sólidas como sistema de transporte pra Ibuprofeno”. Atualmente, trabalho na indústria farmacêutica EMS - Pharma LTDA como pesquisadora do setor de Tecnologia Analítica. Faço análise de estudo de estabilidade de longa duração em produto acabado. Realizo análises físico-químicas em lote piloto e teste de perfil de dissolução. Ampliei a minha formação e, hoje, tenho conhecimento da legislação vigente referente sobre as Boas Práticas de Laboratório, além de habilidades em equipamentos de última geração: espectrofotômetros, HPLC, tituladores Karl Fischer e dissolutores."

Ana Cláudia da Cunha Depaoli / Farmácia / Pesquisador Jr. na EMS - Pharma Ltda.

"A FHO me proporcionou uma das melhores escolhas da minha vida, uma profissão que me proporciona uma grande realização . Me formei em 2008 com muita luta, pois já era casada e tinha três filhos pequenos na época. Atendo como psicóloga clínica desde 2009. Me especializei em transtornos alimentares, obesidade e cirurgia bariátrica pela Faculdade de medicina da USP, o que me proporcionou o vínculo com vários convênios e a parceria com profissionais da área da saúde, que me garantem uma ótima experiência profissional. Em 2009 também tive a oportunidade de criar para Araras o “Acolhe - grupo de apoio a adoção de Araras", de suma importância para a causa da adoção em nossa cidade. Todo o ensinamento adquirido me proporcionou conquistar com muita tranquilidade essa experiência, por isso tenho muito a agradecer ao corpo docente e a coordenação do curso de Psicologia da Instituição pela excelência e qualidade proporcionada em minha graduação."

Ana Lúcia Gabrício Marçola / Psicologia / Psicóloga Clínica e criadora do Acolhe

"O conteúdo programático do curso vai de encontro com os assuntos que nós, farmacêuticos, trabalhamos no dia a dia, sem contar a qualidade das aulas e dos professores. No decorrer do curso percebi que estava no caminho certo. Hoje consigo projetar meu futuro com muito mais segurança, na certeza de que a qualificação adquirida se transformou em expectativas positivas. Comecei a estagiar na indústria farmacêutica no segundo ano de faculdade e hoje sou Coordenadora de umas das áreas da Garantia da Qualidade da ABL Antibióticos do Brasil, uma das maiores potências no ramo de antibióticos genéricos hospitalares. Só tenho a agradecer a FHO por todas as portas abertas."

Natália Cristine de Matos / Farmácia / Coordenadora de Controle de Qualidade da ABL - Antibióticos do Brasil Ltda.

"Por meio da minha formação na FHO, das aulas dos professores e da riqueza das práticas realizadas me tornei uma psicóloga criteriosa e detalhista e após a análise do filme “Escritores da Liberdade” em uma das aulas, desenvolvi um projeto que foi o pontapé para a minha pesquisa de mestrado. Desde 2013, trabalho como psicóloga educacional no Complexo Educacional Dom Bosco, em Imperatriz (MA) e como psicoterapeuta em clínica particular."

Sheyrlani Tatiany da Silva / Psicologia / Psicóloga educacional no Complexo Educacional Dom Bosco, em Imperatriz (MA)

"Iniciei o curso de Farmácia na FHO em 2012. Foram cinco anos de muita dedicação e quando vejo tudo o que conquistei até aqui fico muito grata! Durante a graduação pude colocar em prática todo conhecimento adquirido na área magistral. Sempre fui apaixonada por farmacotécnica, e trabalhei na área por cinco anos. Atualmente, embarquei em uma nova aventura: atuo como farmacêutica hospitalar e já estou amando meu trabalho. O curso de Farmácia é muito completo e nos permite atuar em muitas áreas – todas apresentadas com muito amor, conhecimento e empenho pelo coordenador e pelos professores. Por isso é tão fácil ter paixão pelo curso e pela profissão! Além dos profissionais, que foram essenciais para minha formação e me inspiraram para a vida, a Instituição possui uma grade curricular e estrutura excelentes. Recomendo a FHO e já penso em iniciar uma especialização na Instituição. Agradeço a formação de qualidade que me proporcionaram."

Aline dos Santos / Farmácia / Farmacêutica Jr. no Hospital Unimed de Rio Claro

"Aos 17 anos, ao terminar o ensino médio em escola pública, estava sem perspectiva nenhuma de dar continuidade aos estudos. Em 2010, comecei o curso de Biologia na FHO. Os professores sempre me incentivaram. Conheci pessoas e profissionais maravilhosos. Tive um ensino de muita qualidade e ainda consegui trabalhar para continuar ajudando em casa. Fiz estágio no Museu de Zoologia e no Laboratório de Meio Ambiente da Instituição e tive grande influência da FHO para me enveredar pela Educação Ambiental, ramo que escolhi para atuar profissionalmente. Meu primeiro encontro com o tema se deu quando participei do Projeto Rondon. O segundo, aconteceu quando recebi o convite da Instituição em parceria com a Assistência Social do Município para ministrar um curso sobre sustentabilidade para ex-internos da Fundação Casa que estavam em liberdade assistida, num programa chamado Projeto Cidadão de Futuro.

Todas essas coisas me impulsionaram a prestar o processo seletivo para o mestrado em Educação na Unesp de Rio Claro, o qual conclui com louvor este ano. Atualmente, curso algumas disciplinas como aluno especial no mesmo Programa de Pós-Graduação, com vistas ao doutorado, que provavelmente irei prestar no final do ano. Sou imensamente grato à FHO e a todos os funcionários e professores que foram fundamentais nesse processo."

Diogenes Rafael de Camargo / Biologia / Mestre em Educação pela UNESP

"Nesse processo seletivo tão concorrido, a FHO me ofereceu infraestrutura e suporte, principalmente em relação ao acervo de livros e à biblioteca. Os professores da graduação também me incentivaram constantemente a ter grandes objetivos e a sonhar alto. Além do vasto conhecimento acadêmico, todos conhecem o mercado de trabalho e, com eficácia, ensinaram o que seria essencial para disputar a vaga com candidatos de universidades renomadas, nacionalmente e mundialmente. Tenho certeza que não conseguiria sem essa equipe. Que essa conquista seja um reflexo da excelência da qualidade de ensino e do corpo docente do curso de Enfermagem da FHO."

Guilherme Gasparini Camargo / Enfermagem / Programa de Residência da Universidade Federal de São Paulo

"Após concluir o curso de graduação em Farmácia pela FHO, entrei para o mercado de trabalho no ramo do varejo em uma rede de drogarias. Aos poucos, fui me adaptando à rotina do varejo farmacêutico, realizando cursos e colocando o conhecimento adquirido em sala de aula em prática. Comecei como farmacêutica substituta e após seis meses fui convidada para atuar como farmacêutica responsável técnica. Atualmente estou finalizando a minha especialização em Farmácia Hospitalar Oncológica na FHO, a fim de aprimorar mais conhecimentos na área. Estou muito feliz com a minha profissão, pois dela consegui vários méritos, tanto pessoais quanto para a comunidade. Me lembro sempre de uma frase que ouvi na minha formatura: "trabalha com o que você gosta assim nunca terá que trabalhar."

Giovana Landgraf Hering / Farmácia / Rede Drogal

"Atuo há quase seis anos como Cirurgiã-Dentista em Pirassununga (SP). Me formei pela FHO em 2010 e me especializei em Endodontia em 2014. Foram anos incríveis que passei na Instituição, de muito aprendizado, muitas conquistas e, acima de tudo, uma formação acima do esperado. Hoje tenho meu próprio local de trabalho onde posso disponibilizar aos meus pacientes muito conhecimento e colocar a saúde bucal em primeiro lugar. Só tenho a agradecer a FHO pelo excelente ensino e por todos os professores que passaram pela minha vida. Tenho muito orgulho de ter feito parte dessa história."

Marcela de Carli Scherma / Odontologia / Cirurgiã Dentista / Endodontista

"No início eu estava meio perdido sobre o que fazer da minha vida. Tinha acabado de sair do colégio e era a hora de escolher minha futura profissão. Mesmo com medo, entrei no site da faculdade e vi que na Biologia eles possuíam ótimos professores e que o curso tinha mais a minha cara. Quando começaram as aulas, estava perdido e com medo - como todo aluno novo, mas aos poucos os professores foram me confortando e me orientando. Um mês depois, já estava apaixonado pelo curso e tinha certeza que era aquilo que eu gostaria de fazer o resto da vida. Estudei diversas áreas da Biologia, vi desde fungos até os seres mais complexos e fascinantes do planeta, e, aos poucos, essas aulas foram plantando uma semente e despertando a minha curiosidade. Mas e depois da faculdade? O que iria fazer da minha vida? Algumas dessas aulas foram as que mais se destacaram para mim, entre elas a Genética e a Biotecnologia. Essas disciplinas me ajudaram muito a decidir ingressar em uma Pós-graduação. Mas o ponto chave foram os laboratórios, que possuíam uma ótima estrutura e bons materiais. Essas aulas práticas foram as grandes responsáveis pela minha paixão por pesquisa e me motivaram a ingressar no mestrado em genética médica. Por isso, tenho uma imensa gratidão por todo apoio e conhecimento que me foi ensinado na FHO. Tenho muito orgulho de ter feito parte dessa Instituição, onde aprendi muito, e posso dizer que graças a base que me foi dada pelo curso de Biologia, tenho todas as ferramentas necessárias para me tornar um biólogo de muito sucesso."

Matheus Tonetti / Biologia /

"A FHO teve grande contribuição no bom trabalho que desenvolvo, seja em minha atuação na Empresa Júnior, ou nas aulas com professores capacitados em mostrar ao aluno o dia a dia do profissional de gestão e administração. Hoje me sinto um profissional muito mais capacitado em assessorar organizações, coordenando e acompanhando a implantação de operações e na gestão de pessoas. Essa experiência só foi possível graças a oportunidade que a Instituição proporciona aos alunos com tecnologia, um grande acervo na biblioteca e a possibilidade de ingressar em trabalhos de iniciação cientifica e grandes projetos monitorados. Em breve estarei de volta, mas desta vez para continuar meus estudos na Pós-graduação."

Danilo Souto Pataki / Administração / Cramer Produtos Aromáticos

"Me formei na primeira turma de Engenharia de Produção da FHO e nos últimos cinco anos trabalho no setor sucroalcooleiro. Tive a oportunidade de desempenhar funções que vão desde gerenciamento de indicadores de performance até atividades financeiras de gestão de despesas e investimentos. Nos últimos dois anos, atuo no segmento de Bioenergia (energia elétrica proveniente de fontes sustentáveis) como responsável pelo planejamento financeiro e operacional das usinas do grupo. A formação que obtive na FHO foi fundamental para o meu sucesso profissional. Sempre fomos instigados a questionar, buscar desafios e sair da zona de conforto. Tenho certeza que a alta qualidade da grade curricular e dos docentes foram fatores chave para que eu pudesse ingressar em uma empresa que é líder do setor e conseguir me sobressair em um mercado de trabalho tão competitivo."

Marcio Cezarini Borges / Engenharia de Produção / Comercialização de Energia Elétrica na Raízen (JV Shell e Cosan)

"O curso de Farmácia da FHO me deu as bases necessárias para compreender os fundamentos do meu trabalho como Analista de Controle de Qualidade Físico-Químico."

Ana Paula Franco / Farmácia / Eurofarma Indústria Farmacêutica

"Finalizei meus estudos em Sistemas de Informação em dezembro de 2013 na FHO. Em janeiro de 2014 saí de Araras para a primeira grande aventura, na primeira grande empresa da minha vida. Não seria a primeira vez que trabalhava, afinal já dava aulas de inglês e informática desde os 14 anos. Mas era a primeira vez que saía de casa e embarcava numa aventura sem nada certo. Passei dois anos em São Paulo trabalhando na LG Electronics como Language Analyst. Coloquei muito do que aprendi no curso de Sistemas de Informação em prática e muita bagagem que trazia da minha experiência com idiomas também.

Sempre soube que Araras não conseguiria dar conta de todos os meus sonhos e logo percebi que São Paulo também não o faria. Deixei a grande metrópole em janeiro de 2016 para embarcar em outra grande aventura. Hoje, trabalho como Localisation QA Engineer no quartel general da Apple na Europa.

Meu trabalho exige muita atenção, cuidado e carinho, afinal estou na última etapa do processo antes que o Software chegue até o consumidor final. Cuido da qualidade das traduções, do layout e UI (User Interface), da usabilidade e navegabilidade dos Softwares desenvolvidos para iOS e OS e toda a documentação escrita nas 25 línguas que os produtos Apple são exportados. Coloco em prática muito do que vi no curso de Sistemas de Informação e dos meus estudos paralelos, diariamente. Acredito que a FHO possui uma boa estratégia na formação dos alunos do curso de SI já que fornece sólida base teórica e prática nas diferentes e diversas áreas de atuação que SI está presente".

Fábio Polezi / Sistemas de Informação / Localisation QA Engineer da Apple, na Europa

"Iniciei minha graduação em 2011 na FHO e, desde então, a inspiração de uma carreira acadêmica foi crescendo a cada dia. O corpo docente altamente qualificado da Instituição e acessível aos alunos fez com que a docência passasse a ser o foco da minha carreira. Juntamente à isso a infraestrutura oferecida me levou a ter uma formação profissional de excelência, com laboratórios e clínicas altamente equipados e materiais odontológicos da mais alta qualidade, visando as melhores técnicas e o bem estar dos pacientes. Em 2013, fui contemplado com uma bolsa de Iniciação Cientifica do Cnpq/PIBIC, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ortodontia e, no período de um ano, pude pesquisar dentro da Instituição. Essa experiência me levou a aprovação em 2014, em um processo de seleção de Mestrado na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Recentemente, mais uma vez, realizei um processo de seleção para o Doutorado na Universidade de São Paulo - USP, onde também fui aprovado. Tenho certeza de que todas as oportunidades que vivenciei e estou vivenciando estão fundamentadas nessa Instituição de excelência que é a FHO. Agradeço por terem me proporcionado uma formação de qualidade, me oferecendo a oportunidade de exercer atividades clínicas e acadêmicas."

José Guilherme Neves / Odontologia / Doutorando em Odontopediatria na Universidade de São Paulo - USP

"Após concluir minha graduação em Farmácia na FHO, realizei um estágio profissionalizante na UNESP e em seguida iniciei o Mestrado em Ciências Farmacêuticas. Atualmente estou no Doutorado em Tecnologia Farmacêutica também na UNESP e me sinto muito feliz e realizada! Revendo minha trajetória profissional, posso afirmar que a FHO me deu toda a base necessária para percorrer este caminho até aqui!."

Jéssica Bernegossi / Farmácia / Doutoranda em Tecnologia Farmacêutica pela UNESP

"Iniciei o curso de Administração em 2012 e a riqueza de conteúdo e preparo dos professores foram essenciais para minha aprovação no concurso público do Banco do Brasil e a aquisição da certificação legal CPA10, pois o conteúdo condiz diretamente com as expectativas dos testes e exigências para aprovação. Em 2018, após a conclusão do MBA em Controladoria e Finanças, também pela FHO, sigo trabalhando no Banco do Brasil no setor Pessoa Jurídica e lidando com aconselhamento financeiro à empresas e investidores. Sou grato a todo apoio dos professores e à equipe da FHO, que me orientaram e apoiaram durante todo o curso e com quem, mesmo após a conclusão, pude contar diversas vezes e sempre fui prontamente auxiliado".

Daniel Leite Barcelos / Administração / Escriturário e consultor financeiro no Banco do Brasil

"Me formei em 2011 e segui a área acadêmica. As influências para a escolha da minha carreira foram através das aulas de Toxicologia e da Iniciação Científica que fiz durante o terceiro ano. Em 2015 conclui o mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas na USP e atualmente faço o doutorado em Biologia Celular e Molecular na UNESP. Sinto-me realizada com a escolha que fiz e tenho certeza que a base que tive no curso de Farmácia da FHO foi o que me impulsionou a chegar onde estou."

Natalia Rubio C. Pereira / Farmácia / Mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela USP e doutoranda em Biologia Celular e Molecular pela UNESP

"Aos 17 anos, ao terminar o ensino médio em escola pública, estava sem perspectiva nenhuma de dar continuidade aos estudos. Em 2010, comecei o curso de Biologia na FHO. Os professores sempre me incentivaram. Conheci pessoas e profissionais maravilhosos. Tive um ensino de muita qualidade e ainda consegui trabalhar para continuar ajudando em casa. Fiz estágio no Museu de Zoologia e no Laboratório de Meio Ambiente da Instituição e tive grande influência da FHO para me enveredar pela Educação Ambiental, ramo que escolhi para atuar profissionalmente. Meu primeiro encontro com o tema se deu quando participei do Projeto Rondon. O segundo, aconteceu quando recebi o convite da Instituição em parceria com a Assistência Social do Município para ministrar um curso sobre sustentabilidade para ex-internos da Fundação Casa que estavam em liberdade assistida, num programa chamado Projeto Cidadão de Futuro.

Todas essas coisas me impulsionaram a prestar o processo seletivo para o mestrado em Educação na Unesp de Rio Claro, o qual conclui com louvor este ano. Atualmente, curso algumas disciplinas como aluno especial no mesmo Programa de Pós-Graduação, com vistas ao doutorado, que provavelmente irei prestar no final do ano. Sou imensamente grato à FHO e a todos os funcionários e professores que foram fundamentais nesse processo."

Diogenes Rafael de Camargo / Biologia / Mestre em Educação pela UNESP

"Em 2006, quando optei pelo curso de Farmácia já tinha certeza que a partir de então muita coisa mudaria na minha vida. Encontrei na FHO um ambiente acolhedor e familiar, principalmente entre os docentes do curso. Me senti da família "Farmácia FHO". Durante a minha graduação, tive a oportunidade de conhecer na teoria e na prática as diversas áreas de atuação do profissional farmacêutico. A qualidade da formação dos docentes, a infraestrutura e a qualidade dos eventos promovidos pela Instituição são um diferencial. Fui muito feliz na escolha do meu curso, da cidade e, principalmente, da Instituição. Me formei em 2009 já ingressa no Mestrado na FCFRP - USP na área de Toxicologia. Minha formação em momento algum deixou a desejar no processo seletivo e nem sequer durante as discussões científicas em que participei. Em 2012, ingressei no Doutorado em Ciências com ênfase em Toxicologia também pela FCFRP - USP com previsão de término em julho/2016 e com estágio na Universidade de Coimbra, em Portugal. Atualmente, sou docente da FHO e coordenadora de dois cursos de Especialização: Toxicologia e Farmacologia Clínica e Atenção Farmacêutica. Agradeço a todos os docentes que contribuíram para a minha formação."

Lílian Cristina Pereira / Farmácia / Doutora em Toxicologia pela USP e Coordenadora dos cursos de Especialização em Toxicologia e Farmacologia Clínica e Atenção Farmacêutica da FHO|Uniararas

"Fui aluno da FHO de 2010 a 2013 e, logo após terminar a graduação, iniciei uma especialização em Atividades Motoras para Grupos Especiais na própria Instituição. Como sempre gostei e pratiquei esporte resolvi fazer este curso, mas quando comecei, através da qualidade e dos bons professores, pude ampliar a minha visão sobre a área. Hoje, tenho meu próprio negócio: um studio de treinamento funcional e também trabalho com Educação Física Adaptada, como árbitro internacional de Goalball pela CBDV - Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais. Este campo de atuação ainda é desconhecido para muitas pessoas e pouco difundido, mas foi através das disciplinas que a FHO oferece no curso ministrado pelo Prof. Me. Alessandro Tosim, técnico da seleção brasileira masculina de Goalball, que pude ter este conhecimento específico."

Max Bovo Marcucci / Educação Física / Proprietário e professor do Studio Salus e Árbitro internacional de Goalball

"Escolhi o curso de Ciências Econômicas na FHO pelo fato de me interessar pelo mercado financeiro. É um imenso prazer fazer parte da segunda turma da graduação, contribuindo com o crescimento e fortalecimento de uma área tão importante. O curso me possibilita ter uma visão econômica do Brasil e do mundo, para as tomadas de decisão nesse mercado gigantesco."

Felipe Zaia / Economia / Empreendedor na Protecor Epi´s e Trader na BM&F-Bovespa

"O curso foi minha maior base para poder exercer a profissão. Obtive conhecimento de teorias, práticas e métodos que foram essenciais para efetivação e sucesso do meu trabalho".

Keila Juliana Pires Bueno / Pedagogia / Professora efetiva em Rio Claro

"Me formei no curso de Sistemas de Informação em 2013, com o título de "Honra ao Mérito". Minha vontade sempre foi seguir a área acadêmica e os professores do curso sempre me deram muito apoio. Assim, no 3º ano da graduação comecei a Iniciação Científica na UNESP de Rio Claro, no grupo de Bioinformática no Laboratório de Evolução Molecular. Ao término do curso na FHO ingressei no Mestrado em Ciência da Computação na UNESP de Rio Claro e atualmente faço doutorado em Ciência da Computação na USP de São Carlos, no Grupo de Pesquisa de Visão Cibernética. Também sou professor do curso de Sistemas de Informação na FHO, curso no qual me formei e do qual tenho muito orgulho de fazer parte do corpo docente. Posso afirmar que a Instituição teve um papel muito importante na minha formação e me possibilitou buscar o futuro que desejo."

Diego Henrique Negretto / Sistemas de Informação / Docente do curso de Sistemas de Informação da FHO|Uniararas e aluno de doutorado em Ciência da Computação na USP-São Carlos

"Uma das minhas primeiras experiências profissionais foi trabalhar em um escritório contábil. Logo, mesmo me graduando em outra área, a busca pela formação contábil era um objetivo em minha vida, o qual consegui realizar a partir do momento em que ingressei na FHO. Uma Instituição com excelentes profissionais e uma estrutura incomparável, que me possibilitou ser aprovado em um concurso público para Contador Público Municipal, função que exerço atualmente. Na FHO, também fiz Pós-graduação em Controladoria e Finanças, além de trabalhar no setor de Recursos Humanos e Orçamento e Custos durante oito anos, e um ano após deixar esta renomada Instituição, ela me abriu novamente as portas, desta vez para a docência do curso em que graduei, tornando-me agora também professor em uma das melhores instituições de ensino do Brasil. Faço parte desta família a quase uma década, e a cada dia tenho mais certeza que foi a melhor escolha em minha vida."

Carlos Eduardo Carnelossi / Contabilidade / Contador na Secretaria Municipal de Educação de Araras (SP)

"O curso contribui constantemente em nossa atuação, pois sempre lembro das falas dos professores em alguns momentos específicos ou quando auxilio as estagiárias em determinadas situações que precisam de ajuda para trabalhos".

Lucas do Prado Maiochi / Pedagogia / Professor efetivo na Prefeitura de Araras

"Me formei em 2008 e amei ter feito o curso de Estética da FHO. Não imaginava que iria gostar tanto dessa profissão! Depois de formada, trabalhei em casa por alguns meses e, em seguida, fui para uma clínica trabalhar com outros profissionais. Fiz especialização no Instituto IBeco, em São Paulo, participei de feiras e cursos de aperfeiçoamento. Amo ser esteticista! Fiz a especialização em São Paulo no Instituto IBeco."

Camila Evangelista Gandolfi / Estética / Esteticista no Espaço Bem Viver

"O curso de Pedagogia da FHO contribuiu tanto para minha vida pessoal quanto profissional. Durante a minha licenciatura descobri que são amplas as áreas de atuação para esta profissão, sendo que podemos atuar além das salas de aulas. O curso vai além da teoria. Vivenciei várias práticas durante toda a graduação e este foi o diferencial que facilitou as minhas práticas pedagógicas".

Lariene Piovesan Fatoretto / Pedagogia / Professora na FHO - Presencial e EaD

"Iniciei a graduação em Biomedicina na FHO em 2011 e desde então meu interesse pela prática biomédica e a área de pesquisa foi ficando cada vez mais evidente. Tanto o corpo docente quanto os funcionários do curso foram parte imprescindível para minha formação, profissional e ética. Em 2013, participando de um grupo de pesquisa dentro da Instituição, recebi bolsa de Iniciação Científica do Cnpq/PIBIB e, no período de um ano, pude realizar a pesquisa. Em 2015, comecei o Mestrado na área de Genética do Câncer na UNICAMP, onde dou continuidade à vida acadêmica iniciada na FHO. Hoje, as expectativas do meu futuro profissional são consolidadas na infraestrutura do curso que me foi proporcionado. Só tenho a agradecer todas as oportunidades que a Instituição nos oferece, sempre visando à concretização do aluno como profissional de excelência."

Juliana Carron / Biomedicina / Mestranda no programa de pós-graduação em Clínica Médica da UNICAMP, com enfoque em Genética do Câncer

"Desde muito cedo eu já havia escolhido a graduação que queria fazer. Sempre me fascinei pelo universo dos seres vivos e a possibilidade de conhecer diversas áreas que esse curso proporciona. Em 1997, ingressei no curso de Ciências Biológicas na FHO. No terceiro ano do curso tive a oportunidade de estagiar no Centro de Citricultura Sylvio Moreira/IAC, um centro de excelência em pesquisas na área de genética e melhoramento vegetal. Após minha formação na FHO e meu estágio de iniciação científica, tive a certeza de que queria seguir carreira na pesquisa, nas áreas de Biologia Molecular e Biotecnologia. Contudo, achei que poderia ganhar mais experiência antes de cursar o Mestrado, então iniciei minha jornada como técnica no mesmo laboratório. Nessa época, esse laboratório fazia parte do consórcio para o sequenciamento de genomas, o AEG - Agronomical and Enviromental Genomes. Esse projeto foi muito importante para a comunidade científica, onde foi sequenciado o primeiro genoma de uma bactéria fitopatogênica Xylella fastiosa, a cana de açúcar, o genoma bovino entre outros. Então, em 2005 ingressei no curso de Mestrado na Unesp na área de genética de microrganosmos e, em 2007, iniciei o doutorado no mesmo programa, porém com uma abordagem na genética de plantas. Nesse período, participei de vários Congressos com interação internacional e publiquei meus trabalhos em revistas internacionais de grande impacto na comunidade científica. Atualmente, faço pós-doutorado no Cento de Citricultura e já oriento alunos de iniciação científica, inclusive alunos de Ciências Biológicas na FHO. Hoje, conduzo minhas pesquisas e sei que minha parte teórica da graduação e os excelentes professores que fizeram parte da minha formação me deram a base para que eu conquistasse meu espaço no universo da pesquisa!"

Carolina Munari Rodrigues / Biologia / Pós-doutorado no Centro de Citricultura Sylvio Moreira/IAC/Pesquisas nas áreas de biologia molecular, genômica e transcriptômica

"Ingressei na FHO em 2012 convicto de que só concluiria a graduação e posteriormente entraria em alguma empresa. Porém, a partir do 3º semestre do curso, novas aspirações começaram a emergir e fui descobrindo o quanto a pesquisa era uma parte intrínseca de mim. Essa nova possibilidade tornou-se uma realidade graças aos excelentes docentes da Instituição, que realizam um trabalho sério e de qualidade. Tendo descoberto e decidido que me tornaria pesquisador, restava saber em qual área iria atuar. Então, no decorrer do curso, participando dos congressos científicos e assistindo as defesas de TCC realizados pela FHO, percebi que me inclinava mais às disciplinas de Química Orgânica e Microbiologia e encontrei na Biocatálise uma forma de fundí-las. Em 2016, fui aprovado em 1º lugar no processo seletivo da Pós-graduação em química da UNESP de Araraquara e fui contemplado com uma bolsa de mestrado financiada pelo CNPq. No mestrado, trabalhei com o desenvolvimento de metodologias sintéticas sustentáveis de blocos construtores quirais enantiomericamente puros muito utilizados na indústria farmacêutica. Esses blocos construtores foram obtidos a partir de reações em cascata biocatalisadas. Com muito trabalho e perseverança, obtive resultados promissores e participei dos quatro principais eventos científicos da área realizados no Brasil, sendo três internacionais. Em breve, um artigo científico será publicado em uma revista de grande relevância internacional. Atualmente, meu pensamento é exatamente o oposto antes de entrar na graduação - não pretendo jamais deixar de estudar e pesquisar. Daqui para frente, ou farei pesquisa na área industrial ou continuarei no doutorado e sei que fui e estou preparado para isso".

Éverton Alves Tordato / Química / Mestrado no Instituto de Química de Araraquara (IQAr/UNESP)

"Eu só tenho a agradecer pela minha formação na FHO. Minha primeira oportunidade de trabalho no setor financeiro, em bancos, veio dos contatos que desenvolvi pela Instituição. O conteúdo do curso agregou tanto para o dia a dia no trabalho, como também para as certificações necessárias para a evolução da carreira. E minha Pós-graduação em Finanças e Controladoria complementou os conhecimentos já obtidos na graduação, que me permitiram dar um salto profissional, me tornando sócio da Manhattan Investimentos, um dos maiores escritórios de investimentos do Brasil, no qual trabalho assessorando diversas pessoas físicas e jurídicas de renome de toda a região".

Fábio Henrique de Souza Marchezin / Administração / Assessor de Investimentos e Sócio da Manhattan Investimentos

"Há cinco anos, quando saía do ensino médio, ainda tinha dúvidas sobre a escolha do curso superior. Optei pelo curso de Farmácia da FHO e hoje tenho certeza que fiz a escolha certa. O curso é abrangente e forma profissionais competentes e dignos de exercerem a profissão em todos os ramos farmacêuticos. E os professores que tive a honra de conhecer foram muito mais do que mestres, se tornaram grandes amigos, grandes exemplos. São pessoas que demonstram amor pela profissão que escolheram e nos mostram que vale a pena lutar pelos nossos sonhos. Em muitos deles me inspirei para dar continuidade aos estudos. Hoje, farmacêutica, aprovada no programa de mestrado da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, só tenho a agradecer a Deus e a todos que contribuíram para que eu chegasse até aqui."

Katia Jaqueline Davoli / Farmácia / Mestrado na Faculdades de Ciências Médicas da UNICAMP

"Cursar Biologia foi um dos momentos mais importantes da minha vida. Compreender e sentir na terra a interdependência de todos os seres e a importância do biólogo e do ser humano no ecossistema é de grande urgência nestes tempos. A Biologia, para mim, sempre soou como filosofia de vida e, através do Prouni, pude abraçar o curso em uma das Instituições mais renomadas. Foram cinco anos de muito aprendizado, apoiado por um grupo docente competente, que me preparou para o profissional que hoje sou. Neste meio tempo, pude acompanhar alguns trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Centro Universitário e realizar minha iniciação científica no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, onde desenvolvi o meu trabalho de conclusão de curso com uma espécie de ácaro causador da doença da leprose dos citros. Também realizei intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras na Universidade de Aveiro, em Portugal. Foi um ano de grande enriquecimento pessoal e profissional. Além das aulas na Universidade, fui orientado em um projeto de pesquisa com as gaivotas de patas amarelas da Ilha da Berlenga, um trabalho de campo intenso, que me exigiu uma imersão de três meses na ilha. A Biologia me concedeu grandes amigos e uma gama de contatos profissionais, através das inúmeras vivências na iniciação científica, intercâmbio, seminários, congressos e viagens de campo, como os de Intervales e Ilha do Cardoso. Hoje, estou professor e tenho orgulho de dizer que sou filho da FHO!"

Alex Soares / Biologia / Ex-aluno formado em 2015

"No início eu estava meio perdido sobre o que fazer da minha vida. Tinha acabado de sair do colégio e era a hora de escolher minha futura profissão. Mesmo com medo, entrei no site da faculdade e vi que na Biologia eles possuíam ótimos professores e que o curso tinha mais a minha cara. Quando começaram as aulas, estava perdido e com medo - como todo aluno novo, mas aos poucos os professores foram me confortando e me orientando. Um mês depois, já estava apaixonado pelo curso e tinha certeza que era aquilo que eu gostaria de fazer o resto da vida. Estudei diversas áreas da Biologia, vi desde fungos até os seres mais complexos e fascinantes do planeta, e, aos poucos, essas aulas foram plantando uma semente e despertando a minha curiosidade. Mas e depois da faculdade? O que iria fazer da minha vida? Algumas dessas aulas foram as que mais se destacaram para mim, entre elas a Genética e a Biotecnologia. Essas disciplinas me ajudaram muito a decidir ingressar em uma Pós-graduação. Mas o ponto chave foram os laboratórios, que possuíam uma ótima estrutura e bons materiais. Essas aulas práticas foram as grandes responsáveis pela minha paixão por pesquisa e me motivaram a ingressar no mestrado em genética médica. Por isso, tenho uma imensa gratidão por todo apoio e conhecimento que me foi ensinado na FHO. Tenho muito orgulho de ter feito parte dessa Instituição, onde aprendi muito, e posso dizer que graças a base que me foi dada pelo curso de Biologia, tenho todas as ferramentas necessárias para me tornar um biólogo de muito sucesso."

Matheus Tonetti / Biologia /

"Me formei em 2014 e já comecei o mestrado, que deu continuidade aos estudos que iniciei na faculdade. Minha especialidade é na área de Microbiologia, especificamente em fermentação alcoólica. Assim que concluí os estudos, comecei a trabalhar na Usina São João, no Laboratório de Análises Físico-química. Apesar de não estar diretamente relacionado aos meus estudos, consigo contribuir muito com minha experiência e aprendizado, pois estou bem próxima da produção de etanol da usina! Uma coisa que aprendi durante minha passagem pela FHO: participem de tudo o que puderem, pois as experiências adquiridas nos anos de faculdade, os acompanharão para o resto da vida! Aproveitem cada minuto e cada professor, retirem tudo o que puderem de cada um, pois isso os transformará em melhores profissionais! Biologia, a melhor profissão de todas!"

Anna Livia / Biologia /

"Conheci a FHO sem querer. Adorei a Instituição e logo de cara me identifiquei com o curso de Estética. Me formei em 2012 com imenso orgulho, por ter aprendido tanto com meus professores, que foram extremamente atenciosos e prestativos, e pela escolha do curso que fiz e o que ele tinha a me oferecer. Cresci muito profissionalmente e pessoalmente nos anos de faculdade, e hoje tenho meu próprio negócio em Descalvado (SP), minha cidade natal. Sou muito feliz e realizada e agradeço imensamente meus professores, pois sem eles a faculdade, o curso e os anos de FHO não teriam sido os mesmos."

Victória Souza / Estética / Proprietária da Fios e Formas Espaço de Beleza

"Sou funcionária pública municipal do Saema, porém agora trabalho no tribunal de justiça (fórum), como Auxiliar Administrativo. Para a minha prática atual, o curso contribuiu na forma de comunicação, linguagem e ética".

Ana Carolina Silvério / Pedagogia / Auxiliar Administrativo no Tribunal de Justiça

"Iniciei minha formação em Fisioterapia na FHO e a cada matéria eu me apaixonava mais pela minha futura profissão. Os docentes do curso, além de altamente capacitados teoricamente, ainda eram capazes de demonstrar o brilho da fisioterapia nas mãos durante as práticas, o que me deixou encantada e estimulada a estudar cada vez mais. Ao passar pelo estágio, pude explorar ainda mais a estrutura que a Instituição oferece, vivenciando todas as áreas de atuação. Neste mesmo período, comecei a vislumbrar o sonho da carreira acadêmica também. Em 2014, prossegui meus estudos na FHO e me especializei em Disfunções Músculo Esqueléticas, área com que mais me identifiquei e em que atuo hoje em dia."

Kerolen Buglio / Fisioterapia / Fisioterapeuta no Instituto Nelson Salomé e Supervisora dos estagiários da Clínica-Escola da FHO|Uniararas

"O curso de farmácia foi um sonho que, com disciplina e conduta, realizei. Minha formação acadêmica na FHO foi importante, pois a faculdade dispõe de espaço físico e laboratórios excelentes, além de grandes mestres e doutores que ministram as aulas. Hoje trabalho como Gerente Farmacêutica da Drogaria Farma Conde, em Rio Claro. Amo o que faço e faço com amor. Procuro repassar meus conhecimentos a minha equipe de trabalho, além da assistência farmacêutica aos amigos e cliente. Tenho uma responsabilidade enorme, pois gerencio pessoas e procuro sempre me atualizar para que juntos possamos melhorar a qualidade de vida. Sou muito grata a esta Instituição."

Adailsa Melo Dos Santos Videira / Farmácia / Gerente Farmacêutica da Drogaria Farma Conde, em Rio Claro

"Todos os trajetos percorridos a partir do ingresso no curso de Pedagogia, receberam forte influência das aprendizagens angariadas por meio das discussões norteadas pelos professores. Além disso, os conhecimentos e exemplos que os professores nos propiciaram nos momentos de aula fundamentaram e subsidiaram minha atuação como professora".

Bruna da Silva / Pedagogia / Professora na FHO - EaD

"Acredito que, além das aulas, aproveitei bastante a minha graduação no curso de Engenharia da Computação, uma vez que tive a oportunidade de assistir diversas palestras oferecidas pelo Congresso Científico e pela Semana da Engenharia. Além disso, participei do Projeto IÚNA – Aerodesign, que me ajudou a desenvolver qualidades e competências, como por exemplo, trabalho em equipe, manuseio de equipamentos e desenvolvimento de projetos. No quarto ano, tive a oportunidade de ser bolsista de Iniciação científica na área de Inteligência Artificial, quando pude desenvolver assuntos estudados em sala de aula e ampliar ainda mais meu conhecimento, publicando artigo científico sobre minha pesquisa no Congresso Científico da FHO. Atualmente, faço estágio na área de desenvolvimento Android na Luxfacta Soluções de TI, onde consigo aplicar conhecimentos adquiridos nesses quase cinco anos de faculdade, além de aprender conteúdos novos e ter a oportunidade de desenvolver diversas atividades. Com tudo isso dito, acredito que o que me foi falado desde o início da graduação se concretiza: o curso de Engenharia da Computação da FHO fornece uma base firme para o aluno ter a liberdade de escolher seu direcionamento na área da Computação e buscar mais conhecimento."

João Paulo Francisco da Silva / Engenharia de Computação / Estagiário de Desenvolvimento na Luxfacta Soluções de T.I

"A FHO foi minha base e devo todo meu sucesso a ela. As aulas e os professores me incentivaram a crescer e a buscar mais. Nos processos seletivos que participei, perguntaram como agir diante de conflitos e como administrar recursos e pessoas, o que me fazia lembrar das aulas e dos estudos de casos. Fiz pós-graduação em Cardiologia e Hemodinâmica e meu primeiro emprego foi na Unidade Vascular do Hospital das Clínicas da USP. Atualmente sou enfermeira intensivista do Hospital Bandeirantes, em São Paulo, que tem como especialidades a cardiologia, a oncologia e os transplantes. O processo seletivo para o meu cargo atual consistiu em três etapas: prova escrita, avaliação psicológica e entrevista com a coordenadora do setor, e as atividades que desempenho são administrativas e assistenciais, com base em rotinas e protocolos da instituição. Utilizo diariamente muitas ferramentas que aprendi na faculdade: SAE, evolução de enfermagem, exame físico, além das técnicas básicas."

Maria Eduarda Santo Pontes / Enfermagem / Enfermeira Intensivista do Hospital Bandeirantes, em São Paulo

"Sempre gostei de ciências, mas não tinha certeza de qual faculdade cursar. Quando iniciei meus estudos no curso de Farmácia na FHO em 2002 tive certeza de que tinha feito a escolha certa! A Instituição abriu muitas portas para mim desde que me formei. Atuei na indústria farmacêutica por cerca de oito anos, concluí meu mestrado e agora irei encarar um PhD no Canadá. Resumindo, tenho muito a agradecer essa Instituição e aos meus queridos professores por todo o conhecimento compartilhado."

Alyne Grasiela Teixeira / Farmácia / Estudante de PhD na Dalhousie University em Halifax, Nova Scotia (Canadá)

"Em meu trabalho desenvolvo atividade de farmácia clínica, farmácia hospitalar e gestão farmacêutica. Todo o conteúdo necessário para minha aprovação nas provas da residência foi transmitido nas aulas de graduação da FHO e minhas atividades extracurriculares como o intercâmbio acadêmico para o Chile, iniciação científica, apresentação de trabalhos, monitorias e bom aproveitamento acadêmico contribuíram para a minha pontuação máxima na entrevista. Agradeço ao corpo docente da FHO por possibilitar minha aprovação no processo seletivo no qual a primeira fase foi aplicada em cinco estados do país."

Aline Feltrin Foguel / Farmácia / Hospital Sírio Libanês

"Meu maior sonho, desde o início da graduação, era ser Engenheiro da Petrobras. Quando ouvi boatos de que seria publicado o edital do concurso decidi me dedicar exclusivamente a isso. Montei minha estratégia de estudo analisando estatisticamente os assuntos mais cobrados e que eu não tinha tanta afinidade. Os materiais que utilizei para estudar foram os cadernos da graduação e os livros da biblioteca da FHO. Quando o resultado saiu não conseguia acreditar, eu era o 17º colocado! Hoje represento a Engenharia da FHO na Petrobras, classificado entre os 23 engenheiros mecânicos de outras universidades conceituadas do nosso país. Gostaria de agradecer a Instituição por terem participado com excelência da minha trajetória profissional. Tenho muito orgulho da FHO, pois ela permitiu que o meu sonho fosse realizado."

Maicon Daniel Alves / Engenharia Mecânica / Petrobras

"A FHO foi muito importante para a minha carreira. Através dela vivenciei a experiência de estágio na Indústria Farmacêutica Medley, o que me abriu portas para várias oportunidades. Hoje sou Farmacêutica de Processo em uma multinacional, a Merial Saúde Animal e me deparei com um mundo diferente, o biológico. Venho captando experiências que jamais imaginava vivenciar. Sou do Departamento de Febre Aftosa, que faz parte da lista de doenças de notificação obrigatória à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A doença é transmissível, com potencial de disseminação extremamente rápido, sem respeitar as fronteiras nacionais, com sérias consequências socioeconômicas e de importância extrema no comércio internacional de animais e de produtos de origem animal. Assim, manipulamos o vírus para obtermos o antígeno, o que torna nossa fábrica Nível 4 – o maior nível da escala - em biossegurança e faz nossa produção ter muitas particularidades diferentes das que estamos acostumados. Tenho muito orgulho do que faço e sou muito agradecida aos meus mestres da FHO. Sem eles esse sonho não seria possível."

Juliane Américo de Souza / Farmácia / Farmacêutica de Processo, na Merial

"Sou da primeira turma de Estética da FHO. Não foi fácil sermos pioneiras, mas valeu cada dia. Trabalhei como esteticista em Porto Seguro por dois anos, voltei para a minha cidade, e em seguida recebi uma proposta para trabalhar em Portugal. Cá estou eu desde então. A profissão por aqui é um pouco diferente, já que a esteticista realiza diversos procedimentos, e por isso estou cada dia mais me especializando. Amo ser esteticista."

Cristina Roseli Volpi / Estética / Esteticista no Carina Bernardino Studio e Estética Ltda, em Portugal

"Em fevereiro de 2009 iniciei uma nova fase da minha vida quando as portas da FHO abriram-se para mim, permitindo a realização do meu sonho profissional. Foram quatro anos de grande aprendizado teórico e prático, embasados por uma equipe de professores altamente capacitados e uma excelente infraestrutura de clínicas e laboratórios. Em 2012, obtive o título de cirurgião dentista e pude ver quanto conhecimento adquiri no decorrer desses anos. Saí da faculdade pronto para o mercado profissional, onde atuei como clínico geral por três anos. Atualmente estou cursando mestrado em Materiais Dentários na Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas FOP/UNICAMP – no qual tenho dedicação exclusiva. Estou muito satisfeito com a minha profissão e com tudo que ela tem me proporcionado. Só tenho a agradecer a FHO, que foi o primeiro e grande passo na trajetória da minha carreira. Me orgulho muito de fazer parte dessa história."

Ronaldo de Araújo Júnior / Odontologia / Mestrando em Materiais Dentários

"No ano de 2010 ingressei no curso de Ciências Biológicas com inúmeras dúvidas em relação ao futuro, mas ao final do segundo semestre algumas incertezas foram sanadas por um objetivo traçado: pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Ao longo do primeiro ano vários professores relataram suas experiências acadêmicas e os percalços até chegarem a lecionar em uma universidade. Fiquei fascinado com todo o processo. Eu queria me tornar um professor pesquisador. Do 2º ao 4º ano realizei estágios nas áreas de Educação, Meio Ambiente, Pesquisa e Saúde e participei de Congressos, Feiras, Semanas Acadêmicas e Workshops, que aprimoraram a minha percepção sobre o curso, sobre o meu papel e sobre o papel do Biólogo para à sociedade. A FHO me proporcionou uma graduação completa, recheada de debates, de aulas com metodologias inovadoras, com muitas atividades de campo e uma iniciação à ciência muito bem amparada, e esse conjunto de fatores me fizeram chegar preparado para buscar a tão desejada vaga na pós-graduação.

Após aprovação em quarto lugar para o mestrado em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal de São Carlos, estudei os efeitos de diferentes agrotóxicos (inseticidas e fungicidas) em abelhas melíferas e nativas utilizando ferramentas consolidadas na graduação como: coleta, dissecção e manejo de invertebrados, técnicas bioquímicas, histológicas e imunológicas. Foram dois anos de muito trabalho, mas tive o privilégio de compartilhar os resultados no Brasil e no exterior, além de publicá-los em revistas de alto impacto.

E não quero parar por aqui. Agora faço doutorado na Unesp com novos desafios, novas técnicas e diferentes espécies de abelhas, mas sempre com a lembrança da excelente graduação que a FHO me garantiu."

Caio Eduardo da Costa Domingues / Biologia / Doutorando pela UNESP

"No terceiro ano de graduação já busquei um estágio, mesmo não sendo obrigatório naquele período. Hoje vejo que tomei a decisão certa, pois após o término do mesmo a empresa me ofereceu a oportunidade de ser efetivada. Todo o conhecimento teórico e prático oferecidos pela equipe da FHO foram e são fundamentais para o meu embasamento profissional, o qual aplico diariamente em meu ambiente de trabalho."

Dayonara Lombardi / Administração / DePuy Synthes Companies of Johnson & Johnson

"Me formei em 2008 e na FHO tive professores excelentes, que sempre me incentivaram a aprofundar meus conhecimentos e a buscar meus sonhos. Trabalho em um hospital há seis anos, onde atuo como Responsável Técnica da Farmácia e Gerente de Suprimentos, local onde tenho muitas oportunidades e muito orgulho de trabalhar, principalmente por me dedicar ao SUS e nunca desistir de lutar pela saúde de todos. Amo a minha profissão e sou eternamente grata à todos os mestres que contribuíram para eu chegar até aqui!"

Aline Silva / Farmácia / Responsável técnica da Farmácia e Gerente de Suprimentos da Santa Casa de Misericórdia de Mogi Mirim

"Fiz parte da primeira turma do curso de Engenharia Mecânica da FHO, com ênfase em Automação e Controle, concluindo o curso no final de 2011. Em 2012, iniciei como Engenheiro de Projetos Trainee em uma multinacional americana do setor químico e, desde 2014, trabalho como Engenheiro de Projetos na área da Engenharia Industrial, atuando na ampliação de fábrica, melhoria e automação de processos, entre outras áreas. Desde o início do curso a qualidade do corpo docente, assim como a estrutura fornecida para os alunos, foi importantíssimo no meu desenvolvimento; juntamente com a grade curricular do curso - definida pela coordenação e composta por uma base teórica sólida, um diferencial no mercado de trabalho. O foco no desenvolvimento do aluno é essencial, nos preparando ainda mais para o início da jornada profissional".

Luiz Carlos Rotta Junior / Engenharia Mecânica / Engenheiro de Projetos na SI Group

"Tenho muito orgulho de ter concluído minha graduação em Psicologia na FHO. O corpo docente foi excelente e me capacitou para ingressar no mercado de trabalho. Eles me ensinaram que o psicólogo pode atuar em diversas áreas e foi durante a graduação que descobri a minha paixão por RH através da disciplina de “Psicologia do Trabalho”. Em 2010 decidi atuar na área, trabalhando com recrutamento e seleção. Atualmente trabalho em uma consultoria de terceirização de mão de obra e mais uma vez conto com a formação da FHO na minha pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos. Só tenho a agradecer!"

Fabiana Cristina / Psicologia / Gerente de Recrutamento e Seleção na JOB Consultoria e Terceirização

"Durante a minha graduação na FHO, tive a oportunidade de conhecer na teoria e na prática as diversas áreas de atuação profissional do psicólogo. A partir desta ampla formação, pude escolher a que mais me agradava: Organizações e Trabalho. Hoje sou Coordenadora de Recursos Humanos em uma empresa multinacional no Rio de Janeiro. Só tenho a agradecer aos professores e orientadores pela ótima formação proporcionada durante a minha graduação. Valeu muito a pena!"

Giovana Cunha Mutti / Psicologia / Coordenadora de RH na Frank's International

"Desde o começo de 2018 fui convidado para fazer parte do quadro de técnicos da seleção brasileira de boxe. Apesar de praticamente nascer no boxe, pois meu pai já era treinador, um dos grandes diferenciais que me fizeram ser um treinador ainda melhor foi minha formação acadêmica. Na faculdade abri meus horizontes para além da minha modalidade, podendo enxergar a Educação Física como um todo. Sempre acreditei na educação, no esporte e na arte, como ferramentas de transformações sociais, e na FHO pude ter a oportunidade de agregar tudo isso à minha educação. Também reforço que, nos dias atuais, muitas instituições de ensino particulares passaram a enxergar os alunos como meros clientes, e, nesse caminho, a educação acaba virando apenas um produto. Na FHO os meus professores sempre estiveram realmente preocupados com a relação ensino-aprendizagem e em formar bons profissionais, o que, ao meu ver, faz total diferença. Por isso, sempre vou guardar com carinho todo o processo de crescimento e aprendizado que pude vivenciar dentro desta Instituição."

Leonardo Costa de Macedo / Educação Física / Técnico da seleção brasileira de boxe

"Sempre fui apaixonado por tecnologia e desde pequeno sonhava trabalhar com isso. Ainda no colegial, sempre visitava a Feira de Profissões da FHO, onde conheci o curso de Sistemas de Informação. O curso foi muito importante para o meu ingresso no desenvolvimento de software, sempre conciliando o que aprendia nas aulas com meus próprios estudos. Durante o curso trabalhei por dois anos na Luxfacta - Soluções de TI como desenvolvedor Java e posteriormente com Mobile, onde coloquei em prática tudo que estava estudando. Ao finalizar o curso me mudei para São Paulo e trabalhei por dois anos no Grupo Nexxera com desenvolvimento Android, conhecendo e atuando no mercado financeiro. Atualmente, trabalho no Banco Bradesco como Arquiteto Android e sou responsável por arquitetar e implementar soluções mobile para mais de 15 milhões de clientes. A FHO e seus professores teve um papel fundamental para o meu crescimento profissional e sou eternamente grato a todos."

Felipe Trova de Araújo / Sistemas de Informação / Arquiteto de Software em desenvolvimento Android no Banco Bradesco

"Terminei minha graduação na FHO em 2011 e em 2014 voltei à faculdade para cursar Especialização em Cosmetologia. Ainda nesta época comecei a dar aulas no Curso Técnico em Farmácia na ETEC de Porto Ferreira, uma carreira que nunca pensei em seguir, mas onde me encontrei. Este ano, fui aceita no Programa de Mestrado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP, onde faço pesquisa sobre citotoxicidade de conservantes farmacêuticos em cultivo celular. Agradeço a todos os professores envolvidos na minha formação por terem me ajudado a evoluir e a me tornar a profissional que sou hoje."

Gabriela de Oliveira Prado / Farmácia / Mestrado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP

"Gosto de ressaltar que iniciei minha carreira de fisioterapeuta quando ingressei na FHO. Durante a minha formação o conhecimento adquirido foi muito além das aulas. Sempre fui motivado pelos professores a buscar o conhecimento e tive a oportunidade de participar de diversas ações que me possibilitaram vivenciar a profissão desde o início do curso. No meu último ano, fui premiado no Simposio Internacional Y II Nacional de Investigación en Fisioterapia y Kinesiologia Universidad Manuela Beltrán, em Bogotá, na Colômbia. Pensando em ser um profissional diferenciado e considerando a qualidade da Instituição e do corpo docente, retornei à FHO para fazer uma Pós-graduação em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia. Hoje, atuo como fisioterapeuta na APAE de Araras, sou professor convidado do curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da FHO, faço parte do Conselho Municipal de Saúde, realizo ações em diversas empresas do estado, sou proprietário de uma empresa de qualidade de vida laboral e realizo atendimentos a domicílio, uma diversidade de áreas de atuação que só existe graças aos conhecimentos adquiridos durante a minha graduação. Todas as minhas conquistas pessoais e profissionais aconteceram graças ao profissional que a FHO me preparou para ser."

Thiago Camargo Cianciardi / Fisioterapia / Fisioterapeuta na APAE de Araras

"O curso de Fisioterapia da FHO me auxiliou a conquistar a posição de Jovem Pesquisador FAPESP na Universidade de São Paulo (USP). Hoje, coordeno um grupo de pesquisa focado no entendimento de mecanismos moleculares envolvidos no desenvolvimento do câncer de cólon. Assim, a boa base teórica de minha graduação, juntamente com uma boa iniciação científica na Instituição, me possibilitaram conseguir o 1° lugar na seleção para o mestrado em Patologia pela USP. Anos depois, morando na Alemanha, a Universidade de Wuerzburg me concedeu o título de Ph.D. em Ciências Naturais e me contratou como pesquisador para o meu 1° pós-doutorado. Ao retornar para o Brasil, recebi da USP meu segundo título de Dr., agora em Patologia; área em que também realizei meu 2° pós-doutorado. Aos que procuram uma boa instiuição de ensino para iniciar seus estudos, aqui fica o meu apoio a FHO."

Vinicius Kannen / Fisioterapia / Jovem Pesquisador FAPESP - Universidade de São Paulo

"A FHO teve um importante papel na minha trajetória profissional. Minha formação se deu através de uma equipe de profissionais altamente capacitados e comprometidos, que formam alunos com excelência. Sendo assim, tive embasamento e estrutura para chegar onde estou com o conhecimento adquirido durante meu curso. A FHO tem o curso de Enfermagem como referência na região e sou grata por todo o empenho e dedicação dos professores, coordenação e toda a equipe."

Paula Harumi Yoshino / Enfermagem / Programa de Aprimoramento Profissional em Enfermagem Oncológica – Hematológica Infantil do Centro Infantil Boldrini

"A grade curricular do curso de Ciências Biológicas da FHO, composta de aulas práticas e viagens de campo, me ajudou muito durante o tempo em que trabalhei nos EUA. A maioria dos meus parceiros de trabalho nunca tinha trabalhado, mas eu estudei no período da noite e pude trabalhar desde o segundo ano na área, o que me deu vantagem. As palestras e minicursos oferecidos pela Semana da Biologia, o Congresso Científico, entre outros eventos realizados pela Instituição, me ajudaram muito na hora da contratação, pois foram um diferencial no meu currículo. Além disso, sempre que precisei de algum documento a Secretaria foi muito eficiente e a Biblioteca tinha uma gama de livros que foram muito importantes para minha formação".

Victor Pereira de Lima / Biologia /

"Logo no primeiro ano de ano de faculdade fui me encantando e me apaixonando mais e mais pela profissão e pela estrutura que a FHO fornece aos alunos. Os profissionais são competentes, qualificados e, ainda, amigos dos alunos. Além disso, laboratórios modernos e equipados, espaços físicos adequados e planejados às nossas necessidades, são algumas das inúmeras qualidades da Instituição. Me formei em 2013 e em poucos meses tive a oportunidade de exercer a profissão na Saúde Pública da minha cidade. Desde então, sou Fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), por meio da Prefeitura Municipal de Pirassununga e Secretaria Municipal da Saúde. Atendo nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) realizando palestras e conduzindo grupos na área de promoção de saúde e também no atendimento à pacientes. Desde 2010 sou aluno FHO, pois também escolhi a faculdade para me especializar. Tenho mais um objetivo profissional e, neste também, a FHO estará presente: no próximo ano começarei a minha segunda especialização, também na Instituição, que já parte da minha vida pessoal e profissional. Quero agradecer aos meus pais por me proporcionarem a oportunidade de estudo e a toda a Equipe FHO - professores, funcionários e colaboradores de todos os setores, pelo carinho e pela dedicação neste ensino de qualidade. Obrigado!"

Alexandre Affonso Batista Serrador / Fisioterapia / Fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no Programa Saúde da Família (PSF) de Pirassununga (SP)

"Me formei em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Lembro que a princípio, fiquei deslumbrada com o tamanho da faculdade... Tive uma formação que me proporcionou a visão de todas as áreas da Educação Física, pelo corpo docente, grade curricular e infraestrutura da Instituição, pois sempre tivemos todo o material necessário para a práticas das atividades. Essa riqueza de conteúdo e de experiências me ajudou muito quando fui dar aula, porque utilizei todos os aprendizados que tive durante o curso – em seminários, fóruns, workshops e em sala de aula – no meu trabalho. Hoje estou concluindo meu mestrado em Educação e afirmo que a minha graduação na FHO foi diferente, completa."

Bianca Granzoto / Educação Física / Aluna de mestrado em Educação na UNIMEP

"Escolhi a FHO por ser uma das referências em nossa região e, quando iniciei minha graduação em Fisioterapia, já estava focado em trabalhar com a área Desportiva. A cada semestre que passava eu tinha a certeza de que havia feito a melhor escolha para mim, mas nada disso teria acontecido se não fosse o corpo docente da Instituição, que é altamente capacitado; e a excelente estrutura da FHO, que atende todas as necessidades dos alunos. Durante todo o curso eu me mantive focado e tracei objetivos, e, hoje, sou Fisioterapeuta das categorias de base da Sociedade Esportiva Palmeiras. Sou eternamente grato por tudo o que o corpo docente e a faculdade me proporcionaram neste tempo".

Matheus Grahl Firmo / Fisioterapia / Fisioterapeuta das categorias Sub-11 e 13 na Sociedade Esportiva Palmeiras

"No ano de 2010 ingressei no curso de Ciências Biológicas com inúmeras dúvidas em relação ao futuro, mas ao final do segundo semestre algumas incertezas foram sanadas por um objetivo traçado: pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Ao longo do primeiro ano vários professores relataram suas experiências acadêmicas e os percalços até chegarem a lecionar em uma universidade. Fiquei fascinado com todo o processo. Eu queria me tornar um professor pesquisador. Do 2º ao 4º ano realizei estágios nas áreas de Educação, Meio Ambiente, Pesquisa e Saúde e participei de Congressos, Feiras, Semanas Acadêmicas e Workshops, que aprimoraram a minha percepção sobre o curso, sobre o meu papel e sobre o papel do Biólogo para à sociedade. A FHO me proporcionou uma graduação completa, recheada de debates, de aulas com metodologias inovadoras, com muitas atividades de campo e uma iniciação à ciência muito bem amparada, e esse conjunto de fatores me fizeram chegar preparado para buscar a tão desejada vaga na pós-graduação.

Após aprovação em quarto lugar para o mestrado em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal de São Carlos, estudei os efeitos de diferentes agrotóxicos (inseticidas e fungicidas) em abelhas melíferas e nativas utilizando ferramentas consolidadas na graduação como: coleta, dissecção e manejo de invertebrados, técnicas bioquímicas, histológicas e imunológicas. Foram dois anos de muito trabalho, mas tive o privilégio de compartilhar os resultados no Brasil e no exterior, além de publicá-los em revistas de alto impacto.

E não quero parar por aqui. Agora faço doutorado na Unesp com novos desafios, novas técnicas e diferentes espécies de abelhas, mas sempre com a lembrança da excelente graduação que a FHO me garantiu."

Caio Eduardo da Costa Domingues / Biologia / Doutorando pela UNESP

"Me formei em 2017 no curso de Farmácia da FHO e, durante o período de graduação, me apaixonei por cada disciplina e pelas diversas áreas que o farmacêutico é hábil a atuar. Estagiei em algumas delas e tive a oportunidade de realizar duas iniciações científicas que me trouxeram grande conhecimento interdisciplinar e prática laboratorial. Sinto muito orgulho de ser formada pela FHO e de ter sido orientada por excelentes professores, que me deram todo suporte, incentivo e me guiaram em minhas escolhas. Tenho certeza de que todo o conhecimento que me foi transmitido e o meu comprometimento/dedicação me fizeram conquistar meus objetivos. Atualmente, sou mestranda pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP (Modalidade Medicamentos e Cosméticos) e faço parte do grupo de pesquisa que tem como ênfase o desenvolvimento e caracterização de nanocarreadores para direcionamento de fármacos e terapia gênica no tratamento de doenças cutâneas".

Ana Vitória Pupo Silvestrini / Farmácia / Aluna de Mestrado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP

"Trabalho no setor de desenvolvimento analítico, na Célula de Validação. Faço análise de produto acabado e matéria prima, validação de teor, substâncias relacionadas, limpeza e estresse (degradação forçada), tudo em HPLC ou UPLC. A FHO foi excelente para a minha formação, pois me ofereceu uma base teórica muito boa e as práticas em laboratórios também ajudaram muito na minha vida profissional. É uma faculdade que recomendo, pois a grade curricular e a estrutura são excelentes."

Mainara Scomparin Rahal / Farmácia / Analista de Desenvolvimento Jr - Validação, na Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos

"Desde o começo de 2018 fui convidado para fazer parte do quadro de técnicos da seleção brasileira de boxe. Apesar de praticamente nascer no boxe, pois meu pai já era treinador, um dos grandes diferenciais que me fizeram ser um treinador ainda melhor foi minha formação acadêmica. Na faculdade abri meus horizontes para além da minha modalidade, podendo enxergar a Educação Física como um todo. Sempre acreditei na educação, no esporte e na arte, como ferramentas de transformações sociais, e na FHO pude ter a oportunidade de agregar tudo isso à minha educação. Também reforço que, nos dias atuais, muitas instituições de ensino particulares passaram a enxergar os alunos como meros clientes, e, nesse caminho, a educação acaba virando apenas um produto. Na FHO os meus professores sempre estiveram realmente preocupados com a relação ensino-aprendizagem e em formar bons profissionais, o que, ao meu ver, faz total diferença. Por isso, sempre vou guardar com carinho todo o processo de crescimento e aprendizado que pude vivenciar dentro desta Instituição."

Leonardo Costa de Macedo / Educação Física / Técnico da seleção brasileira de boxe

"Terminei a faculdade em dezembro de 2016 e em março de 2017 já comecei a atuar como farmacêutica na área hospitalar. O cargo exige grande responsabilidade e eu nunca havia liderado uma equipe antes, mas encarei o desafio e estou amando trabalhar na área, pois ela proporciona uma atuação clínica onde lidamos com o paciente de uma forma incrível. Sempre fui muito tímida e insegura, mas o curso de Farmácia da FHO me preparou para encarar desafios. Na prática, muitas vezes, temos que lidar com situações que não são aprendidas na graduação, mas os seminários e estudos de casos clínicos nos preparam para encarar esta realidade. Por isso, sou muito grata aos mestres do curso de Farmácia, por sempre incentivarem os alunos e por serem exemplos na nossa vida."

Bruna Cabral / Farmácia / Santa Casa de Rio Claro

"Só tenho a elogiar esse curso, pois estou me aperfeiçoando cada vez mais, investindo em cursos de musicalização infantil e em uma Pós-graduação em Neuropsicopedagogia".

Daniela Ribeiro dos Santos Campanholo / Pedagogia / Estudante de Pós-graduação

"Iniciei minha graduação no ano 2000, no curso de Ciências Biológicas, e a FHO teve um papel fundamental na minha carreira profissional, pois abriu novos horizontes em minha vida. O corpo docente do curso é altamente capacitado e, além da excelente infraestrutura, proporciona um ótimo aprendizado. Tenho boas lembranças do período da graduação pois, além dos conhecimentos agregados pela Instituição, convivi com grandes amigos e excelentes professores, os quais sempre me inspiraram a seguir a pesquisa e a executar as tarefas com muito amor, respeito e ética. Muito obrigada FHO, por fazer parte da minha história. Tenho muito orgulho da minha profissão!".

Sílvia de Oliveira Dorta / Biologia / PhD do Centro de Citricultura Sylvio Moreira / IAC- Cordeirópolis / SP

"Ao escolher minha graduação em Engenharia Química na FHO tive a oportunidade de crescer junto com o curso, pois fui aluna da primeira turma. Durante esses anos tive a oportunidade de aprender com os melhores professores, os quais fizeram eu me encantar ainda mais com a Engenharia e os processos e transformações; além de diferentes profissionais, com os quais tive contato através de diversos projetos que a área de engenharia na FHO apresenta, como o Centro Acadêmico e a Empresa Júnior. A experiência que ambos me deram, auxiliou no meu desempenho nas entrevistas e dinâmicas no mercado de trabalho. Também pude aprender ainda mais com grupos de estudo e iniciação científica, os quais complementaram a minha formação, podendo visualizar as diferentes áreas de atuação de um engenheiro químico. Com tudo isso de bagagem consegui, antes mesmo do final da graduação, o meu primeiro emprego, dentro do vasto leque de oportunidades que a engenharia nos proporciona: trabalhar na área de processos e qualidade, onde, por meio de visitas técnicas durante o curso, já havia obtido minhas primeiras experiências".

Milena Maria Antonio / Engenharia Química / Analista de Laboratório na Biosev - A Louis Dreyfus Group company

"A FHO teve um importante papel na minha trajetória. A Instituição contribuiu de várias formas para o meu avanço profissional, com destaque para o corpo docente, que sempre enfatizou as possibilidades que poderíamos ter na área acadêmica. Ainda durante a graduação conheci o Pilates por meio de um dos professores da casa e, desde de então, a minha formação utilizando está técnica foi voltada para a área clínica. Agradeço a todos os professores que buscam o melhor em seus alunos, pois se tenho a base de hoje foram vocês que plantaram esta semente. Hoje faço parte do programa de Mestrado em Ciências do Desporto da Universidade-Trás-os-Montes e Alto D'ouro – UTAD, em Portugal com especialização em Avaliação e Prescrição de Atividades Físicas e do grupo de estudos em dor lombar crônica pela UNICID/SP no Brazilian Back Pain Research Group. Além disso, sou proprietária e diretora clínica do Pilates&Movimento e ministro cursos de especialização em Pilates Clínico com a ShopFisio."

Thais Delfino / Fisioterapia / Mestranda em Ciências do Desporto na Avaliação e prescrição de exercícios na UTAD - Portugal e diretora clínica da Pilates & Movimento

"Iniciei o curso de Educação Física na FHO em 2010, e já no primeiro ano tive a certeza de que queria seguir carreira acadêmica. Ao expor meu objetivo aos professores, tive o apoio de todo o corpo docente para que esse objetivo fosse alcançado. Em 2013, no último ano do curso, tive a oportunidade de iniciar uma Especialização em Atividades Físicas para Grupos Especiais na Instituição, o que possibilitou que eu me preparasse ainda mais para um dia ingressar na vida acadêmica. Em 2015, finalmente passei no processo seletivo para o Mestrado na UFSCar. Hoje faço pesquisa na linha de Adaptações Neuromusculares ao Treinamento de Força e me preparo para um futuro ingresso no Doutorado."

Vitor Angleri / Educação Física / Mestrando na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

"Sempre sonhei em trabalhar em uma multinacional no ramo de tecnologia da informação e, em junho de 2013, no meu penúltimo ano do curso de Sistemas de Informação da FHO, este sonho começou a se tornar realidade quando fui contratado pela IBM. O processo seletivo não foi fácil: primeiramente passei por uma entrevista técnica e por uma grande entrevista em inglês. Duas semanas depois, fui informado que tinha sido selecionado. Comecei meu estágio de três meses recebendo diversos treinamentos de tecnologia mainframe. Após este período os que tiveram melhor desempenho foram contratados. Assim, em setembro fui efetivado. Hoje trabalho como líder de um time de suporte à produção, que cuida de aplicações críticas da IBM que rodam nos Estados Unidos e na Irlanda, e também atuo como desenvolvedor em linguagens para tecnologia mainframe. A FHO teve um papel fundamental na minha carreira, uma vez que foi na faculdade que aprendi toda a base de conhecimento técnico e pude me apresentar melhor para o mercado de trabalho, o que consequentemente me ajudou a chegar na posição que ocupo hoje."

Guilherme F. de F. Marcondes / Sistemas de Informação / Team Leader de suporte à produção e desenvolvedor de aplicações mainframe na IBM

"Quando iniciei a faculdade, em 2012, nunca havia pensado que seria Bióloga. Comecei fazendo Engenharia Química, pois sou Técnica em Química e havia acabado de ser contratada por uma empresa alimentícia. Após três semanas de aula, eu me sentia perdida, infeliz e não estava gostando do que aprendia. Percebi que não estava no curso certo. Um dia, por curiosidade, fui com minha amiga Juliene para a FHO e assisti com ela a uma aula do curso de Ciências Biológicas. Foi simplesmente instantâneo: era isso que eu queria! Porém as aulas já tinham começado e eu não queria esperar mais um ano. Por muita sorte, a FHO havia divulgado duas bolsas de 50% para vagas remanescentes no curso, e não pensei duas vezes. Saí da outra faculdade, fiz a prova e passei. Estes quatro anos na FHO só me provaram que escolhi o melhor para mim. É muito bom quando algo em nossa vida se encaixa completamente em quem somos e cada conhecimento novo que eu adquiria no curso me fazia uma pessoa mais feliz e mais confiante de que estava no caminho certo. É claro, que como qualquer decisão, existem momentos difíceis, disciplinas mais complicadas e trabalhar em grupo que nem sempre são fáceis. Cometi muitos erros e acertos, porém meus professores nunca me deixaram desistir. Afinal, faculdade é um aprendizado constante.Me sinto honrada de ter concluído este curso extraordinário na FHO! Os conhecimentos que adquiri me fizeram ver o mundo com outros olhos, a dar mais importância a todo ser vivo, a descobrir que o mundo é mais mágico do que imaginamos e que todo trabalho, pode sim ser realizado, só depende de nossa dedicação. Após o término do curso fui promovida na empresa em que trabalho e hoje faço parte do controle de qualidade, tendo a microbiologia sempre presente em minhas rotinas. Também auxilio meus pais, que são agricultores. A Biologia me ajudou a cuidar melhor do solo e a entender o desenvolvimento e as necessidades das plantas".

Michele Sardinha / Biologia /

"Decidi conhecer o curso de Farmácia através de uma palestra que seria ministrada pelo coordenador e a partir daquele momento tive certeza que minha preferência seria pela FHO. Foram anos de intensa aprendizagem, tanto profissional quanto pessoal, e tenho certeza que essa experiência colaborou muito na minha vida. Atualmente estudo doutorado em Ciências Farmacêuticas na UNESP de Araraquara e no momento estou realizando um período de “doutorado sanduíche” na Universidade do Texas (UTSA) em San Antonio, Texas (EUA). Recomendo fortemente o curso, o qual vem sendo aprimorado constantemente de maneira a contribuir ainda mais para a grade curricular e a formação profissional do aluno. Sou imensamente grata a todos os profissionais e amigos que estiveram comigo durante esta jornada, me ajudando a tomar importantes decisões e a enfrentar os desafios."

Bruna Bonifácio / Farmácia / Estudante de Doutorado em Ciências Farmacêuticas na UNESP

"Trabalho há 19 anos em Indústria Farmacêutica e nesse tempo tive a oportunidade de atuar em diferentes setores: Produtivo, Controle de Qualidade e Garantia da Qualidade, onde estou atualmente. Minha graduação em Farmácia na FHO foi de extrema importância na construção de toda essa história. Ela me proporcionou, além de um elevado nível de conhecimento técnico e científico, os quais são fundamentais nas atividades que exerço hoje, uma consciência responsável para trabalhar na área de saúde. Ficou claro durante a graduação que somos responsáveis por vidas. Pode ser a minha ou sua, as da minha família ou as da sua. Independente de quem seja ou da área em que estamos atuando, todo cuidado, responsabilidade e amor nas atividades desenvolvidas são essenciais no exercício da profissão. Recomendo a FHO sem restrições."

Rogério Rigotti / Farmácia / Analista de Garantia da Qualidade na Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.

"O curso de Ciências Biológicas e a FHO foram a base para eu alcançar meus objetivos como bióloga. O curso é completo e composto por professores excelentes, que me proporcionaram todo suporte necessário para aquisição de conhecimento nas diversas áreas da Biologia. Durante minha graduação, tive a oportunidade de realizar iniciação científica com bolsa PIBIC/CNPq, o que foi essencial para me direcionar para a área e ingressar na pós-graduação. Tenho muito orgulho em ter feito parte do curso de Ciências Biológicas da FHO".

Flávia Marcorin de Oliveira / Biologia / Doutoranda em Ciências Médicas (Genética Médica) - FCM pela Unicamp

"Iniciei minha graduação em 2013 na FHO através do ProUni. Eu já havia decidido há muito tempo que queria fazer Engenharia de Computação e entrar na FHO foi para mim um sonho realizado. Durante o curso, tive a oportunidade de aprender muito e de participar de vários grupos de estudos e eventos. No último ano, iniciei meu estágio em uma empresa de robótica chamada Maker Robotics, onde vi que muito do que aprendi nas aulas eu conseguia colocar em prática. Terminei a faculdade no fim de 2017 e agora estou trabalhando na PwC Brasil, na área de Riscos e Controles, onde também utilizo meus conhecimentos analisando os ambientes de tecnologia que os clientes possuem. A faculdade me proporcionou um aprendizado enorme, sempre fui bem atendido e tenho certeza de que fiz a escolha certa. A recomendo a todos que conheço".

João Vitor Leite / Engenharia de Computação / Associate na área de Riscos e Controles na PwC Brasil

"A grade curricular do curso de Ciências Biológicas da FHO, composta de aulas práticas e viagens de campo, me ajudou muito durante o tempo em que trabalhei nos EUA. A maioria dos meus parceiros de trabalho nunca tinha trabalhado, mas eu estudei no período da noite e pude trabalhar desde o segundo ano na área, o que me deu vantagem. As palestras e minicursos oferecidos pela Semana da Biologia, o Congresso Científico, entre outros eventos realizados pela Instituição, me ajudaram muito na hora da contratação, pois foram um diferencial no meu currículo. Além disso, sempre que precisei de algum documento a Secretaria foi muito eficiente e a Biblioteca tinha uma gama de livros que foram muito importantes para minha formação".

Victor Pereira de Lima / Biologia /

"Meu primeiro emprego foi em uma farmácia de manipulação, o qual sou muito grata, pois foi a partir daí que a sementinha começou a crescer. Me formei em 2010 no curso de Farmácia da FHO e, em 2011, dei sequência à minha formação com uma Pós-graduação em Farmacologia Clínica e Atenção Farmacêutica e, posteriormente, em Fitoterapia, MBA em Gestão Empresarial e Acupuntura, todos na FHO. Atualmente, sou Responsável Técnica e Supervisora de Estágio na Farmácia-Ensino da FHO e trabalho com terapias naturais em meu espaço (Om Salus Acupuntura). A graduação em Farmácia da FHO me abriu muitas portas, pois nos capacita para atuar em mais de 70 áreas e, com muita alegria, posso dizer que hoje atuo nas áreas em que mais me realizo como profissional e como pessoa. Eterna gratidão a todos os professores e à Instituição, que me permite viver essa realização".

Flavia Mirela Zancheta Campagna / Farmácia / Responsável Técnica e Supervisora de Estágio na Farmácia-Ensino da FHO

"Lembro exatamente do dia em que recebi uma ligação da FHO me avisando sobre a bolsa de estudos de 100% para o curso de Farmácia. Confesso que não acreditei. Mudei de cidade, comecei a estagiar e de presente engravidei no terceiro ano do curso. Graças a equipe de docentes me formei junto com os meus colegas de turma em 2010. Eles não foram professores, foram meus pais da graduação. Tiveram toda a paciência do mundo comigo e com a minha bebê. Estagiei no último ano do curso no Hospital de Clínicas da UNICAMP e, como por força do destino, comecei na Central de Preparo de Antineoplásicos. Me formei com a certeza de que queria seguir carreira na Oncologia. Quatro meses após minha graduação, comecei a trabalhar como farmacêutica na Oncocamp, clínica pioneira no tratamento do Câncer na região metropolitana de Campinas. Me especializei em Oncologia Multidisciplinar pelo Hospital Albert Einstein em São Paulo em 2012 e com essa profissionalização só colhi frutos. Me empenhei no desenvolvimento da atenção farmacêutica especializada em Oncologia e participei de congressos nacionais e internacionais como o MASCC em 2015, realizado na Dinamarca, onde são discutidos os consensos em terapias de suporte ao câncer usados no mundo todo. No início deste ano recebi o convite para assumir a Supervisão de Farmácia do COT- Centro Oncológico do Triângulo, em Uberlândia (MG). Manipulamos por mês mais de 1.000 bolsas de quimioterapia, além da assistência integral ao paciente oncológico. Em março desse ano, palestrei no IV Congresso Internacional de Uro Oncologia sobre a importância do farmacêutico na adesão do paciente em uso de quimioterapia. Com seis anos de formada, costumo falar que tenho uma carreira curta, porém intensa. Sou muito feliz pela minha escolha profissional e tenho orgulho de ser farmacêutica e fazer a diferença diariamente na vida das pessoas com Câncer."

Bruna Brandão / Farmácia / Supervisora de Farmácia do COT- Centro Oncológico do Triângulo, em Uberlândia (MG)

"Desde muito cedo eu já havia escolhido a graduação que queria fazer. Sempre me fascinei pelo universo dos seres vivos e a possibilidade de conhecer diversas áreas que esse curso proporciona. Em 1997, ingressei no curso de Ciências Biológicas na FHO. No terceiro ano do curso tive a oportunidade de estagiar no Centro de Citricultura Sylvio Moreira/IAC, um centro de excelência em pesquisas na área de genética e melhoramento vegetal. Após minha formação na FHO e meu estágio de iniciação científica, tive a certeza de que queria seguir carreira na pesquisa, nas áreas de Biologia Molecular e Biotecnologia. Contudo, achei que poderia ganhar mais experiência antes de cursar o Mestrado, então iniciei minha jornada como técnica no mesmo laboratório. Nessa época, esse laboratório fazia parte do consórcio para o sequenciamento de genomas, o AEG - Agronomical and Enviromental Genomes. Esse projeto foi muito importante para a comunidade científica, onde foi sequenciado o primeiro genoma de uma bactéria fitopatogênica Xylella fastiosa, a cana de açúcar, o genoma bovino entre outros. Então, em 2005 ingressei no curso de Mestrado na Unesp na área de genética de microrganosmos e, em 2007, iniciei o doutorado no mesmo programa, porém com uma abordagem na genética de plantas. Nesse período, participei de vários Congressos com interação internacional e publiquei meus trabalhos em revistas internacionais de grande impacto na comunidade científica. Atualmente, faço pós-doutorado no Cento de Citricultura e já oriento alunos de iniciação científica, inclusive alunos de Ciências Biológicas na FHO. Hoje, conduzo minhas pesquisas e sei que minha parte teórica da graduação e os excelentes professores que fizeram parte da minha formação me deram a base para que eu conquistasse meu espaço no universo da pesquisa!"

Carolina Munari Rodrigues / Biologia / Pós-doutorado no Centro de Citricultura Sylvio Moreira/IAC/Pesquisas nas áreas de biologia molecular, genômica e transcriptômica

"Concluí o curso de Farmácia na FHO em 2013, contemplada em receber o título de Honra ao Mérito. Tive a oportunidade de exercer a profissão na indústria farmacêutica nos Deptos. de Controle de Qualidade Físico-Químico, Pré-Formulação, DMF (Drug Master File), Pesquisa e Desenvolvimento e Assuntos Regulatórios, adquirindo muita experiência. No Brasil, trabalhei nas empresas EMS SA e Eurofarma.

Em seguida, resolvi abraçar um novo desafio e exercer a profissão fora do Brasil. Atualmente, moro na Inglaterra e trabalho no Depto. de Assuntos Regulatórios de uma indústria de dispositivos médicos. O profissional desta área é responsável pela assistência, suporte, conclusão, obtenção e manutenção dos registros dos produtos, conforme legislações vigentes, nacionais e internacionais. Além disso, também é de minha responsabilidade garantir a segurança e eficácia dos produtos através de uma criteriosa avaliação técnica e manter a empresa atualizada quanto às mudanças na legislação, de forma a assegurar a conformidade dos itens durante o seu ciclo de vida, entre outras funções. Com foco no FDA (Estados Unidos) e EMEA (Europa), continuo adquirindo experiência na área, fluência na língua inglesa e enfrentando desafios diariamente. O que me traz muita realização, é a certeza que meu trabalho levará cura e bem-estar às pessoas.

A Farmácia foi uma das melhores escolhas que fiz na vida e tenho muito orgulho da minha profissão… a realização é enorme! Não é um curso fácil, precisamos de anos de muito esforço, estudo e dedicação para alcançar nossos objetivos, mas posso garantir que vale muito a pena! E eu só tenho a agradecer a equipe da FHO por ter feito a diferença, com a excelência e qualidade do ensino.

O curso da FHO tem um grande diferencial: não aprendemos apenas a teoria e a prática, mas também a formação ética e social, na interação com outros cursos, nas atividades complementares, estágios e outras disciplinas. A instituição também possui uma ótima infraestrutura e todos os eventos promovidos são de grande valia.

Aos interessados na área farmacêutica, deixo uma dica: busquem conhecimento e informação sobre todas as áreas em que o profissional pode atuar. Analise o seu perfil e conheça o que o setor exige, escolhendo aquele que mais se encaixa a suas habilidades e personalidade. Desejo boa sorte e muito sucesso a todos!".

Marielle Seelig Calderini / Farmácia / Assuntos Regulatórios na SFM Ltd, na Inglaterra / Reino Unido

"Sempre fui envolvido com o esporte. Fiz parte da seleção brasileira de Kung-fu Wushu por 8 anos, participando de diversas competições nacionais e internacionais e isso me fez tomar o caminho da Educação Física como profissão. Escolhi a FHO para isso. Com um corpo docente qualificado, fui me aprofundando e me apaixonando pelas áreas da bioquímica, fisiologia e treinamento. Foi no último ano da graduação, quando o Prof. Dr. Armindo Antônio Alves me deu a oportunidade de fazer algumas atividades em seu laboratório, que decidi seguir a área acadêmica. Hoje, faço mestrado no Programa de Biologia Funcional e Molecular do Instituto de Biologia da UNICAMP, na linha de pesquisa sobre o overtrainig, onde através de um modelo animal buscamos desvendar as alterações proteômicas deste quadro. A FHO sem dúvidas me inspirou a seguir esta trilha e tenho certeza que seus futuros alunos irão se inspirar a seguir seus caminhos."

Pedro Rafael Firmino Dias / Educação Física / Mestrando em Biologia Funcional e Molecular no Instituto de Biologia da UNICAMP

"O curso de Ciências Biológicas da FHO permitiu meu ingresso na área científica. Há poucos anos de me tornar doutora, eu olho para trás e percebo que além de conhecimento, eu adquiri muito amor pela Biologia. E é esse sentimento que move minha luta diária para crescer e permanecer no campo científico".

Letícia Rocha / Biologia /

"Cursar Biologia foi um dos momentos mais importantes da minha vida. Compreender e sentir na terra a interdependência de todos os seres e a importância do biólogo e do ser humano no ecossistema é de grande urgência nestes tempos. A Biologia, para mim, sempre soou como filosofia de vida e, através do Prouni, pude abraçar o curso em uma das Instituições mais renomadas. Foram cinco anos de muito aprendizado, apoiado por um grupo docente competente, que me preparou para o profissional que hoje sou. Neste meio tempo, pude acompanhar alguns trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Centro Universitário e realizar minha iniciação científica no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, onde desenvolvi o meu trabalho de conclusão de curso com uma espécie de ácaro causador da doença da leprose dos citros. Também realizei intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras na Universidade de Aveiro, em Portugal. Foi um ano de grande enriquecimento pessoal e profissional. Além das aulas na Universidade, fui orientado em um projeto de pesquisa com as gaivotas de patas amarelas da Ilha da Berlenga, um trabalho de campo intenso, que me exigiu uma imersão de três meses na ilha. A Biologia me concedeu grandes amigos e uma gama de contatos profissionais, através das inúmeras vivências na iniciação científica, intercâmbio, seminários, congressos e viagens de campo, como os de Intervales e Ilha do Cardoso. Hoje, estou professor e tenho orgulho de dizer que sou filho da FHO!"

Alex Soares / Biologia / Ex-aluno formado em 2015

"A Biologia sempre esteve presente na minha vida. Desde criança, quando me perguntavam: "O que você quer ser quando crescer?", eu respondia: "Quero ser Biólogo!". E assim foi. Ao me formar no ensino médio ingressei na Biologia da FHO. O curso foi de grande importância para a minha formação, profissional e pessoal, já que durante a graduação a Instituição nos oferece uma gama muito grande de disciplinas, viagens, palestras, cursos e vivências. No início não sabia qual área seguir, uma vez que a Biologia nos oferece muitas áreas de atuação. Fiz estágio em diversas áreas, trabalhando com produção de orquídeas in vitro, tartarugas marinhas no Projeto Tamar, educação ambiental, entre outras. Depois de formado trabalhei em uma empresa de Licenciamento Ambiental e, posteriormente, recebi o convite para ser Trainee no Projeto Tamar e para fazer parte do corpo técnico. Hoje, sou biólogo e trabalho no Projeto Tamar, na Base de Ubatuba, integrando a equipe de campo e atuando diretamente na pesquisa e conservação das tartarugas marinhas. Agradeço imensamente aos professores, amigos de turma, família e à FHO pela minha graduação. Se sou o que sou e faço o que faço, é graças à formação que obtive, durante o tempo que estive na faculdade, me tornando apto a realizar esse trabalho que tanto amo".

Andrei Santo Antonio / Biologia / Projeto Tamar / Fundação Pró-Tamar

"Me formei em 2014 e já comecei o mestrado, que deu continuidade aos estudos que iniciei na faculdade. Minha especialidade é na área de Microbiologia, especificamente em fermentação alcoólica. Assim que concluí os estudos, comecei a trabalhar na Usina São João, no Laboratório de Análises Físico-química. Apesar de não estar diretamente relacionado aos meus estudos, consigo contribuir muito com minha experiência e aprendizado, pois estou bem próxima da produção de etanol da usina! Uma coisa que aprendi durante minha passagem pela FHO: participem de tudo o que puderem, pois as experiências adquiridas nos anos de faculdade, os acompanharão para o resto da vida! Aproveitem cada minuto e cada professor, retirem tudo o que puderem de cada um, pois isso os transformará em melhores profissionais! Biologia, a melhor profissão de todas!"

Anna Livia / Biologia /

"Trabalho com programas de exercícios físicos voltados para o desenvolvimento da saúde e performance, como Personal Trainer, e em um instituto que desenvolve e organiza eventos para profissionais de Educação Física e Fisioterapia em toda América Latina: o Pilates Institute South America. Além disso, faço parte do programa de Mestrado em Ciências do Desporto da Universidade-Trás-os-Montes e Alto D'ouro – UTAD, em Portugal com especialização em Avaliação e Prescrição de Atividades Físicas, e do grupo de estudos em treino de força (UTAD). Sou muito grato e reconheço a importância da FHO na minha formação profissional, principalmente pela estrutura que nos foi oferecida durante o curso e pelo comprometimento e a qualidade dos meus professores com a minha formação profissional e pessoal."

Renan Carlos Teixeira / Educação Física / Pilates Institute South America e mestrando na Universidade-Trás-os-Montes e Alto D'ouro - UTAD, em Portugal

"Além de ser uma pessoa realizada por chegar onde estou, sou muito grata aos profissionais que me acompanharam durante toda a minha graduação. Eles nos ensinaram as matérias e também nos prepararam para a vida no mercado de trabalho, sempre nos orientando e encorajando a enfrentar novos desafios e nos apoiando em decisões importantes profissionais. Cada um deles faz parte não só da minha história, mas também das minhas conquistas."

Leticia Bertolassi / Farmácia / Analista de Desenvolvimento Analítico - Análises de Estabilidade da Medley Indústria Farmacêutica

"Fui aluna da primeira turma do curso de Psicologia da FHO. Cheguei a estagiar voluntariamente e após minha formação optei por uma carreira em consultório. Com o passar do tempo, comecei a trabalhar também na área social com jovens e pais e a presidir capacitações profissionais com professores e reuniões junto a equipes técnicas. Após este período trabalhei em um serviço de acolhimento em Araras, atividade que me proporcionou um olhar ainda mais perspicaz e mais cuidadoso com a criança e adolescente em medida protetiva, além do trabalho com a família. Também atuei como coordenadora das Medidas Sócio Educativas e em uma ONG Internacional, um trabalho diferenciado dentro das orientações técnicas dos Serviços de Acolhimento. E depois fui para a APAE de Limeira, onde trabalho no Centro de Atendimento Terapêutico, uma das cinco esquipes que existem dentro desta instituição e fiz Especialização em Sexualidade Humana na UNICAMP. Sou realizada profissionalmente, pois a faculdade me proporcionou oportunidades de trabalhar em várias áreas e de conhecer algumas facetas da Psicologia, um campo tão vasto! Já se foram mais de 12 anos de um trabalho lindo e muito gratificante para mim e tenho que agradecer a muitos professores que fizeram a diferença em minha vida nesse curso!"

Amanda Borges / Psicologia / Centro de Atendimento Terapêutico da APAE de Limeira (SP)

"Em 2011 me formei em Licenciatura e Bacharelado em Biologia pela FHO e, hoje, vejo a importância do curso no decorrer de toda minha trajetória acadêmica, profissional e pessoal. Ingressei aos 17 anos na faculdade, totalmente imatura, insegura e cheia de dúvidas. A minha única certeza era aprender e aproveitar ao máximo cada oportunidade. E foi exatamente isso que aconteceu! A Instituição, os professores e funcionários, me abraçaram de uma maneira que, a cada semestre, fui me sentindo mais acolhida, segura e confiante do meu potencial.  Fizeram-me acreditar que os meus sonhos poderiam, sim, se tornar possíveis. Com isso, entre aulas teóricas, aulas práticas nos diversos laboratórios, estágios, visitas e viagens acadêmicas, fui desvendando todas as áreas da biologia e me descobrindo como profissional. Hoje, aos 28 anos e recém doutora em Microbiologia Agropecuária pela UNESP, eu tenho a honra e orgulho de dizer que a FHO continuou fazendo parte de mais essa conquista! Foi nos laboratórios da Instituição, juntamente com o auxílio de alguns professores, que conclui grande parte dos experimentos da minha tese. E o melhor de tudo foi perceber que a escolha que eu fiz, ainda tão jovem e imatura, fez toda a diferença na minha formação. Agora, sou segura em dizer que os meus sonhos estão apenas começando a se realizar".

Luriany Pompeo Ferraz / Biologia / Doutora em Microbiologia Agropecuária pela Unesp

"Terminei minha graduação em 2012, comecei a atuar em clínica como psicoterapeuta e no final de 2013 fui contratado pelo Hospital Santa Filomena Saúde para atuar como psicoterapeuta atendendo diretamente no centro médico. Em 2015, fui contratado pela ONG internacional Aldeias Infantis SOS atuando nos programas de acolhimento institucional de crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social. Atualmente faço Pós-graduação em Psicologia Organizacional, atendo em clínica particular e continuo na Aldeias Infantil SOS Brasil. Agradeço por tudo o que aprendi com cada um dos professores do curso! As minhas melhores lembranças são das conversas com vocês. Quem sabe um dia eu me torno um professor também."

Rafael Masiero Panucci / Psicologia / ONG Aldeias Infantis SOS Brasil

"Em 2013, aos 34 anos, 19 deles como Atendente de Farmácia, com um filho pré-adolescente e a oportunidade de cursar qualquer curso na FHO, escolhi o curso de Farmácia. Confesso que estava um pouco cansada da rotina de trabalho, mas enquanto pensava em qual curso escolher voltei a me encantar com a área e não poderia ter feito melhor escolha. Os últimos cinco anos foram intensos. Não conseguiria sem dedicação e o apoio dos que me cercam. Mas também foram gratificantes. É impressionante como crescemos a cada semestre, a cada disciplina cursada e como uma complementa a outra. A estrutura que temos no Campus é espetacular, além do corpo docente e da coordenação, sempre dispostos a nos ajudarem, mesmo fora da sala de aula. Agradeço a Instituição por me tornar uma pessoa capacitada para exercer tão linda e gratificante profissão. Nunca é tarde para adquirir conhecimentos e enfrentar novos desafios!".

Erika Maria / Farmácia / Farmacêutica Substituta na Bem Te Faz Farmácias Ltda.

"Durante a minha graduação, fiz estágio no grupo farmacêutico francês SANOFI, onde trabalhei como analista por quatro anos. Atualmente, trabalho na área de Sistemas da Qualidade na empresa alemã Boehringer Ingelheim e estou participando de um processo seletivo para jovens líderes na Alemanha pela fundação Alexander von Humboldt. Para mim, o diferencial do curso de Farmácia da FHO consiste no corpo docente, que faz os alunos pensarem fora do contexto habitual, estimulando uma análise crítica dos alunos e nos tornando profissionais mais assertivos na tomada de decisões”.

Bruna Vinco / Farmácia / Boehringer Ingelheim

"Meu primeiro contato com a Estética aconteceu ainda na infância. Vaidosa desde cedo, sempre adorei o mundo dos cosméticos: o cheiro, o toque, as embalagens... Anos depois, estive na FHO durante a Feira de Profissões e visitei o stand do curso de Estética. Gostei muito das instalações da Instituição e da proposta de possuir nível superior em Estética e Cosmetologia, já que grande parte dos profissionais existentes no mercado não conta com uma formação tão completa. Optei por ingressar no curso e durante a minha formação me interessei especialmente por Bioquímica, Química e Cosmetologia, o que despertou meu interesse pele área acadêmica e me motivou a procurar uma iniciação científica na universidade. No meu trabalho de conclusão de curso, tive a oportunidade de entrar no mundo da ciência e de conhecer a rotina de um laboratório. Então percebi que a Estética poderia me oferecer mais do que a atuação em clínicas e que a pesquisa também era uma opção. Depois de formada, trabalhei por um período em uma clínica dermatológica, atuando principalmente em procedimentos faciais. No entanto, minha realização veio mais tarde, ao ingressar no Mestrado em Biologia Molecular da UNIFESP. Neste período, foquei meus estudos na ciência básica, estudando principalmente aspectos físico-químicos de membranas biológicas. E como meu interesse na área Cosmética permaneceu, atualmente curso Doutorado em Medicina Translacional na UNIFESP, com ênfase na área farmacêutica. Minha linha de pesquisa concentra-se no desenvolvimento de sistemas de liberação para ativos cosméticos."

Amanda Caritá / Estética / Doutoranda em Medicina Translacional pela UNIFESP

"Em fevereiro de 2006 iniciei minha jornada na FHO com bolsa de estudos de 100% e me formei em 2009 como cirurgiã-dentista. Após finalizar a graduação, fui aprovada no processo seletivo do mestrado na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e, em 2012, iniciei o Doutorado. Em 2015, tive a oportunidade de ingressar como pesquisadora visitante na University of Southern California (Los Angeles – Estados Unidos) onde desenvolvi projetos de pesquisa laboratorial. Em seguida, retornei ao Brasil, finalizei o doutorado e o curso de Especialização em Saúde Coletiva. Hoje, atuo como docente no Programa de Pós-graduação em Ortodontia da FHO e agradeço a todos os professores, funcionários e a coordenadora do curso, que sempre estiveram prontos para ajudar e fizeram a diferença em minha vida acadêmica, pessoal e profissional."

Bruna Raquel Zancopé / Odontologia / Prof. Dra. no Programa de Pós-graduação em Ortodontia FHO|Uniararas

"Iniciei minha graduação em Ciências Contábeis em 2014, na 1ª turma do Núcleo Comum de Negócios. Considero a FHO uma instituição renomada, com ótima infraestrutura, professores altamente qualificados, além de ser reconhecida pelo mercado de trabalho. Ao longo do curso, conheci professores que me despertaram o interesse em na área acadêmica. Fiz estágio na Wise Advisors, credenciada à XP investimentos, onde pude colocar em prática o conhecimento adquirido na graduação, e que hoje está me proporcionando a oportunidade de me tornar sócio do escritório, atuando como assessor financeiro. Para consolidar meus conhecimentos na área, atualmente estou cursando minha 2ª graduação na FHO, em Ciências Econômicas. Além disso, conquistei uma oportunidade na área acadêmica trabalhando como professor tutor EAD do curso de Ciências Contábeis no Centro Universitário de Araras Edmundo Ulson - UNAR. A cada passo que dou em minha carreira, sinto-me realizado graças à Deus e à FHO, pois tenho a certeza de que fiz a escolha certa".

Josenias Oliveira dos Santos Junior / Contabilidade / Assessor financeiro na Wise Adivisors credenciado a XP Investimentos e Prof. Tutor EAD do Centro Universitário de Araras Edmundo Ulson - UNAR

"Fiz parte da primeira turma de Psicologia da FHO e a formação nesse curso foi fundamental para a minha carreira. A parte teórica e prática que recebi me deram a base para o início da minha jornada profissional. Os cursos de aprimoramento em clínica e especialização na área realizados foram facilitados pelos conhecimentos recebidos na graduação, assim como as orientações e supervisões que tive com os professores do curso."

Elen Rodrigues Amaral / Psicologia / Psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos

"Em 2011 me formei em Licenciatura e Bacharelado em Biologia pela FHO e, hoje, vejo a importância do curso no decorrer de toda minha trajetória acadêmica, profissional e pessoal. Ingressei aos 17 anos na faculdade, totalmente imatura, insegura e cheia de dúvidas. A minha única certeza era aprender e aproveitar ao máximo cada oportunidade. E foi exatamente isso que aconteceu! A Instituição, os professores e funcionários, me abraçaram de uma maneira que, a cada semestre, fui me sentindo mais acolhida, segura e confiante do meu potencial.  Fizeram-me acreditar que os meus sonhos poderiam, sim, se tornar possíveis. Com isso, entre aulas teóricas, aulas práticas nos diversos laboratórios, estágios, visitas e viagens acadêmicas, fui desvendando todas as áreas da biologia e me descobrindo como profissional. Hoje, aos 28 anos e recém doutora em Microbiologia Agropecuária pela UNESP, eu tenho a honra e orgulho de dizer que a FHO continuou fazendo parte de mais essa conquista! Foi nos laboratórios da Instituição, juntamente com o auxílio de alguns professores, que conclui grande parte dos experimentos da minha tese. E o melhor de tudo foi perceber que a escolha que eu fiz, ainda tão jovem e imatura, fez toda a diferença na minha formação. Agora, sou segura em dizer que os meus sonhos estão apenas começando a se realizar".

Luriany Pompeo Ferraz / Biologia / Doutora em Microbiologia Agropecuária pela Unesp

"Optei pelo curso de Administração da FHO pela amplitude de conhecimento em várias áreas que poderia atuar no meu futuro profissional. No penúltimo ano do curso, consegui um estágio na área de Recursos Humanos na DPA Nestlé, onde atuo há 8 anos. Durante toda minha carreira profissional na empresa, pude colocar em prática o conhecimento adquirido durante minha formação acadêmica. Tive ótimos professores, que foram essenciais para que isso acontecesse. Em 2016, retornei à Instituição para cursar uma Pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. O curso foi excelente, muito prático e superou totalmente minhas expectativas. Hoje, sou realizada na minha carreira profissional, apaixonada pelo que faço e não tenho dúvidas de que minha graduação e pós-graduação foram minhas bases".

Karine Spatti Braga / Administração / Analista de RH na DPA Nestlé

“Tenho muito orgulho da faculdade que fiz e que serviu como importante alicerce do meu constante aprendizado. Os professores do curso são dedicados e capacitados e a Instituição oferece ótima infraestrutura e uma equipe focada na aprendizagem e carreira do aluno. Isso foi muito importante não só para a minha formação teórica, mas também moral e ética, devido à preocupação em formar profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho.”

Miriam Baptistella Mazon / Psicologia / Usina São João

"Iniciei minha graduação no ano 2000, no curso de Ciências Biológicas, e a FHO teve um papel fundamental na minha carreira profissional, pois abriu novos horizontes em minha vida. O corpo docente do curso é altamente capacitado e, além da excelente infraestrutura, proporciona um ótimo aprendizado. Tenho boas lembranças do período da graduação pois, além dos conhecimentos agregados pela Instituição, convivi com grandes amigos e excelentes professores, os quais sempre me inspiraram a seguir a pesquisa e a executar as tarefas com muito amor, respeito e ética. Muito obrigada FHO, por fazer parte da minha história. Tenho muito orgulho da minha profissão!".

Sílvia de Oliveira Dorta / Biologia / PhD do Centro de Citricultura Sylvio Moreira / IAC- Cordeirópolis / SP

"A formação inicial obtida no curso foi fundamental para minha prática - como profissional e cidadã -, pois auxiliou em reflexões, abriu oportunidades de trabalho e forneceu subsídios teóricos e práticos para entender e atuar na Educação de forma consciente e intencional".

Beatriz Macedo Zero / Pedagogia / Professora na FHO - EaD

"Durante a graduação, tivemos oportunidade de trabalhar na área da educação. Diante disso, a cada novo aprendizado, já conseguia relacionar o aprendizado com as minhas vivências. Hoje, atuando na área como professora, uma experiência completamente diferente das que já vivenciei, consigo observar o quanto o curso me amadureceu, não apenas profissionalmente, mas também como pessoa. Posso dizer, com toda certeza, que o curso e os(as) professores(as) que fizeram parte desse período, contribuíram positivamente para minha prática profissional, me ensinando a exercer a profissão com sabedoria, olhar crítico e muito amor por cada educando que pelas minhas mãos passar".

Larissa de Santana Amaral / Pedagogia / Professora da Educação Infantil

"Iniciei minha graduação em Farmácia em 2010, com uma bebê de 1 ano e 2 meses. Achei que seria difícil por ter uma filha pequena, mas a faculdade sempre me ajudou e tive todo o apoio necessário. Desde o primeiro ano me apaixonei pela toxicologia. Auxiliei em um curso em testes rápidos para policiais já no primeiro ano, e sempre que podia estava envolvida nessa área. Me formei em 2013 e logo iniciei minha Pós-graduação em Toxicologia, também pela Instituição. Hoje atuo na área criminal e ocupacional. Sou Perita Judicial Toxicologista, e sócia- proprietária de duas empresas: a PharmaBio Consultoria e Assessoria Farmacêutica e Toxicológica e a Sólida Medicina e Saúde Ocupacional. Na Pharmabio, sou responsável pela parte de assuntos regulatórios, vigilância sanitária e toxicologia. Na Sólida, atuo como toxicologista responsável e realizo exames como eletroencefalograma, eletrocardiograma, espirometria, assessoro empresas, realizo avaliação de risco e acompanhamento toxicológico. Para administrar as empresas estou fazendo MBA Executivo em Gestão Empresarial, o qual concluo em 2017. Sou apaixonada pelo que eu faço e muito agradecida pelo que a FHO me proporcionou. Muito obrigada a todos os professores, aos funcionários e ao coordenador do curso, que sempre esteve pronto para ajudar no que fosse preciso!".

Natália Bortolucci / Farmácia / Perita Judicial Toxicologista e sócia- proprietária da PharmaBio Consultoria e Assessoria Farmacêutica e Toxicológica e da Sólida Medicina e Saúde Ocupacional

"Graças ao curso de Engenharia de Computação da FHO tive condições de compreender todo o espectro tecnológico contido no setor aeronáutico e competir em pé de igualdade com engenheiros do mais alto nível em um ambiente inovador e desafiador como a Embraer. Agradeço a universidade e aos docentes, que pela qualidade de ensino e dedicação, me tornaram o profissional que sou hoje".

Felipe Sommer / Engenharia de Computação / Engenheiro na Embraer

"A graduação na FHO me possibilitou experimentar diferentes áreas de atuação através dos estágios básicos e específicos e hoje me sinto capacitada para trabalhar em diversos serviços. Optei pela área clínica e também realizo trabalhos no âmbito social, com grupos de adolescentes e famílias no CRAS - Centro de Referência da Assistência Social da minha cidade. O curso me proporcionou uma base sólida de conhecimentos teóricos, práticos e, principalmente, fomentou em mim um olhar crítico e humanizado, essencial para um profissional de psicologia, em qualquer área que escolha atuar. Os professores são o grande diferencial do curso e, junto aos alunos, constroem novos olhares e saberes para a Psicologia. Somos agentes de mudança e a graduação nos faz perceber o quanto podemos contribuir para uma sociedade mais humana!"

Leticia Betini / Psicologia / Psicóloga Clínica

"Iniciei meus estudos na FHO em 2015 no curso de Ciências Econômicas. No final do primeiro ano recebi uma proposta de estágio no Departamento Jurídico da Usina São João e com o apoio de professores e coordenação resolvi embarcar nessa nova etapa. Escolhi a Instituição por ter reconhecimento do MEC e por ser uma das melhores instituições de ensino da região. Ela acolhe de braços abertos cada aluno, de qualquer curso. O curso de Economia permite que tenhamos uma visão mais crítica sobre o mundo e a sociedade em que vivemos. Podemos aprender o que realmente acontece na economia de um modo geral para sermos no futuro um profissional de qualidade, pois temos toda a base necessária, com mestres e doutores de competência, para nos ensinar o que devemos aprender. Com muita determinação, esforço, força de vontade e total apoio acadêmico terei os resultados que desejo alcançar e sei que no final da graduação serei uma profissional com orgulho de ter estudado na FHO. Agradeço a todos que estão fazen"o parte desta etapa da minha vida, permitindo que essa história seja contada de maneira memorável."

Mariana Luz de Lucena / Economia / Estagiária do Departamento Jurídico da Usina São João

"Ter estudado na FHO e fazer parte da primeira turma de Ciências Contábeis permitiram que eu tivesse grandes aprendizados, que contribuíram muito para o meu desenvolvimento profissional. Ao longo do curso tivemos contato com as diversas áreas em que podemos atuar e optei pela área de Controladoria. Grande parte do conteúdo aprendido no curso agregou muito para que eu pudesse assumir novas posições na empresa como Coordenador Financeiro e Gerente Financeiro, até assumir o cargo de Diretor Executivo. Outro ponto extremamente importante, foi a excelente base adquirida no curso, que contribuiu para a continuação da minha formação, com um MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e uma Especialização em Gestão Estratégica em outras instituições. Agradeço à FHO, da qual tenho muito orgulho, e à todo corpo docente por fazer parte da minha trajetória pessoal e profissional."

Gustavo Dalfré / Contabilidade / Diretor Executivo na Licav Metal Conformation

"O curso de Ciências Biológicas e a FHO foram a base para eu alcançar meus objetivos como bióloga. O curso é completo e composto por professores excelentes, que me proporcionaram todo suporte necessário para aquisição de conhecimento nas diversas áreas da Biologia. Durante minha graduação, tive a oportunidade de realizar iniciação científica com bolsa PIBIC/CNPq, o que foi essencial para me direcionar para a área e ingressar na pós-graduação. Tenho muito orgulho em ter feito parte do curso de Ciências Biológicas da FHO".

Flávia Marcorin de Oliveira / Biologia / Doutoranda em Ciências Médicas (Genética Médica) - FCM pela Unicamp

"A FHO me preparou para o mercado de trabalho, para atuar nas diversas áreas da enfermagem, além de mostrar a importância de se manter atualizado e prestar um cuidado humanizado ao paciente, o colocando sempre em primeiro lugar. Hoje ocupo o cargo de Enfermeira Chefe de uma Clínica em Luanda, Angola e coordeno a equipe de enfermagem, o controle de materiais e equipamentos da clínica, o controle do setor de vacinas, a triagem, a sala de observação e demais procedimentos, pertinentes a minha profissão."

Graziela Pereira Conceição / Enfermagem / Enfermeira Chefe em Luanda, Angola

"Quando iniciei a faculdade, em 2012, nunca havia pensado que seria Bióloga. Comecei fazendo Engenharia Química, pois sou Técnica em Química e havia acabado de ser contratada por uma empresa alimentícia. Após três semanas de aula, eu me sentia perdida, infeliz e não estava gostando do que aprendia. Percebi que não estava no curso certo. Um dia, por curiosidade, fui com minha amiga Juliene para a FHO e assisti com ela a uma aula do curso de Ciências Biológicas. Foi simplesmente instantâneo: era isso que eu queria! Porém as aulas já tinham começado e eu não queria esperar mais um ano. Por muita sorte, a FHO havia divulgado duas bolsas de 50% para vagas remanescentes no curso, e não pensei duas vezes. Saí da outra faculdade, fiz a prova e passei. Estes quatro anos na FHO só me provaram que escolhi o melhor para mim. É muito bom quando algo em nossa vida se encaixa completamente em quem somos e cada conhecimento novo que eu adquiria no curso me fazia uma pessoa mais feliz e mais confiante de que estava no caminho certo. É claro, que como qualquer decisão, existem momentos difíceis, disciplinas mais complicadas e trabalhar em grupo que nem sempre são fáceis. Cometi muitos erros e acertos, porém meus professores nunca me deixaram desistir. Afinal, faculdade é um aprendizado constante.Me sinto honrada de ter concluído este curso extraordinário na FHO! Os conhecimentos que adquiri me fizeram ver o mundo com outros olhos, a dar mais importância a todo ser vivo, a descobrir que o mundo é mais mágico do que imaginamos e que todo trabalho, pode sim ser realizado, só depende de nossa dedicação. Após o término do curso fui promovida na empresa em que trabalho e hoje faço parte do controle de qualidade, tendo a microbiologia sempre presente em minhas rotinas. Também auxilio meus pais, que são agricultores. A Biologia me ajudou a cuidar melhor do solo e a entender o desenvolvimento e as necessidades das plantas".

Michele Sardinha / Biologia /

"A FHO contribuiu de várias formas para o meu avanço profissional, com destaque para o corpo docente, que sempre enfatizou as possibilidades que poderíamos ter na área acadêmica. A minha certeza para esta área surgiu depois de alguns incentivos, afirmações e contribuições dos professores do curso. Hoje, faço Mestrado na UNICAMP na área de Educação Física e Sociedade, linha de pesquisa História do Futebol Feminino. A FHO também me proporcionou participar do Projeto Rondon, quando pude conviver com outra realidade e, principalmente, com outros professores da Instituição, o que só me faz salientar o quanto o corpo docente da faculdade faz a diferença na nossa carreira."

Bruna Rafaela Esporta Fernandes / Educação Física / Mestranda em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP

"Os projetos que desenvolvíamos foram muito importantes, pois hoje eu vivo buscando-os em meus arquivos para coloca-los em prática com meus alunos. Os estágios que o curso me possibilitou fazer também foram fundamentais para a minha prática atualmente. Trabalho com meninas que se formaram em outros anos e trocamos muitas experiências que vivemos no curso em diferentes momentos. A teoria foi de suma importância, porém, são coisas que eu pesquiso diariamente uma vez que preciso sempre buscar estratégias para diferentes alunos, conteúdos, atividades e etc. Valorizo muito nossas dinâmicas e aulas práticas, pois elas são fundamentais na atuação em sala de aula".

Letícia Maria Martoni / Pedagogia / Professora da Educação Infantil no ensino privado

"O curso de Ciências Biológicas da FHO permitiu meu ingresso na área científica. Há poucos anos de me tornar doutora, eu olho para trás e percebo que além de conhecimento, eu adquiri muito amor pela Biologia. E é esse sentimento que move minha luta diária para crescer e permanecer no campo científico".

Letícia Rocha / Biologia /

"Iniciei o estágio na Medley em janeiro de 2013 e continuei cursando a graduação em Farmácia na FHO. Isso me possibilitou, primeiramente, conhecer uma ampla área onde podemos atuar. Pude aplicar os conhecimentos do curso em uma rotina de laboratório de Controle de Qualidade Físico-Químico, agregar experiência e desenvolver habilidades. O curso de Farmácia abre oportunidades para ingressar na carreira vivenciando a verdadeira rotina de trabalho por meio do estágio, que é o passo mais importante para nos conhecermos como profissionais e decidirmos em qual área atuar. Além disso, todo o conteúdo necessário para meu crescimento na empresa pude obter nas aulas de graduação da FHO. Atualmente, sou Analista de Controle de Qualidade Físico-Químico da Medley e hoje vejo a grande importância que o curso me trouxe para alcançar esta vaga. Agradeço ao corpo docente pelo total apoio e aprendizado."

Maíra Guimarães / Farmácia / Farmacêutica Analista do Controle de Qualidade Físico-Químico da Medley Indústria Farmacêutica

"O curso contribuiu em vários sentidos, principalmente a enxergar as pessoas e a sociedade de outro modo. Tivemos a oportunidade de trabalhar e entender crianças e adultos, o que contribuiu muito para a minha formação".

Elisângela Cristina Moraes / Pedagogia /

"Em 2006, quando optei pelo curso de Educação Física imaginava que seria muito feliz na minha profissão. Sempre tive vontade de ser professor, porém a FHO me fez saltar mais alto e alcançar metas que até então eram sonhos. Logo quando entrei na faculdade, me deparei com um ambiente familiar e muito acolhedor. Todos os docentes e funcionários me cumprimentavam e me tratavam muito bem, apesar do pouco convívio. Durante a graduação, tive a oportunidade de fazer diversas práticas e modalidades esportivas que até então desconhecia. A qualidade dos professores e a estrutura do curso são fantásticas, e proporcionam ao aluno total vivência e aprendizado. Assim, conclui o curso com uma base muito forte para começar a trabalhar na área.

Após este período optei por continuar como aluno da Instituição, me especializando em Atividades Motoras para Grupos Especiais. Esse curso somou muito ao meu aprendizado, melhorou meu conhecimento e me deixou mais preparado. Em seguida, fui aprovado para trabalhar como supervisor de estágio do curso de Educação Física – o que me deixou extremamente honrado, pois percebi a valorização que a FHO dá aos seus alunos. Em 2014, fui aprovado no processo seletivo para o Programa de Mestrado em Ciências Biomédicas da Instituição, um curso muito interessante e com novas perspectivas, principalmente por ser multidisciplinar. Com a conclusão de mais esta etapa, tive a oportunidade de concorrer a uma vaga para docente da Instituição e hoje, sou professor nos cursos de graduação e especialização da FHO. Agradeço muito a coordenação e aos professores pela dedicação e oportunidade."

Leonardo Breda / Educação Física / Professor da FHO|Uniararas